Ajuste de Inutilizações

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Ajuste de Inutilizações

A ferramenta de ajuste de inutilizações foi criada para facilitar a correção de documentos e garantir a integridade dos dados, na ocorrência de falhas de comunicação com Webservices de inutilização de alguns estados, onde a solicitação para inutilizar o documento foi devidamente homologada pela SEFAZ, porém não houve um retorno válido para a solução e-Forms.

Antes de iniciar o procedimento, verifique se atende aos requisitos abaixo:

 

Pré-Requisitos

Não há.

 

Passo a passo

 

1.Acesse o menu Iniciar> Programas> NDDigital> e-Forms> e-Connector> e-Connector Settings.

2.No menu principal do e-Connector Settings, clique em clip1221. A imagem abaixo será exibida:

 

clip1222_zoom80

 

3.A ferramenta tem duas opções de inserção de inutilização, selecione a opção desejada: Inserção manual ou A partir de um arquivo;

4.Selecione o tipo de documento, optando entre NF-e ou CT-e;

5. Inserção manual: Esta opção deve ser utilizada para a geração pontual de inutilizações, pequenas quantidades.

 

Todas as informações são obrigatórias, conforme os campos a seguir:

Data de emissão: Selecione a data desejada no formato DD/MM/AAAA;

CNPJ do emitente: Digite o CNPJ contendo 14 posições numéricas;

Série: Digite a série contendo 3 posições numéricas;

Numeração de: Digite a numeração de 1 a 9 posições numéricas inicial e final;

Estado: Selecione o Estado para o qual as notas são emitidas;

Data e hora do recebimento: Selecione a Data e hora do recebimento do pedido de inutilização pela SEFAZ;

Protocolo de autorização: Digite o número do protocolo de homologação da inutilização, contendo 15 posições numéricas.

 

6. A partir de um arquivo: Esta opção deve ser usada para grandes quantidades de números inutilizados. Quando marcada esta opção, ficarão habilitados e terão o preenchimento obrigatório dos campos a seguir:

CNPJ do emitente: Digite o CNPJ contendo 14 posições numéricas;

Estado: Selecione o Estado para o qual as notas são emitidas;

Campo “Selecione o arquivo que contém o registro de inutilizações”: Selecione o arquivo desejado;

Botão “Validar arquivo”: Valida o arquivo selecionado.

 

As demais informações deverão constar no arquivo importado. Este arquivo deverá ser gerado manualmente de acordo com os seguintes passos:

Portal NF-e:

 

a.Acessar o portal nacional: http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/Default.aspx, utilizando o browser Internet Explorer

b.Acessar o menu Consultas > Consultar Inutilização

 

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c.Entrar com as informações de CNPJ e ano que são solicitadas e clicar em continuar.

d.Após isto, será carregado um grid com todas as inutilizações homologadas para o CNPJ e ano em questão. Segue abaixo o grid:

 

clip1224_zoom80

 

e.Deve-se copiar as numerações desejadas e colar em um arquivo do bloco de notas.

 

clip1225_zoom80

 

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f.Após todas as linhas de grid serem copiadas para o bloco de notas, deve-se utilizar a opção Editar> Substituir, onde deve ser substituído um espaçamento simples por “;” (ponto-e-vírgula).

g.Após realizar a substituição o arquivo deve ser salvo com a extensão TXT.

h.Com o arquivo pronto, o mesmo pode ser selecionado e validado. Apenas após a validação do conteúdo o botão Processar será habilitado.

i.A validação será realizada linha a linha, e caso a rotina de validação encontre uma linha inválida, a ferramenta interrompe a validação e exibe uma mensagem informando o número da linha onde encontrou o problema. Após correção, deve-se validar novamente.

 

Portal CT-e:

 

a.Acessar o portal nacional: https://www.cte.fazenda.gov.br

b.Clique no link Consulta de Inutilização de Numeração de CT-e

c.Entrar com as informações de CNPJ e ano que são solicitadas e clicar em continuar

d.Aparecerá um grid com todas as inutilizações homologadas para o CNPJ e ano em questão. Segue abaixo o grid:

 

 

clip1227_zoom80

 

e.Para criar o arquivo de ajuste das inutilizações poderá ser copiado do site diretamente no arquivo TXT, substituindo os espaços em branco por “;” (ponto e vírgula), deixando o arquivo no formato especificado. O arquivo deverá ser validado na interface da ferramenta.

7.Selecione ao menos uma das opções de processamento Inserir status inutilizado (e-Monitor), Inserir estatísticas ou Integrar com ERP;

 

Botão Processar: Processamento do arquivo.