Fragmentação dos índices

Anterior
Próximo
Feedback
Imprimir

Fragmentação dos índices

Para verificar a fragmentação dos índices utilizar o script em anexo. O script pode ser executado em produção porém requer permissões especiais. Os valores dos índices listados precisam ser analisados para determinar se o índice precisa ser reconstruído.

 

Há dois bons indicadores que ajudam a determinar se o índice precisa ser reconstruído:

 

A altura do índice: caso tenha valor maior que 4, deve-se reconstruir o índice - ver a coluna (Blevel).

As linhas de folhas excluídas devem ser inferior a 20% - ver a coluna (Deleted Entries).

Se os valores apresentados se enquadrarem nas regras acima descritas, então isso indica que o índice precisa ser reconstruído, isto pode ser realizado pelo comando ALTER INDEX REBUILD | REBUILD ONLINE.

 

 

Não é recomendado, executar este comando durante o horário de produção. Pois durante a criação, o índice utiliza a tabela como fonte de dados e para executar essa atividade, o SGBD Oracle precisa colocar um “LOCK” na tabela envolvida. O índice também não estará disponível durante a criação.

 

Para a maioria dos índices, o valor da altura será baixo, ou seja, 1 ou 2. Um índice com altura superior a 4 pode indicar a necessidade de reconstrução, pois esse valor indica uma estrutura de árvore que está inclinada. A inclinação de uma árvore pode levar o banco de dados a bloquear linhas desnecessariamente enquanto lê informações do índice.

O script anexo exibe os dados dos índices que precisam de atenção. Os valores dos índices listados precisam ser analisados para determinar se o índice precisa ser reconstruído.