Criação das Máscaras no Arquivo DANFE PDF |
Passo 1: No menu, selecione a opção Tool e vá até Advanced Editing> Forms, selecione a opção Text Fild Tool, como mostra a figura abaixo:
Passo 2: A forma da seta do mouse deverá mudar, possibilitando a criação de um campo. Para criar este campo, basta clicar com o mouse onde o campo inicia e arrastar até onde termina, em seguida será exibida uma tela com as configurações dos campos. Digite o nome do campo na guia General, em seguida clique em Close, se necessário pode-se alterar outras configurações.
Ao iniciar a criação das máscaras, é necessário identificar quais informações fazem parte do arquivo XML enviado para SEFAZ. É possível utilizar qualquer software para identificar as Tags que compõem o XML. Neste exemplo, utiliza-se o Altova XMLSPY 2006:
Na imagem abaixo é exibido o arquivo nfe_v2.00.xsd, disponibilizado pelo governo no site http://www.nfe.fazenda.gov.br/PORTAL/schemas.aspx, este arquivo compõe todos os Pacotes de Liberação (PL), ele determina todas as regras para criação do XML de envio à SEFAZ, a formação e ordem das Tags e também a forma correta do preenchimento.
Será utilizada a mesma nomenclatura de Tags apresentada neste arquivo. Para efetuar a impressão, deverá ser colocado o nome da máscara no arquivo PDF com o mesmo nome das Tags do arquivo XML. Também será necessário colocar no nome da máscara as Tags antecessoras que possuem a informação a ser impressa.
Exemplo: Existe um espaço no arquivo PDF destinado à natureza de operação da nota. Verificou-se que esta informação já faz parte do XML. Ao abrir o arquivo XSD de notas encontra-se a Tag natOp, conforme imagem abaixo:
Ao encontrar a Tag, precisa-se preencher o nome do campo no arquivo PDF como NATOP, sempre em letras maiúsculas. Conforme mencionado anteriormente, é necessário colocar também as Tags que antecedem àquela que possui a informação que será impressa, neste caso devemos colocar no nome a Tag Ide, o nome da máscara no arquivo PDF ficará IDE_NATOP conforme imagem abaixo:
Exemplo: IDE, EMIT, AVULSA, DEST, RETIRADA, ENTREGA, DET, TOTAL, etc.
Verificar-se-á como se deve adicionar o nome do campo Logradouro no endereço do emitente da nota fiscal, onde encontra-se o campo no XSD dos arquivos XML conforme imagem abaixo:
Ao encontrar a Tag precisa-se preencher o nome do campo no arquivo PDF como XLGR, sempre em letras maiúsculas. Também serão colocadas as Tags que antecedem a xLgr, que são Enderemit e Emit, o nome da máscara no arquivo PDF ficará EMIT_ENDEREMIT_XLGR conforme imagem abaixo:
Será exposto mais um exemplo de como criar máscaras no arquivo PDF. Neste momento, será criado o campo para a informação Descrição do produto, verifica-se que no arquivo XSD encontra-se a Tag xProd que contém a informação que precisa-se imprimir, conforme imagem abaixo:
Se preenchido o nome do campo no arquivo PDF como XPROD (letras maiúsculas) e adicionadas as Tags antecessoras à xProd, que são det e prod, o nome da máscara no arquivo PDF ficará DET_PROD_XPROD, conforme imagem abaixo:
Este campo irá se repetir no momento da impressão, pois para cada produto que compõe a nota deverá ser utilizado um campo mapeado no PDF, neste caso poderá ser utilizada a funcionalidade disponibilizada pelo Adobe Professional, para criar múltiplas cópias. Para acionar essa funcionalidade clique com o botão direito após criar o campo e selecione a opção múltiplas cópias, conforme imagem abaixo:
Após selecionar essa opção uma nova janela será aberta para que seja possível criar as múltiplas cópias do campo, também será exibido um exemplo de como ficará a formação dos campos, conforme imagem abaixo:
Preencha todo espaço disponibilizado para os itens, após clicar em OK os novos campos serão criados e será adicionado automaticamente ao nome dos campos um sufixo .0, .1, é importante anotar esta quantidade destes campos.
Existem algumas máscaras que são controladas pelo e-Connector e que precisam ser criadas no arquivo PDF, são elas:
IDE_REFNFECB: utilizada para impressão do código de barras. Nesta máscara, também é necessário alterar fonte para IDautomation Uni M, conforme imagem abaixo:
IDE_REFNFEMASK: utilizada para impressão da chave de acesso da nota conforme o código de barras.
IDE_CURRENTPAGE: utilizada para impressão da página que a folha do DANFE representa.
IDE_TOTALPAGES: utilizada para imprimir o total de páginas que compõem o DANFE.
Observação: no momento da impressão, as duas Tags formarão o texto 1/2, ou seja, página atual 1 de um total de 2.
IDE_LITTPEMIS: utilizada para imprimir a mensagem de contingência quando o tipo de emissão for diferente de normal, o padrão de mensagem será DANFE impresso em contingência - "Tipo de contingência" - Motivo: Falha de comunicação em 28/3/2016 às 16:55:20.
IDE_CTGCB: Campo que deverá receber o código de barras quando a impressão ocorrer em contingência. Da mesma forma que o campo IDE_REFNFECB este campo deverá utilizar a fonte IDautomation Uni M.
IDE_CTGCB_MASK: Campo que deverá receber a chave de contingência.
DET_PROD_LINE: utilizado para separação das linhas de produtos no DANFE. Este campo pode ser criado entre cada linha dos produtos e será preenchido com uma linha tracejada conforme a necessidade.
DESC_CAMPO1: Este campo será utilizado para atender a norma técnica 2009.003, onde é necessário colocar a mensagem Consulta de autenticidade no portal nacional da NF-e
DESC_CAMPO2: este campo será variável, podendo conter as seguintes mensagens DADOS DA NF-E, Protocolo de Autorização de Uso. Este campo deverá ser mapeado no campo destinado aos números de protocolo, normalmente logo abaixo dos códigos de barras, conforme imagem abaixo.
IDE_NPROT: Este campo será utilizado para impressão do protocolo de autorização de uso da NF-e juntamente com data e hora da autorização, este campo deve estar sobreposto ao campo IDE_CTGCB_MASK.
Os passos acima devem ser efetuados para todas as máscaras que fazem parte do XML da nota.
|