Existem várias informações que não possibilitam a criação de uma máscara usando o XML da nota, pois não existe Tag no XML que comporte a informação. Estes casos são chamados de dados adicionais.
Estes dados não serão enviados para SEFAZ, eles serão separados do arquivo XML. Assim que forem autorizadas estas informações serão novamente incorporadas ao arquivo a ser enviado para impressão. Este recurso é necessário devido aos casos em que a informação que precisa ser impressa faz parte do negócio, como por exemplo, o caso das distribuidoras de combustíveis que precisam imprimir duas informações no DANFE, a taxa de evaporação do combustível e temperatura do tanque. A taxa de evaporação é muito importante para o posto que estiver recebendo o combustível e a temperatura do tanque é muito importante para quem está transportando. Essas duas informações não contém Tag específica no XML das notas.
Para utilizar este, é necessário identificar quais informações estão no arquivo PDF e não contém Tag específica no arquivo XML. Após efetuar esta avaliação, será necessário junto aos desenvolvedores do ERP, que seja providenciado a escrita dos dados adicionais no arquivo XML ou TXT que será disponibilizado para a nossa solução.
Ao utilizar arquivo no formato TXT deverá ser criado o código 10200, conforme exemplo abaixo:
10000; 10200;taxaevap;3% 10200;tempe;15C |
Onde:
10000 – Indica para o e-Connector o início dos dados adicionais;
10200 – Código que será utilizado para todos os dados adicionais impressos. Sendo necessário repetir a cada informação que se deseja imprimir.
Posteriormente ao código 10200, deverá ser escrito pelo ERP o nome do campo que ele está repassando para o e-Connector, no exemplo acima são taxaevap e tempe. Com este padrão definido, poderão ser criados os campos no PDF.
Ao utilizar arquivo no formato XML deverá ser criada a Tag dadosAdic, conforme exemplo abaixo:
<dadosAdic> <taxaevap>3%</taxaevap> <tempe>15C</tempe> </dadosAdic> |
Onde:
dadosAdic: é a Tag principal que contém todas as informações de dados adicionais;
taxaevap e tempe: são os campos que desejam ser impressos, podem ser criadas quantas Tags forem necessárias para impressão.
Criando a máscara no arquivo PDF para os dois casos acima, deve-se utilizar o nome do campo ou a Tag que contém a informação, sempre colocando para a taxa de evaporação taxaevap. Também deve-se colocar a escrita DADOSADIC. Não é necessário colocar o nome taxaevap em letras maiúsculas, mas esta funcionalidade é Case Sensitive, portanto deve-se colocar o nome respeitando maiúsculas e minúsculas.
Existem algumas informações adicionais que devem acompanhar as linhas de cada produto, neste caso será necessário colocar no arquivo TXT ou XML um identificador informando para qual item esta informação adicional faz parte. |
10200;tempe.0;15C 10200;tempe.1;15C 10200;tempe.2;15C |
Onde:
tempe.0: será a informação correspondente ao primeiro item da nota;
tempe.1: será a informação correspondente ao segundo item da nota;
tempe.2: será a informação correspondente ao terceiro item da nota e assim sucessivamente.
Quando mapeados dados adicionais utilizando a marcação sequencial de .0, .1, a solução e-Forms entende que estes campos estão ligados aos itens da nota, desta forma para cada produto que compõe a nota deverá existir um dado adicional com a numeração correspondente. Exemplo: se a nota possui 5 produtos deverá existir 5 dados adicionais (de 0 a 4). Caso o ERP informe um número de dados adicionais inferior aos itens da nota, não haverá problema, porém caso seja informado um valor superior, somente serão impressos os dados adicionais até o correspondente aos produtos. Exemplo: na nota foi informado 3 produtos, e temos 5 dados adicionais (de 0 a 4), neste caso serão impressos apenas 3 dados adicionais (de 0 a 2). |