Existem várias informações que possibilitam criar uma máscara usando o XML da nota, pois não existe Tag no XML que comporte a informação. Estes casos são chamados de dados adicionais.
Estes dados adicionais não serão enviados para SEFAZ, serão separados do arquivo XML. Entretanto, logo que o documento (XML) seja autorizado, as informações de dados adicionais serão novamente incorporadas ao mesmo, na qual será enviado para impressão. Este recurso é necessário devido aos casos em que a informação que precisa ser impressa faz parte do negócio, como por exemplo, o caso das transportadoras que precisam imprimir informações adicionais ao DACTE, bem como, mensagens referentes aos avisos (Datas – Promoções), datas festivas, reaviso de cobrança, promoções entre outras. Essas informações não contêm Tag específica no XML das notas.
Para utilizar este, é necessário identificar quais informações estão no arquivo PDF e não contém Tag específica no arquivo XML. Após efetuar esta avaliação, será necessário junto aos desenvolvedores do ERP, que seja providenciado à escrita dos dados adicionais no arquivo XML ou TXT que será disponibilizado para a Solução e-Forms.
Ao utilizar arquivo no formato TXT deverá ser criado o código 50200, conforme exemplo abaixo:
50000; 50200;Mensagem_1; Reaviso de cobrança, vencimento em 25/06/2010 50200;Mensagem_2; Aproveite as Promoções de Natal! |
Onde:
50000 – Indica para o e-Connector o início dos dados adicionais;
50200 – Código que será utilizado para todos os dados adicionais impressos. Sendo necessário repetir a cada informação que se deseja imprimir.
Após o código 50200, deverá ser escrito pelo ERP o nome do campo que ele está repassando para o e-Connector, no exemplo acima, são Mensagem_1 e Mensagem_2. Com este padrão definido poderá ser criado os campos no PDF.
Ao utilizar arquivo no formato XML deverá ser criada a tag dadosAdic, conforme exemplo abaixo:
<dadosAdic> <Mensagem_1>Reaviso de cobrança, vencimento em 25/06/2010</Mensagem_1> <Mensagem_2>Aproveite as Promoções de Natal!</Mensagem_2> </dadosAdic> |
Onde:
dadosAdic: é a Tag principal que contém todas as informações de dados adicionais;
Mensagem_1 e Mensagem_2: são os campos que desejam ser impressos. Podem ser criadas quantas Tags forem necessárias para impressão.
Criando a máscara no arquivo PDF para um dos casos acima, deve-se utilizar o nome do campo ou a Tag que contém a informação, sempre colocando para as Mensagens Mensagem_1. Também deve-se colocar a escrita DADOSADIC. Não é necessário colocar o nome Mensagem_1 em letras maiúsculas, mas esta funcionalidade é Case Sensitive, portanto deve-se colocar o nome respeitando maiúsculas e minúsculas. Conforme imagem abaixo: