Validando um arquivo

Anterior
Próximo
Feedback
Imprimir

Validando um arquivo

a. Após a configuração dos parâmetros, deve-se carregar o arquivo que será validado. Para isso, deve-se clicar no botão “Carregar”, como mostra a figura abaixo:

 

clip1837

 

b. Será exibida a tela abaixo:

 

clip1838_zoom60

 

c. Selecione o arquivo através do botão “Escolher arquivo” e clique em “Carregar”. Em seguida, o documento será carregado na tela, conforme mostra a próxima imagem:

 

clip1839

 

d. Após carregar o arquivo, deve-se clicar no botão “Validar”, para que o validador varra o arquivo em busca de erros.

 

clip1840_zoom80

 

e. Se o arquivo não possuir erros, será exibida a mensagem “Validação realizada com sucesso!”. Caso contrário, será exibida uma tela, listando todos os erros encontrados no arquivo. Como mostra o exemplo abaixo:

 

A janela que mostra os erros que o arquivo possui, mostra o número da Linha, o número do registro (Id), o grupo e a Tag (campo) no arquivo XML e uma descrição do erro, indicando como o campo deveria estar preenchido. Junto com a descrição de como o campo deve ser preenchido, consta a informação de como está preenchido o arquivo no momento. No quadro acima, por exemplo, na linha 31, que contém o registro 6100, tem o grupo dup que pertence ao grupo “vDup”. Na descrição, há a explicação do erro, indicando as regras que devem ser respeitadas para o correto preenchimento deste campo.

 

f. O arquivo poderá ser editado e após a validação correta pode ser salvo através do botão “Salvar”.

 

clip1842

 

g. Uma vez válido um arquivo TXT, é possível visualizar o XML que será gerado quando este for convertido. Para isso, deve-se clicar no botão “Ver XML”.

h. Na tela visualização do arquivo XML também será possível validar o XML gerado, através do botão “Validar Schema”, conforme mostra a imagem abaixo:

 

clip1843_zoom80

 

Vale ressaltar que esta prática não é obrigatória no processo de validação, serve apenas para visualização do formato do documento quando enviado para a SEFAZ. Além disso, esse recurso só está disponível para arquivos TXT no formato completo.

 

i. Caso seja necessário limpar as configurações e cancelar o documento atual, clique no botão “CANCELAR”.

 

clip1844

 

 

A validação de arquivos feita pelo Validador Web é uma validação apenas da formação do arquivo. Isso significa que há possibilidade de um documento que foi validado na ferramenta, seja rejeitado na SEFAZ, pois pode haver dados incorretos no mesmo (um CNPJ inválido, por exemplo). Nesses casos, o contribuinte deve verificar os dados que estão sendo informados e corrigi-los, se necessário.