A - Dados do MDF-e
|
00000
|
PAI:
-
|
OBR.
1-1
|
Versão do Arquivo e tipo de operação
|
#
|
Campo
|
Descrição
|
Tipo
|
Ob.
|
Tam.
|
Dec.
|
Observação
|
1
|
Versão
|
Versão de Schema MDF-e
|
N
|
S
|
4
|
|
Indicação da versão do Schema de MDF-e (3.00)
|
2
|
tpOperacao
|
Tipo da operação
|
C
|
S
|
5
|
|
Deve ser preenchido com o tipo de operação (ENVIO)
|
Exemplo:
00000; 3.00;ENVIO
|
00001
|
PAI:
-
|
OBR.
1-1
|
Identificador do lote
|
#
|
Campo
|
Descrição
|
Tipo
|
Ob.
|
Tam.
|
Dec.
|
Observação
|
3
|
idLote
|
Número de identificação do ID do lote
|
N
|
S
|
1 - 15
|
|
Número de identificação do ID do lote
|
Exemplo:
00001;000000000000001
|
10000
|
PAI:
-
|
OBR.
1-1
|
Linha que indica o início de um MDF-e. Deverá haver uma linha dessa no início de cada CT-e do lote.
|
Exemplo:
10000;
|
11000
|
PAI:
-
|
OBR.
1-1
|
Versão de Schema e chave do MDF-e
|
#
|
Campo
|
Descrição
|
Tipo
|
Ob.
|
Tam.
|
Dec.
|
Observação
|
4
|
Versão
|
Versão do leiaute
|
N
|
S
|
4
|
|
Indicação da versão do Schema de MDF-e (3.00)
|
5
|
ID
|
Identificador da TAG a ser assinada
|
C
|
S
|
48
|
|
Informar a chave de acesso do MDF-e com 44 dígitos, precedida do literal "MDFe"
|
Exemplo:
11000;3.00;MDFe35050976592484003354570529921288952654987321
|
B - Identificação do MDF-e
|
12000
|
PAI:
11000
|
OBR.
1-1
|
ide - Identificação do conhecimento de frete
|
#
|
Campo
|
Descrição
|
Tipo
|
Ob.
|
Tam.
|
Dec.
|
Observação
|
6
|
cUF
|
Código da UF do emitente do MDF-e
|
N
|
S
|
2
|
|
Utilizar tabela do IBGE de Código de Unidades da Federação
|
7
|
tpAmb
|
Tipo do Ambiente
|
N
|
S
|
1
|
|
1 - Produção
2 - Homologação
|
8
|
tpEmit
|
Tipo do Emitente
|
N
|
S
|
1
|
|
1 - Prestador de serviço de transporte
2 - Transporte de Carga Própria (OBS: Deve ser preenchido com 2 por Emitentes de NF-e e pelas Transportadoras quando estiverem fazendo transporte de carga própria);
3 - Prestador de serviço de transporte que emitirá CT-e Globalizado.
|
9
|
tpTransp
|
Tipo do Transportador
|
N
|
N
|
1
|
|
1 - ETC
2 - TAC
3 - CTC
|
10
|
Mod
|
Modelo do Manifesto Eletrônico
|
N
|
S
|
2
|
|
Utilizar o código 58 para identificação do MDF-e
|
11
|
Serie
|
Série do Manifesto
|
N
|
S
|
1 - 3
|
|
Informar a série do documento fiscal (informar zero se inexistente).
|
12
|
nMDF
|
Número do Manifesto
|
N
|
S
|
1 - 9
|
|
Número que identifica o Manifesto. 1 a 999999999.
|
13
|
cMDF
|
Código numérico que compõe a Chave de Acesso
|
N
|
S
|
8
|
|
Código aleatório gerado pelo emitente, com o objetivo de evitar acessos indevidos ao documento.
|
14
|
cDV
|
Dígito verificador da chave de acesso do Manifesto
|
N
|
S
|
1
|
|
Informar o dígito de controle da chave de acesso do MDF-e, que deve ser calculado com a aplicação do algoritmo módulo 11 (base 2,9) da chave de acesso.
|
15
|
Modal
|
Modalidade de transporte
|
N
|
S
|
1
|
|
1 - Rodoviário;
2 - Aéreo;
3 - Aquaviário;
4 - Ferroviário;
|
16
|
dhEmi
|
Data e hora de emissão do Manifesto
|
C
|
S
|
25
|
|
Formato AAAA-MM-DDTHH:MM:SS TZD - (UTC - Universal Coordinated Time, onde TZD pode ser -02:00 (Fernando de Noronha), -03:00 (Brasília), -04:00 (Amazonas) ou -05:00 (Acre), no horário de verão serão -01:00, -02:00 e -03:00. Ex.: 2010-08-19T13:00:15-03:00.
|
17
|
tpEmis
|
Forma de emissão do Manifesto (Normal ou Contingência)
|
N
|
S
|
1
|
|
1 - Normal;
2 - Contingência;
|
18
|
procEmi
|
Identificação do processo de emissão do Manifesto
|
N
|
S
|
1
|
|
0 - Emissão de MDF-e com aplicativo do contribuinte;
3 - Emissão MDF-e pelo contribuinte com aplicativo fornecido pelo Fisco.
|
19
|
verProc
|
Versão do processo de emissão
|
C
|
S
|
1 - 20
|
|
Informar a versão do aplicativo emissor de MDF-e. Formato: “NDDigital MDFe X.X.X”, onde: X.X.X se refere a versão. Ex: “NDDigital MDFe 4.3.0”
|
20
|
UFIni
|
Sigla da UF do Carregamento
|
C
|
S
|
2
|
|
Utilizar a Tabela do IBGE de código de unidades da federação. Informar 'EX' para operações com o exterior.
|
21
|
UFFim
|
Sigla da UF de Descarregamento
|
C
|
S
|
2
|
|
Utilizar a Tabela do IBGE de código de unidades da federação. Informar 'EX' para operações com o exterior.
|
22
|
dhIniViagem
|
Data e hora previstas de início
da Viagem
|
C
|
N
|
25
|
|
Formato AAAA-MM-DDTHH:MM:SS TZD - (UTC - Universal Coordinated Time, onde TZD pode ser -02:00 (Fernando de Noronha), -03:00 (Brasília), -04:00 (Amazonas) ou -05:00 (Acre), no horário de verão serão -01:00, -02:00 e -03:00. Ex.: 2010-08-19T13:00:15-03:00.
|
23
|
indCanalVerde
|
Indicador da participação do canal verde
|
C
|
N
|
1
|
|
Preencher com valor 1 em caso de participante e não informar a tag em caso contrário.
|
24
|
indCarregaPosterior
|
Indicador de MDF-e com inclusão de Carga posterior a emissão por evento de inclusão de DF-e
|
C
|
N
|
1
|
|
Preencher com 1, para indicar as coletas realizadas ao longo do percurso;
O separador, exemplo ";" para este caso é facultativo ser informado.
|
Exemplo:
12000;42;1;1;1;58;1;123456123;36985201;0;1;2013-01-01T17:23:00-03:00;1;0;NDDigital MDFe 4.3.0;SC;SC; 2000-02-29T20:00:00-03:00;;
|
12100
|
PAI:
12000
|
OBR.
1-50
|
infMunCarrega - Informações dos Municípios de Carregamento - A linha 12100 é permitido possuir no máximo 50 ocorrências em um mesmo MDF-e
|
#
|
Campo
|
Descrição
|
Tipo
|
Ob.
|
Tam.
|
Dec.
|
Observação
|
25
|
cMunCarrega
|
Código do Município de Carregamento
|
N
|
S
|
7
|
|
|
26
|
xMunCarrega
|
Nome do Município de Carregamento
|
C
|
S
|
2 - 60
|
|
|
Exemplo:
12100;1234567;Lages
|
12200
|
PAI:
12000
|
OPC.
0-25
|
infPercurso - Informações do Percurso do MDF-e - A linha 12200 é permitido possuir no máximo 25 ocorrências em um mesmo MDF-e
|
#
|
Campo
|
Descrição
|
Tipo
|
Ob.
|
Tam.
|
Dec.
|
Observação
|
27
|
UFPer
|
Sigla das Unidades da Federação do percurso do veículo.
|
C
|
S
|
2
|
|
Não é necessário repetir as UF de Início e Fim
|
Exemplo:
12200;SC
|
C - Identificação do Emitente do Manifesto
|
13000
|
PAI:
11000
|
OBR.
1-1
|
emit - Informação do Emitente do Manifesto
|
#
|
Campo
|
Descrição
|
Tipo
|
Ob.
|
Tam.
|
Dec.
|
Observação
|
28
|
CNPJ
|
CNPJ do Emitente
|
N
|
S
|
14
|
|
Informar o CNPJ ou CPF do emitente, É usado apenas um campo para as duas informações, mas apenas uma delas será informada.
|
|
CPF
|
CPF do emitente
|
N
|
S
|
11
|
|
29
|
IE
|
Inscrição Estadual do emitente
|
N
|
S
|
2 - 14
|
|
|
30
|
xNome
|
Razão social ou Nome do emitente
|
C
|
S
|
2 - 60
|
|
|
31
|
xFant
|
Nome fantasia do emitente
|
C
|
N
|
1 - 60
|
|
|
Exemplo:
13000;12345678911234;12;Nome;NomeFant
|
13100
|
PAI:
13000
|
OBR.
1-1
|
enderEmit - Endereço do emitente
|
#
|
Campo
|
Descrição
|
Tipo
|
Ob.
|
Tam.
|
Dec.
|
Observação
|
32
|
xLgr
|
Logradouro
|
C
|
S
|
2 - 60
|
|
|
33
|
nro
|
Número
|
C
|
S
|
1 - 60
|
|
|
34
|
xCpl
|
Complemento
|
C
|
N
|
1 - 60
|
|
|
35
|
xBairro
|
Bairro
|
C
|
S
|
2 - 60
|
|
|
36
|
cMun
|
Código Município
|
N
|
S
|
7
|
|
Utilizar a Tabela do IBGE , informar 9999999 para operações com o exterior.
|
37
|
xMun
|
Nome Município
|
C
|
S
|
2 - 60
|
|
Informar a palavra 'EXTERIOR' para operações com o exterior.
|
38
|
CEP
|
CEP
|
N
|
N
|
8
|
|
Informar zeros não significativos.
|
39
|
UF
|
Sigla da UF
|
C
|
S
|
2
|
|
Informar a sigla 'EX' para operações com o exterior.
|
40
|
fone
|
Telefone
|
N
|
N
|
7 - 12
|
|
|
41
|
email
|
Endereço de E-mail
|
C
|
N
|
1 - 60
|
|
|
Exemplo:
13100;Av. Teste;2859;Bloco E1;Vila Teste;4202909;Lages;88512050;SC;32518000;email@nddigital.com.br
|
D - Informação do Modal MDF-e
|
13900
|
PAI:
11000
|
OBR.
1-1
|
infModal - Informações do modal - As linhas 14000, 15000, 16000 e 17000 constam todas como obrigatórias, mas somente uma delas será usada em um MDF-e. Deve-se escolher a linha conforme o modal do MDF-e, e preencher todas as linhas filhas.
|
#
|
Campo
|
Descrição
|
Tipo
|
Ob.
|
Tam.
|
Dec.
|
Observação
|
42
|
versaoModal
|
Versão do leiaute específico para o Modal.
|
N
|
S
|
4
|
|
|
Exemplo:
13900;3.00
|
D1 - Modal Rodoviário
|
14000
|
PAI:
13900
|
OBR.
1-1
|
rodo - Informações do modal Rodoviário
|
#
|
Campo
|
Descrição
|
Tipo
|
Ob.
|
Tam.
|
Dec.
|
Observação
|
43
|
codAgPorto
|
Código de Agendamento no porto
|
C
|
N
|
0-16
|
|
|
Exemplo:
14000;1234567890123456
|
14100
|
PAI:
14000
|
OPC.
0-1
|
infANTT - Grupo de informações para Agência Reguladora
|
#
|
Campo
|
Descrição
|
Tipo
|
Ob.
|
Tam.
|
Dec.
|
Observação
|
44
|
RNTRC
|
Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Carga
|
N
|
N
|
8
|
|
Registro obrigatório do emitente do MDFe junto à ANTT para exercer a atividade de transportador rodoviário de cargas por conta de terceiros e mediante remuneração.
|
Exemplo:
14100;12345678
|
14110
|
PAI:
14100
|
OPC.
0-N
|
infCIOT - Dados do CIOT
|
#
|
Campo
|
Descrição
|
Tipo
|
Ob.
|
Tam.
|
Dec.
|
Observação
|
45
|
CIOT
|
Código Identificador da Operação de Transporte
|
N
|
S
|
12
|
|
Também conhecido como conta frete.
|
46
|
CPF
|
Número do CPF
|
N
|
S
|
11
|
|
Informar CNPJ ou CPF. Em caso de empresa não estabelecida no Brasil, o CNPJ será informado com zeros. Para completar o tamanho do campo deve informar os zeros não significativos.
|
47
|
CNPJ
|
Número do CNPJ
|
N
|
S
|
14
|
|
Exemplo:
14110;123456789012;12345678901
|
14120
|
PAI:
14100
|
OPC.
0-N
|
ValePed – Informações de vale pedágio
|
Exemplo:
14120;
|
14121
|
PAI:
14120
|
OBR.
1-N
|
disp - Informações dos dispositivos do Vale Pedágio
|
#
|
Campo
|
Descrição
|
Tipo
|
Ob.
|
Tam.
|
Dec.
|
Observação
|
48
|
CNPJForn
|
CNPJ da empresa fornecedora do ValePedágio
|
N
|
S
|
14
|
|
CNPJ da Empresa Fornecedora do Vale-Pedágio, ou seja, empresa que fornece ao Responsável pelo Pagamento do Vale-Pedágio os dispositivos do Vale Pedágio. - Informar os zeros não significativos.
|
49
|
CNPJPg
|
CNPJ do responsável pelo pagamento do Vale-Pedágio
|
N
|
N
|
14
|
|
- Informar CNPJ ou CPF.
- Responsável pelo pagamento do Vale Pedágio. Informar somente quando o responsável não for o emitente do MDFe. - Informar os zeros não significativos.
|
50
|
CPFPg
|
CPF do responsável pelo pagamento do Vale-Pedágio
|
N
|
N
|
11
|
|
51
|
nCompra
|
Número do comprovante de compra
|
N
|
N
|
1-20
|
|
Número de ordem do comprovante de compra do Vale-Pedágio fornecido para cada veículo ou combinação veicular, por viagem.
|
52
|
vValePed
|
Valor do Vale-Pedagio
|
N
|
S
|
13
|
2
|
15 posições, sendo 13 inteiras e 2 decimais. Número de ordem do comprovante de compra do Vale-Pedágio fornecido para cada veículo ou combinação veicular, por viagem.
|
53
|
tpValePed
|
Tipo do Vale Pedágio
|
N
|
N
|
2
|
|
Preencher com:
01 - TAG;
02 - Cupom;
03 – Cartão.
|
Exemplo:
14121;12345678901234;12345678901234;12345678901234567890;1234567890123.45;01
|
14122
|
PAI:
14100
|
OPC.
0-N
|
categCombVeic- Categoria de Combinação Veicular
|
#
|
Campo
|
Descrição
|
Tipo
|
Ob.
|
Tam.
|
Dec.
|
Observação
|
54
|
categCombVeic
|
Categoria de Combinação Veicular
|
N
|
N
|
2
|
|
Preencher com:
02 Veículo Comercial 2 eixos;
04 Veículo Comercial 3 eixos;
06 Veículo Comercial 4 eixos;
07 Veículo Comercial 5 eixos;
08 Veículo Comercial 6 eixos;
10 Veículo Comercial 7 eixos;
11 Veículo Comercial 8 eixos;
12 Veículo Comercial 9 eixos;
13 Veículo Comercial 10 eixos;
14 Veículo Comercial Acima de 10 eixos;
|
Exemplo:
14122;02
|
14130
|
PAI:
14100
|
OPC.
0-N
|
infContratante - Grupo de informações dos contratantes do serviço de transporte
|
#
|
Campo
|
Descrição
|
Tipo
|
Ob.
|
Tam.
|
Dec.
|
Observação
|
55
|
CPF
|
Número do CPF do contratente do serviço
|
N
|
S
|
11
|
|
Informar CNPJ ou CPF ou IdEstrangeiro.
informar os zeros não significativos.
|
55
|
CNPJ
|
Número do CNPJ do contratante do serviço
|
N
|
S
|
14
|
|
56
|
idEstrangeiro
|
Identificador do contratante em caso de contratante estrangeiro.
|
C
|
S
|
2-20
|
|
57
|
xNome
|
Razão social ou Nome do contratante
|
C
|
N
|
2-60
|
|
|
Exemplo:
14130;12345678901234;Nome contratante
|
14140
|
PAI:
14100
|
OPC.
0-N
|
infPag - Grupo de informações de pagamento do frete
|
#
|
Campo
|
Descrição
|
Tipo
|
Ob.
|
Tam.
|
Dec.
|
Observação
|
58
|
xNome
|
Razão social ou Nome do responsável pelo pagamento
|
C
|
N
|
2-60
|
|
|
59
|
CPF
|
Número do CPF do responsável pelo pagamento
|
N
|
S
|
11
|
|
Informar CNPJ ou CPF ou IdEstrangeiro.
informar os zeros não significativos.
|
60
|
CNPJ
|
Número do CNPJ do responsável pelo pagamento
|
N
|
S
|
14
|
|
61
|
idEstrangeiro
|
Identificador do responsável pelo pagamento
|
C
|
S
|
5-22
|
|
62
|
vContrato
|
Valor total do contrato
|
N
|
S
|
13
|
2
|
15 posições, sendo 13 inteiras e 2 decimais.
|
63
|
indPag
|
Indicador da forma de pagamento
|
N
|
S
|
1
|
|
Forma de pagamento: 0-Pagamento à vista, 1-Pagamento à prazo
|
64
|
indAltoDesemp
|
Indicador de operação de transporte de alto desempenho
|
N
|
N
|
0-1
|
|
Operação de transporte com utilização de veículos de frotas dedicadas ou fidelizadas. Preencher com “1” para indicar operação de transporte de alto desempenho, demais casos não informar a tag
|
65
|
vAdiant
|
Valor do Adiantamento
|
N
|
N
|
15
|
|
15 posições, sendo 13 inteiras e 2 decimais.
Utilizar somente no pagamento a prazo
|
Exemplo:
14140;Nome do responsável;12345678901234;1254.50;0;1;1223.22
|
14141
|
PAI:
14140
|
OBG.
1-N
|
Comp – Componentes do pagamento do frete
|
#
|
Campo
|
Descrição
|
Tipo
|
Ob.
|
Tam.
|
Dec.
|
Observação
|
66
|
tpComp
|
Tipo do componente
|
C
|
S
|
2
|
|
Tipo do componente:
01 – Vale pedágio
02 – Impostos, taxas e contribuições
03 – Despesas (bancárias, meios de pagamento, outras)
99 – Outros
|
67
|
vComp
|
Valor do componente
|
N
|
S
|
13
|
2
|
15 posições, sendo 13 inteiras e 2 decimais.
|
68
|
xComp
|
Descrição do componente do tipo Outros
|
C
|
N
|
2-60
|
|
|
Exemplo:
14141;01;12345678901;Componente
|
14142
|
PAI:
14140
|
OPC.
0-N
|
infPrazo – Informações do pagamento à prazo
|
#
|
Campo
|
Descrição
|
Tipo
|
Ob.
|
Tam.
|
Dec.
|
Observação
|
69
|
nParcela
|
Número da parcela
|
N
|
S
|
3
|
|
Informar os zeros não significativos
|
70
|
dVenc
|
Data de vencimento da parcela
|
C
|
S
|
10
|
|
Data no formato AAAA-MM-DD
|
71
|
vParcela
|
Valor da parcela
|
N
|
S
|
13
|
2
|
15 posições, sendo 13 inteiras e 2 decimais.
|
Exemplo:
14142;001;2020-02-21;120.50
|
14143
|
PAI:
14140
|
OBR.
1-1
|
infBanc/codBanco - Informações bancárias - Número do banco – As linhas 14143,14144 e 14145 não devem aparecer simultâneas em um mesmo evento.
|
#
|
Campo
|
Descrição
|
Tipo
|
Ob.
|
Tam.
|
Dec.
|
Observação
|
72
|
codBanco
|
Número do banco
|
C
|
S
|
3-5
|
|
|
73
|
codAgencia
|
Número da agência
|
C
|
S
|
1-10
|
|
|
Exemplo:
14143;123;1
|
14144
|
PAI:
14140
|
OBR.
1-1
|
infBanc/CNPJIPEF - Informações bancárias - Número do CNPJ da Instituição de Pagamento Eletrônico do Frete - As linhas 14143,14144 e 14145 não devem aparecer simultâneas em um mesmo evento.
|
#
|
Campo
|
Descrição
|
Tipo
|
Ob.
|
Tam.
|
Dec.
|
|
74
|
CNPJIPEF
|
Número do CNPJ da instituição financeira de pagamento eletrônico de frete
|
N
|
S
|
14
|
|
|
Exemplo:
14144;88526162000109
|
14145
|
PAI:
14140
|
OBR.
1-1
|
infBanc/PIX - Informações bancárias - Número do CNPJ da Instituição de Pagamento Eletrônico do Frete - As linhas 14143,14144 e 14145 não devem aparecer simultâneas em um mesmo evento.
|
#
|
Campo
|
Descrição
|
Tipo
|
Ob.
|
Tam.
|
Dec.
|
|
75
|
PIX
|
Informar a chave PIX para recebimento do frete
|
C
|
S
|
2-60
|
|
Informar a chave PIX para recebimento do frete. Pode ser email, CPF/ CNPJ (somente números), Telefone com a seguinte formatação (+5599999999999) ou a chave aleatória gerada pela instituição.
|
Exemplo:
14145;88526162000109
|
14200
|
PAI:
14000
|
OBR.
1-1
|
veicTracao - Dados do Veículo com a Tração
|
#
|
Campo
|
Descrição
|
Tipo
|
Ob.
|
Tam.
|
Dec.
|
Observação
|
76
|
cInt
|
Código interno do veículo
|
C
|
N
|
1-10
|
|
|
77
|
Placa
|
Placa do veículo
|
C
|
S
|
7
|
|
A formação da placa do veículo agora segue o padrão MERCOSUL contendo letras e números mistruados. EX.: A23BC45
|
78
|
RENAVAM
|
RENAVAM do veículo
|
C
|
N
|
9 - 11
|
|
|
79
|
tara
|
Tara em KG
|
N
|
S
|
1-6
|
|
|
80
|
capKG
|
Capacidade em KG
|
N
|
N
|
1-6
|
|
|
81
|
capM3
|
Capacidade em M3
|
N
|
N
|
1-3
|
|
|
82
|
tpRod
|
Tipo de Rodado
|
N
|
S
|
2
|
|
Preencher com:
01 - Truck;
02 - Toco;
03 - Cavalo Mecânico;
04 - VAN;
05 - Utilitário;
06 - Outros.
|
83
|
tpCar
|
Tipo de Carroceria
|
N
|
S
|
2
|
|
Preencher com:
00 - Não aplicável;
01 - Aberta;
02 - Fechada/Baú;
03 - Granelera;
04 - Porta Container;
05 - Sider;
|
84
|
UF
|
UF em que veículo está licenciado
|
C
|
N
|
2
|
|
Sigla da UF de licenciamento do veículo.
|
Exemplo:
14200;CODVEICULO;ABC1234;AB123456789;123456;123456;123;01;01;SC
|
14210
|
PAI:
14200
|
OPC.
0-1
|
prop - Proprietários do Veículo. Só preenchido quando o veículo não pertencer à empresa emitente do MDF-e
|
#
|
Campo
|
Descrição
|
Tipo
|
Ob.
|
Tam.
|
Dec.
|
Observação
|
85
|
CPF
|
Número do CPF
|
N
|
S
|
11
|
|
Informar CNPJ ou CPF.
informar os zeros não significativos.
|
86
|
CNPJ
|
Número do CNPJ
|
N
|
S
|
14
|
|
87
|
RNTRC
|
Registro Nacional dos Transportadores Rodoviários de Carga
|
N
|
S
|
8
|
|
Registro obrigatório do proprietário, coproprietário ou arrendatário do veículo junto à ANTT para exercer a atividade de transportador rodoviário de cargas por conta de terceiros e mediante remuneração.
|
88
|
xNome
|
Razão Social ou Nome do proprietário
|
C
|
S
|
1-60
|
|
|
89
|
IE
|
Inscrição Estadual
|
C
|
S
|
2-14
|
|
|
90
|
UF
|
UF
|
C
|
S
|
2
|
|
|
91
|
tpProp
|
Tipo Proprietário ou possuidor
|
N
|
S
|
1
|
|
Preencher com:
0-TAC veicTracaoAgregado;
1-TAC Independente;
2 – Outros.
|
Exemplo:
14210;12345678901;12345678;NOME OU RAZAO SOCIAL;12345678901234;SC;1
|
14220
|
PAI:
14200
|
OBR.
1-10
|
condutor - Informações do(s) Condutor(s) do veículo
|
#
|
Campo
|
Descrição
|
Tipo
|
Ob.
|
Tam.
|
Dec.
|
Observação
|
92
|
xNome
|
Nome do Condutor
|
C
|
S
|
2-60
|
|
|
93
|
CPF
|
CPF do Condutor
|
N
|
S
|
11
|
|
|
Exemplo:
14220;NOME CONDUTOR EXEMPLO;12345678901
|
14300
|
PAI:
14000
|
OPC.
0-3
|
veicReboque - Dados dos reboques
|
#
|
Campo
|
Descrição
|
Tipo
|
Ob.
|
Tam.
|
Dec.
|
Observação
|
94
|
cInt
|
Código interno do veículo
|
C
|
N
|
1-10
|
|
|
95
|
placa
|
Placa do veículo
|
C
|
S
|
7
|
|
|
96
|
RENAVAM
|
RENAVAM do veículo
|
C
|
N
|
9-11
|
|
|
97
|
Tara
|
Tara em KG
|
N
|
S
|
1-4
|
|
|
98
|
capKG
|
Capacidade em KG
|
N
|
S
|
1-6
|
|
|
99
|
capM3
|
Capacidade em M3
|
N
|
N
|
1-3
|
|
|
100
|
tpCar
|
Tipo de Carroceria
|
N
|
S
|
2
|
|
Preencher com:
00 - não aplicável;
01 - Aberta;
02 - Fechada/Baú;
03 - Granelera;
04 - Porta Container;
05 - Sider
|
101
|
UF
|
UF em que veículo está licenciado
|
C
|
S
|
2
|
|
Sigla da UF de licenciamento do veículo.
|
Exemplo:
14300;1234567890;ABC1234;AB123456789;1234;123456;123;01;SC
|
14310
|
PAI:
14300
|
OPC.
0-1
|
prop - Proprietários do Veículo. Só preenchido quando o veículo não pertencer à empresa emitente do MDF-e
|
#
|
Campo
|
Descrição
|
Tipo
|
Ob.
|
Tam.
|
Dec.
|
Observação
|
102
|
CPF
|
Número do CPF
|
N
|
S
|
11
|
|
Informar CNPJ ou CPF.
Informar os zeros não significativos.
|
103
|
CNPJ
|
Número do CNPJ
|
N
|
S
|
14
|
|
104
|
RNTRC
|
Registro Nacional dos Transportadores Rodoviários de Carga
|
N
|
S
|
8
|
|
Registro obrigatório do proprietário, coproprietário ou arrendatário do veículo junto à ANTT para exercer a atividade de transportador rodoviário de cargas por conta de terceiros e mediante remuneração.
|
105
|
xNome
|
Razão Social ou Nome do proprietário
|
C
|
S
|
1-60
|
|
|
106
|
IE
|
Inscrição Estadual
|
C
|
S
|
2-14
|
|
|
107
|
UF
|
UF
|
C
|
S
|
2
|
|
|
108
|
tpProp
|
Tipo Proprietário
|
N
|
S
|
1
|
|
Preencher com:
0-TAC – Agregado;
1-TAC Independente;
ou
2 – Outros.
|
Exemplo:
14310;12345678901;12345678;NOME OU RAZAO SOCIAL EXEMPLO;12345678901234;SC;2
|
14400
|
PAI:
14000
|
OPC.
0-N
|
lacRodo - Lacres
|
#
|
Campo
|
Descrição
|
Tipo
|
Ob.
|
Tam.
|
Dec.
|
Observação
|
109
|
nLacre
|
Número do Lacre
|
C
|
S
|
1-20
|
|
|
Exemplo:
14400;ABC12345678901234567
|
D2 - Modal Aéreo
|
15000
|
PAI:
13900
|
OBR.
1-1
|
aereo - Informações do modal Aéreo
|
#
|
Campo
|
Descrição
|
Tipo
|
Ob.
|
Tam.
|
Dec.
|
Observação
|
110
|
nac
|
Marca da Nacionalidade da aeronave
|
C
|
S
|
1 - 4
|
|
|
111
|
matr
|
Marca da Matrícula da aeronave
|
C
|
S
|
1 - 6
|
|
|
112
|
nVoo
|
Número do Vôo
|
C
|
S
|
5 - 9
|
|
Formato = AB1234, sendo AB a designação da empresa e 1234 o número do voo. Quando não for possível, incluir as marcas de nacionalidade e matrícula sem hífen.
|
113
|
cAerEmb
|
Aeródromo de Embarque
|
C
|
S
|
3 - 4
|
|
O código de três letras IATA do aeroporto de partida deverá ser incluído como primeira anotação. Quando não for possível, utilizar a sigla OACI.
|
114
|
cAerDes
|
Aeródromo de Destino
|
C
|
S
|
3 - 4
|
|
O código de três letras IATA do aeroporto de destino deverá ser incluído como primeira anotação. Quando não for possível, utilizar a sigla OACI.
|
115
|
dVoo
|
Data do Vôo
|
D
|
S
|
10
|
|
Formato AAAA-MM-DD
|
Exemplo:
15000;AB23;AB1549;AB123456;SPO;BUE;2013-01-01
|
D3 - Modal Aquaviário
|
16000
|
PAI:
13900
|
OBR.
1-1
|
aquav - Informações do modal Aquaviário
|
#
|
Campo
|
Descrição
|
Tipo
|
Ob.
|
Tam.
|
Dec.
|
Observação
|
116
|
irin
|
Irin do navio sempre deverá ser informado
|
C
|
S
|
1-10
|
|
|
117
|
tpEmb
|
Código do tipo de embarcação
|
N
|
S
|
2
|
|
|
118
|
cEmbar
|
Código da embarcação
|
C
|
S
|
1 - 10
|
|
|
119
|
xEmbar
|
Nome da Embarcação
|
C
|
S
|
1 - 60
|
|
Preencher com o nome da embarcação.
|
120
|
nViag
|
Número da Viagem
|
N
|
S
|
1 - 10
|
|
|
121
|
cPrtEmb
|
Código do Porto de Embarque
|
C
|
S
|
1 - 5
|
|
|
122
|
cPrtDest
|
Código do Porto de Destino
|
C
|
S
|
1 - 5
|
|
|
123
|
prtTrans
|
Porto de Transbordo
|
C
|
N
|
1-60
|
|
|
124
|
tpNav
|
Tipo de Navegação
|
N
|
N
|
1
|
|
Preencher com:
0 - Interior;
1 - Cabotagem
|
Exemplo:
16000;ABDCDASDAA;12;ASDFGASDTF;NOME EMBARC EXEMPLO;1235467890;AB587;AB123;EXEMPLO PORTO DETRANSBORDO;0
|
16100
|
PAI:
16000
|
OPC.
0-5
|
infTermCarreg - Informações dos terminais de carregamento - A linha 16100 é permitido possuir no máximo 5 ocorrências em um mesmo MDF-e.
|
#
|
Campo
|
Descrição
|
Tipo
|
Ob.
|
Tam.
|
Dec.
|
Observação
|
125
|
cTermCarreg
|
Código do Terminal de Carregamento
|
C
|
S
|
1 - 8
|
|
|
126
|
xTermCarreg
|
Nome do Terminal de Carregamento
|
C
|
S
|
1 - 60
|
|
Preencher com nome do terminal de carregamento.
|
Exemplo:
16100;AB345658;Nome do terminal de Carregamento
|
16200
|
PAI:
16000
|
OPC.
0-5
|
infTermDescarreg - Informações dos terminais de descarregamento - A linha 16200 é permitido possuir no máximo 5 ocorrências em um mesmo MDF-e.
|
#
|
Campo
|
Descrição
|
Tipo
|
Ob.
|
Tam.
|
Dec.
|
Observação
|
127
|
cTermDescarreg
|
Código do Terminal de Descarregamento
|
C
|
S
|
1 - 8
|
|
|
128
|
xTermDescarreg
|
Nome do Terminal de Descarregamento
|
C
|
S
|
1 - 60
|
|
Preencher com nome do terminal de descarregamento.
|
Exemplo:
16200;AB651548;Nome do Terminal de Descarregamento
|
16300
|
PAI:
16000
|
OPC.
0-30
|
infEmbComb - Informações das Embarcações do Comboio - A linha 16300 é permitido possuir no máximo 30 ocorrências em um mesmo MDF-e
|
#
|
Campo
|
Descrição
|
Tipo
|
Ob.
|
Tam.
|
Dec.
|
Observação
|
129
|
cEmbComb
|
Código da embarcação do comboio
|
C
|
S
|
1 - 10
|
|
|
130
|
xBalsa
|
Identificador da Balsa
|
C
|
S
|
1-60
|
|
|
Exemplo:
16300;AB58519542;EXEMPLO IDENTIFICADOR BALSA
|
16400
|
PAI:
16000
|
OPC.
0-N
|
infUnidCargaVazia - Informações das Embarcações do Comboio
|
#
|
Campo
|
Descrição
|
Tipo
|
Ob.
|
Tam.
|
Dec.
|
Observação
|
131
|
idUnidCargaVazia
|
Identificação da unidade de carga vazia
|
C
|
S
|
1 - 20
|
|
Informar a identificação da unidade de carga conforme seu tipo, por exemplo: placa da carreta ou número do container.
|
132
|
tpUnidCargaVazia
|
Tipo da unidade de carga vazia
|
N
|
S
|
1
|
|
Informar o tipo da unidade de carga que está vazia:
1 - Container;
2 - ULD;
3 - Pallet;
4 - Outros;
|
Exemplo:
16400;AB345678901234567890;2
|
16500
|
PAI:
16000
|
OPC.
0-N
|
infUnidTranspVazia - Informações das Embarcações do Comboio
|
#
|
Campo
|
Descrição
|
Tipo
|
Ob.
|
Tam.
|
Dec.
|
Observação
|
133
|
idUnidTranspVazia
|
Identificação das unidades de transporte vazia
|
C
|
S
|
1 - 20
|
|
Identificação das unidades de transporte vazia
|
134
|
tpUnidTranspVazia
|
Tipo da unidade de transporte vazia
|
N
|
S
|
1
|
|
Deve ser preenchido com “1” para Rodoviário Tração do tipo caminhão ou “2” para Rodoviário reboque do tipo carreta
|
Exemplo:
16400;AB345678901234567890;2
|
D4 - Modal Ferroviário
|
17000
|
PAI:
13900
|
OBR.
1-1
|
ferrov - Informações do modal Ferroviário
|
#
|
Campo
|
Descrição
|
Tipo
|
Ob.
|
Tam.
|
Dec.
|
Observação
|
Exemplo:
17000;
|
17100
|
PAI:
17000
|
OBR.
1-1
|
trem - Informações da composição do trem
|
#
|
Campo
|
Descrição
|
Tipo
|
Ob.
|
Tam.
|
Dec.
|
Observação
|
135
|
xPref
|
Prefixo do Trem
|
C
|
S
|
1 - 10
|
|
|
136
|
dhTrem
|
Data e hora de liberação do trem na origem
|
C
|
N
|
25
|
|
Formato AAAA-MM-DDTHH:MM:SS TZD - (UTC - Universal Coordinated Time, onde TZD pode ser -02:00 (Fernando de Noronha), -03:00 (Brasília), -04:00 (Amazonas) ou -05:00 (Acre), no horário de verão serão -01:00, -02:00 e -03:00. Ex.: 2010-08-19T13:00:15-03:00.
|
137
|
xOri
|
Origem do Trem
|
C
|
S
|
1 - 3
|
|
Sigla da estação de origem
|
138
|
xDest
|
Destino do Trem
|
C
|
S
|
1 - 3
|
|
Sigla da estação de destino
|
139
|
qVag
|
Quantidade de vagões carregados
|
N
|
S
|
1 - 3
|
|
|
Exemplo:
17100;AB34567890;2013-01-01T17:23:00-03:00;ABC;DVC;100
|
17200
|
PAI:
17000
|
OBR.
1-N
|
vag - Informações dos Vagões - A linha 17200 pode repetir quantas vezes forem necessárias em um mesmo MDF-e
|
#
|
Campo
|
Descrição
|
Tipo
|
Ob.
|
Tam.
|
Dec.
|
Observação
|
140
|
pesoBC
|
Peso Base de Cálculo de Frete em Toneladas
|
N
|
S
|
3
|
3
|
6 posições, sendo 3 inteiras e 3 decimais.
|
141
|
pesoR
|
Peso Real em Toneladas
|
N
|
S
|
3
|
3
|
6 posições, sendo 3 inteiras e 3 decimais.
|
142
|
tpVag
|
Tipo de Vagão
|
C
|
N
|
3
|
|
|
143
|
serie
|
Série de Identificação do Vagão
|
C
|
S
|
3
|
|
|
144
|
nVag
|
Número de Identificação do Vagão
|
N
|
S
|
1 - 8
|
|
|
145
|
nSeq
|
Sequência do vagão na composição
|
N
|
N
|
1 - 3
|
|
|
146
|
TU
|
Tonelada Útil
|
N
|
S
|
3
|
3
|
Aceita valores com 3 inteiros e 2 decimais (3,2) e 3 inteiros e 3 decimais (3,3) Unidade de peso referente à carga útil (apenas o peso da carga transportada), expressa em toneladas.
|
Exemplo:
17200;123.123;123.123;A12;354;12345678;132;222.222
|
E - informações dos Documentos Fiscais
|
18000
|
PAI:
11000
|
OBR.
1-1
|
infDoc - Informações dos Documentos fiscais vinculados ao manifesto
|
#
|
Campo
|
Descrição
|
Tipo
|
Ob.
|
Tam.
|
Dec.
|
Observação
|
Exemplo:
18000;
|
18100
|
PAI:
18000
|
OBR.
1-10000
|
infMunDescarga - Informações dos Municípios de Descarregamento - A linha 18100 é permitido possuir no máximo 10000 ocorrências em um mesmo MDF-e.
|
#
|
Campo
|
Descrição
|
Tipo
|
Ob.
|
Tam.
|
Dec.
|
Observação
|
147
|
cMunDescarga
|
Código do Município de Descarregamento
|
N
|
S
|
7
|
|
|
148
|
xMunDescarga
|
Nome do Município de Descarregamento
|
C
|
S
|
2 - 60
|
|
|
Exemplo:
18100;4202909;Lages
|
18110
|
PAI:
18100
|
OPC.
0-10000
|
infCTe - Conhecimento de Transporte - A linha 18110 é permitido possuir no máximo 4000 ocorrências em um mesmo MDF-e.
|
#
|
Campo
|
Descrição
|
Tipo
|
Ob.
|
Tam.
|
Dec.
|
Observação
|
149
|
chCTe
|
Conhecimento Eletrônico - Chave de Acesso
|
N
|
S
|
44
|
|
|
150
|
SegCodBarra
|
Número
|
C
|
N
|
36
|
|
Este campo é obrigatório somente quando o CT-e for emitido em contingência do tipo de FS-DA e não deve ser informado para os outros tipos de contingência.
Quando informando deve seguir o seguinte layout:
cUF = Correspondem a 2 caracteres dos 36.
tpEmis = Correspondem a 1 caracteres dos 36.
CNPJ = Correspondem a 14 caracteres dos 36.
vCT = Correspondem a 14 caracteres dos 36.
ICMSp = Correspondem a 1 caracteres dos 36.
ICMSs = Correspondem a 1 caracteres dos 36.
DD = Correspondem a 2 caracteres dos 36.
DV = Correspondem a 1 caracteres dos 36.
|
151
|
indReentrega
|
Indicador de Reentrega
|
N
|
N
|
1
|
|
|
Exemplo:
18110;35050976592484003354570529921288952654987321;123456789012345678901234567890123456;1
|
18111
|
PAI:
18110
|
OPC.
0-N
|
infUnidTransp - Informações das Unidades de Transportes - A linha 18111 pode ocorrer quantas ocorrências forem necessárias em um mesmo MDF-e.
|
#
|
Campo
|
Descrição
|
Tipo
|
Ob.
|
Tam.
|
Dec.
|
Observação
|
152
|
tpUnidTransp
|
Tipo da Unidade de Transporte
|
N
|
S
|
1
|
|
1 - Rodoviário Tração;
2 - Rodoviário Reboque;
3 - Navio;
4 - Balsa;
5 - Aeronave;
6 - Vagão;
7 -Outros
|
153
|
idUnidTransp
|
Identificação da Unidade de Transporte
|
C
|
S
|
1 - 20
|
|
|
154
|
qtdRat
|
Quantidade Rateada (Peso, Volume)
|
N
|
N
|
3
|
2
|
5 posições, sendo 3 inteiras e 2 decimais.
|
Exemplo:
18111;1;AB239874563210789654;123.12
|
18112
|
PAI:
18111
|
OPC.
0-N
|
lacUnidTransp - Lacres das Unidades de Transporte - A linha 18112 pode ocorrer quantas ocorrências forem necessárias em um mesmo MDF-e.
|
#
|
Campo
|
Descrição
|
Tipo
|
Ob.
|
Tam.
|
Dec.
|
Observação
|
155
|
nLacre
|
Número do Lacre
|
C
|
S
|
1 - 20
|
|
|
Exemplo:
18112;AB123456789012345897
|
18113
|
PAI:
18111
|
OPC.
0-N
|
infUnidCarga - Informações das Unidades de Carga - A linha 18113 pode ocorrer quantas ocorrências forem necessárias em um mesmo MDF-e.
|
#
|
Campo
|
Descrição
|
Tipo
|
Ob.
|
Tam.
|
Dec.
|
Observação
|
156
|
tpUnidCarga
|
Tipo da Unidade de Carga
|
N
|
S
|
1
|
|
1 - Container;
2 - ULD;
3 - Pallet;
4 - Outros.
|
157
|
idUnidCarga
|
Identificação da Unidade de Carga
|
C
|
S
|
1 - 20
|
|
|
158
|
qtdRat
|
Quantidade Rateada (Peso, Volume)
|
N
|
N
|
3
|
2
|
5 posições, sendo 3 inteiras e 2 decimais.
|
Exemplo:
18113;1;AB123456789098745612;123.12
|
18114
|
PAI:
18113
|
OPC.
0-N
|
lacUnidCarga - Lacres das Unidades de Carga - A linha 18114 pode ocorrer quantas ocorrências forem necessárias em um mesmo MDF-e.
|
#
|
Campo
|
Descrição
|
Tipo
|
Ob.
|
Tam.
|
Dec.
|
Observação
|
159
|
nLacre
|
Número do Lacre
|
C
|
S
|
1 - 20
|
|
|
Exemplo:
18114;AB123456789012345678
|
18117
|
PAI:
18110
|
OPC.
0-N
|
peri - Preenchido quando for transporte de produtos classificados pela ONU como perigosos. - A linha 18117 pode ocorrer quantas ocorrências forem necessárias em um mesmo MDF-e.
|
#
|
Campo
|
Descrição
|
Tipo
|
Ob.
|
Tam.
|
Dec.
|
Observação
|
160
|
nONU
|
Número ONU/UN
|
C
|
S
|
4
|
|
Ver a legislação de transporte de produtos perigosos aplicadas ao modal
|
161
|
xNomeAE
|
Nome apropriado para embarque do produto
|
C
|
N
|
1-150
|
|
Ver a legislação de transporte de produtos perigosos aplicada ao modo de transporte
|
162
|
xClaRisco
|
Classe ou subclasse/divisão, e risco subsidiário/risco secundário
|
C
|
N
|
1-40
|
|
Ver a legislação de transporte de produtos perigosos aplicadas ao modal
|
163
|
grEmb
|
Grupo de Embalagem
|
C
|
N
|
1-6
|
|
Ver a legislação de transporte de produtos perigosos aplicadas ao modal Preenchimento obrigatório para o modal aéreo. A legislação para o modal rodoviário e ferroviário não atribui grupo de embalagem para todos os produtos, portanto haverá casos de não preenchimento desse campo.
|
164
|
qTotProd
|
Quantidade total por produto
|
C
|
S
|
1-20
|
|
Preencher conforme a legislação de transporte de produtos perigosos aplicada ao modal
|
165
|
qVolTipo
|
Quantidade e Tipo de volumes
|
C
|
N
|
1-60
|
|
Preencher conforme a legislação de transporte de produtos perigosos aplicada ao modal
|
Exemplo:
18117;1234;EXEMPLO NOME EMBARQUE;EXEMPLO CLASSE RISCO;GRUPOE;QUANTDADE PROD 01;QUANTIDADE E TIPOS DE VOLUMES 01
|
18120
|
PAI:
18100
|
OPC.
0-1
|
infEntregaParcial - Grupo de informações da entrega parcial (Corte de voo) -Este grupo é opcional, porém quando informado todos os campos se tornam obrigatórios.
|
#
|
Campo
|
Descrição
|
Tipo
|
Ob.
|
Tam.
|
Dec.
|
Observação
|
166
|
qtdTotal
|
Quantidade total de volumes
|
C
|
S
|
3
|
2 ou 3
|
Quantidade total de volumes
|
167
|
qtdParcial
|
Quantidade de volumes enviados no MDF-e
|
C
|
S
|
3
|
2 ou 3
|
Marca da matrícula da aeronave
|
Exemplo:
18120;100.10;100.256
|
18130
|
PAI:
18100
|
OPC.
0-10000
|
infNFe - Nota Fiscal Eletrônica - A linha 18130 é permitido possuir no máximo 4000 ocorrências em um mesmo MDF-e.
|
#
|
Campo
|
Descrição
|
Tipo
|
Ob.
|
Tam.
|
Dec.
|
Observação
|
168
|
chNFe
|
Nota Fiscal Eletrônica
|
N
|
S
|
44
|
|
|
169
|
SegCodBarra
|
Segundo código de barras
|
C
|
N
|
36
|
|
Este campo é obrigatório somente quando o NF-e for emitido em contingência do tipo de FS-DA e não deve ser informado para os outros tipos de contingência.
Quando informando deve seguir o seguinte layout:
cUF = Correspondem a 2 caracteres dos 36.
tpEmis = Correspondem a 1 caracteres dos 36.
CNPJ = Correspondem a 14 caracteres dos 36.
vCT = Correspondem a 14 caracteres dos 36.
ICMSp = Correspondem a 1 caracteres dos 36.
ICMSs = Correspondem a 1 caracteres dos 36.
DD = Correspondem a 2 caracteres dos 36.
DV = Correspondem a 1 caracteres dos 36.
|
170
|
indReentrega
|
Indicador de Reentrega
|
N
|
N
|
1
|
|
|
Exemplo:
18130;35050976592484003354570529921288952654987321;123456789012345678901234567890123456;1
|
18131
|
PAI:
18130
|
OPC.
0-N
|
infUnidTransp - Informações das Unidades de Transportes - A linha 18131 pode ocorrer quantas ocorrências forem necessárias em um mesmo MDF-e.
|
#
|
Campo
|
Descrição
|
Tipo
|
Ob.
|
Tam.
|
Dec.
|
Observação
|
171
|
tpUnidTransp
|
Conhecimento Eletrônico - Chave de Acesso
|
N
|
S
|
1
|
|
1 - Rodoviário Tração;
2 - Rodoviário Reboque;
3 - Navio;
4 - Balsa;
5 - Aeronave;
6 - Vagão;
7 -Outros
|
172
|
idUnidTransp
|
Número
|
C
|
S
|
1 - 20
|
|
|
173
|
qtdRat
|
Quantidade Rateada (Peso, Volume)
|
N
|
N
|
3
|
2
|
5 posições, sendo 3 inteiras e 2 decimais.
|
Exemplo:
18131;3;123456789;200.12
|
18132
|
PAI:
18131
|
OPC.
0-N
|
lacUnidTransp - Lacres das Unidades de Transporte - A linha 18132 pode ocorrer quantas ocorrências forem necessárias em um mesmo MDF-e.
|
#
|
Campo
|
Descrição
|
Tipo
|
Ob.
|
Tam.
|
Dec.
|
Observação
|
174
|
nLacre
|
Número do Lacre
|
C
|
S
|
1 - 20
|
|
|
Exemplo:
18132;43123456789012345897
|
18133
|
PAI:
18131
|
OPC.
0-N
|
infUnidCarga - Informações das Unidades de Carga - A linha 18133 pode ocorrer quantas ocorrências forem necessárias em um mesmo MDF-e.
|
#
|
Campo
|
Descrição
|
Tipo
|
Ob.
|
Tam.
|
Dec.
|
Observação
|
175
|
tpUnidCarga
|
Tipo da Unidade da Carga
|
N
|
S
|
1
|
|
1 - Container;
2 - ULD;
3 - Pallet;
4 - Outros.
|
176
|
idUnidCarga
|
Identificação da Unidade de Carga
|
C
|
S
|
1 - 20
|
|
|
177
|
qtdRat
|
Quantidade Rateada (Peso, Volume)
|
N
|
N
|
3
|
2
|
5 posições, sendo 3 inteiras e 2 decimais.
|
Exemplo:
18133;1;43123456789098745612;123.12
|
18134
|
PAI:
18133
|
OPC.
0-N
|
lacUnidCarga - Lacres das Unidades de Carga - A linha 18134 pode ocorrer quantas ocorrências forem necessárias em um mesmo MDF-e.
|
#
|
Campo
|
Descrição
|
Tipo
|
Ob.
|
Tam.
|
Dec.
|
Observação
|
178
|
nLacre
|
Número do Lacre
|
C
|
S
|
1 - 20
|
|
|
Exemplo:
18134;46123456789012345678
|
18137
|
PAI:
18130
|
OPC.
0-N
|
peri - Preenchido quando for transporte de produtos classificados pela ONU como perigosos. - A linha 18137 pode ocorrer quantas ocorrências forem necessárias em um mesmo MDF-e.
|
#
|
Campo
|
Descrição
|
Tipo
|
Ob.
|
Tam.
|
Dec.
|
Observação
|
179
|
nONU
|
Número ONU/UN
|
C
|
S
|
4
|
|
Ver a legislação de transporte de produtos perigosos aplicadas ao modal
|
180
|
xNomeAE
|
Nome apropriado para embarque do produto
|
C
|
N
|
1-150
|
|
Ver a legislação de transporte de produtos perigosos aplicada ao modo de transporte
|
181
|
xClaRisco
|
Classe ou subclasse/divisão, e risco subsidiário/risco secundário
|
C
|
N
|
1-40
|
|
Ver a legislação de transporte de produtos perigosos aplicadas ao modal
|
182
|
grEmb
|
Grupo de Embalagem
|
C
|
N
|
1-6
|
|
Ver a legislação de transporte de produtos perigosos aplicadas ao modal Preenchimento obrigatório para o modal aéreo. A legislação para o modal rodoviário e ferroviário não atribui grupo de embalagem para todos os produtos, portanto haverá casos de não preenchimento desse campo.
|
183
|
qTotProd
|
Quantidade total por produto
|
C
|
S
|
1-20
|
|
Preencher conforme a legislação de transporte de produtos perigosos aplicada ao modal
|
184
|
qVolTipo
|
Quantidade e Tipo de volumes
|
C
|
N
|
1-60
|
|
Preencher conforme a legislação de transporte de produtos perigosos aplicada ao modal
|
Exemplo:
18137;1234;NOME EXEMPLO EMBARQUE;CLASSE RISCO EXEMPLO;GRUPOE;QUANT TOT PROD 01;QUANTIDADE TIPO DE VOLUMES 01
|
18150
|
PAI:
18100
|
OPC.
0-10000
|
infMDFeTransp - Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais - A linha 18150 é permitido possuir no máximo 4000 ocorrências em um mesmo MDF-e. Somente para modal Aquaviário (vide regas MOC).
|
#
|
Campo
|
Descrição
|
Tipo
|
Ob.
|
Tam.
|
Dec.
|
Observação
|
185
|
chMDFe
|
Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais
|
N
|
S
|
44
|
|
|
186
|
indReentrega
|
Indicador de Reentrega
|
N
|
N
|
1
|
|
|
Exemplo:
18150;42170560437376000190580010000000011731982668;1
|
18151
|
PAI:
18150
|
OPC.
0-N
|
infUnidTransp - Informações das Unidades de Transportes - A linha 18151 pode ocorrer quantas ocorrências forem necessárias em um mesmo MDF-e.
|
#
|
Campo
|
Descrição
|
Tipo
|
Ob.
|
Tam.
|
Dec.
|
Observação
|
187
|
tpUnidTransp
|
Conhecimento Eletrônico - Chave de Acesso
|
N
|
S
|
1
|
|
1 - Rodoviário Tração;
2 - Rodoviário Reboque;
3 - Navio;
4 - Balsa;
5 - Aeronave;
6 - Vagão;
7 -Outros.
|
188
|
idUnidTransp
|
Número
|
C
|
S
|
1 - 20
|
|
|
189
|
qtdRat
|
Quantidade Rateada (Peso, Volume)
|
N
|
N
|
3
|
2
|
5 posições, sendo 3 inteiras e 2 decimais.
|
Exemplo:
18151;1;87239874563210789654;123.12
|
18152
|
PAI:
18151
|
OPC.
0-N
|
lacUnidTransp - Lacres das Unidades de Transporte - A linha 18152 pode ocorrer quantas ocorrências forem necessárias em um mesmo MDF-e.
|
#
|
Campo
|
Descrição
|
Tipo
|
Ob.
|
Tam.
|
Dec.
|
Observação
|
190
|
nLacre
|
Número do Lacre
|
C
|
S
|
1 - 20
|
|
|
Exemplo:
18152;65123456789012345897
|
18153
|
PAI:
18151
|
OPC.
0-N
|
infUnidCarga - Informações das Unidades de Carga - A linha 18153 pode ocorrer quantas ocorrências forem necessárias em um mesmo MDF-e.
|
#
|
Campo
|
Descrição
|
Tipo
|
Ob.
|
Tam.
|
Dec.
|
Observação
|
191
|
tpUnidCarga
|
Tipo da Unidade da Carga
|
N
|
S
|
1
|
|
1 - Container;
2 - ULD;
3 - Pallet;
4 - Outros.
|
192
|
idUnidCarga
|
Identificação da Unidade de Carga
|
C
|
S
|
1 - 20
|
|
|
193
|
qtdRat
|
Quantidade Rateada (Peso, Volume)
|
N
|
N
|
3
|
2
|
5 posições, sendo 3 inteiras e 2 decimais.
|
Exemplo:
18153;1;90123456789098745612;123.12
|
18154
|
PAI:
18153
|
OPC.
0-N
|
lacUnidCarga - Lacres das Unidades de Carga - A linha 18154 pode ocorrer quantas ocorrências forem necessárias em um mesmo MDF-e.
|
#
|
Campo
|
Descrição
|
Tipo
|
Ob.
|
Tam.
|
Dec.
|
Observação
|
194
|
nLacre
|
Número do Lacre
|
C
|
S
|
1 - 20
|
|
|
Exemplo:
18154;78123456789012345678
|
18157
|
PAI:
18150
|
OPC.
0-N
|
peri - Preenchido quando for transporte de produtos classificados pela ONU como perigosos. - A linha 18157 pode ocorrer quantas ocorrências forem necessárias em um mesmo MDF-e.
|
#
|
Campo
|
Descrição
|
Tipo
|
Ob.
|
Tam.
|
Dec.
|
Observação
|
195
|
nONU
|
Número ONU/UN
|
C
|
S
|
4
|
|
Ver a legislação de transporte de produtos perigosos aplicadas ao modal
|
196
|
xNomeAE
|
Nome apropriado para embarque do produto
|
C
|
N
|
1-150
|
|
Ver a legislação de transporte de produtos perigosos aplicada ao modo de transporte
|
197
|
xClaRisco
|
Classe ou subclasse/divisão, e risco subsidiário/risco secundário
|
C
|
N
|
1-40
|
|
Ver a legislação de transporte de produtos perigosos aplicadas ao modal
|
198
|
grEmb
|
Grupo de Embalagem
|
C
|
N
|
1-6
|
|
Ver a legislação de transporte de produtos perigosos aplicadas ao modal Preenchimento obrigatório para o modal aéreo. A legislação para o modal rodoviário e ferroviário não atribui grupo de embalagem para todos os produtos, portanto haverá casos de não preenchimento desse campo.
|
199
|
qTotProd
|
Quantidade total por produto
|
C
|
S
|
1-20
|
|
Preencher conforme a legislação de transporte de produtos perigosos aplicada ao modal
|
200
|
qVolTipo
|
Quantidade e Tipo de volumes
|
C
|
N
|
1-60
|
|
Preencher conforme a legislação de transporte de produtos perigosos aplicada ao modal
|
Exemplo:
18157;1234;NOME EXEMPLO PRODUTO;CLASSE RISCO PRODUTO;GRUPOE;QUANT TOT PROD 01;QUANTIDADE TIPO DE VOLUMES 01
|
18500
|
PAI:
11000
|
OPC.
0-N
|
seg - Informações de Seguro da Carga
|
#
|
Campo
|
Descrição
|
Tipo
|
Ob.
|
Tam.
|
Dec.
|
Observação
|
201
|
nApol
|
Número da Apólice
|
C
|
N
|
1-20
|
|
|
Exemplo:
18500;1234567890123456790
|
18510
|
PAI:
18500
|
OBR.
1-1
|
infResp - Informações do responsável pelo seguro da carga.
|
#
|
Campo
|
Descrição
|
Tipo
|
Ob.
|
Tam.
|
Dec.
|
Observação
|
202
|
respSeg
|
Responsável pelo seguro
|
N
|
S
|
1
|
|
Preencher com: 1- Emitente do MDF-e; 2 - Responsável pela contratação do serviço de transporte (contratante). Dados obrigatórios apenas no modal Rodoviário, depois da lei 11.442/07. Para os demais modais esta informação é opcional.
|
203
|
CNPJ
|
Número do CNPJ do responsável pelo seguro
|
N
|
S
|
14
|
|
Informar CNPJ ou CPF.
|
204
|
CPF
|
Número do CPF do responsável pelo seguro
|
N
|
S
|
11
|
|
Exemplo:
18510;1;12345678901234
|
18520
|
PAI:
18500
|
OPC.
0-1
|
infSeg - Informações da seguradora
|
#
|
Campo
|
Descrição
|
Tipo
|
Ob.
|
Tam.
|
Dec.
|
Observação
|
205
|
xSeg
|
Nome da Seguradora
|
C
|
S
|
1-30
|
|
|
206
|
CNPJ
|
Número do CNPJ da seguradora
|
N
|
S
|
14
|
|
|
Exemplo:
18520;NOME EXEMPLO SEGURADORA;43210123454678
|
18530
|
PAI:
18500
|
OPC.
0-N
|
nAver - Número da Averbação
|
#
|
Campo
|
Descrição
|
Tipo
|
Ob.
|
Tam.
|
Dec.
|
Observação
|
207
|
nAver
|
Número da Averbação
|
C
|
N
|
1-40
|
|
Informar as averbações do seguro
|
Exemplo:
18530;4505050124305412051
|
18700
|
PAI:
11000
|
OPC.
0-1
|
prodPred – Produto predominante
|
#
|
Campo
|
Descrição
|
Tipo
|
Ob.
|
Tam.
|
Dec.
|
Observação
|
208
|
tpCarga
|
Tipo de carga
|
N
|
S
|
2
|
|
Tipo da Carga.
Conforme Resolução ANTT nº.
5.849/2019.
01-Granel sólido;
02-Granel líquido;
03-Frigorificada;
04-Conteinerizada;
05-Carga Geral;
06-Neogranel;
07-Perigosa (granel sólido);
08-Perigosa (granel líquido);
09-Perigosa (carga frigorificada);
10-Perigosa (conteinerizada);
11-Perigosa (carga geral)
Informar os zeros não significativos
|
209
|
xProd
|
Descrição do produto
|
C
|
S
|
2-120
|
|
|
210
|
cEAN
|
GTIN do produto, antigo código EAN ou código de barras
|
C
|
N
|
12 - 14
|
|
|
211
|
NCM
|
Código NCM
|
C
|
N
|
8
|
|
|
Exemplo:
18700;01;Descrição Produto;;
|
18710
|
PAI:
18700
|
OPC.
0-1
|
infLotacao - Informações da localização de carregamento e descarregamento do MDF-e de carga lotação
|
Exemplo:
18710;
|
18711
|
PAI:
18710
|
OBR.
1-1
|
infLocalCarrega/CEP - CEP onde foi carregado o MDF-e - As linhas 18711 e 18712 não devem aparecer simultâneas em um mesmo documento.
|
#
|
Campo
|
Descrição
|
Tipo
|
Ob.
|
Tam.
|
Dec.
|
Observação
|
212
|
CEP
|
CEP onde foi carregado o MDF-e
|
N
|
S
|
8
|
|
Informar os zeros não significativos. É Obrigatório informar o CEP ou a latitude ou longitude.
|
Exemplo:
18711;12345678
|
18712
|
PAI:
18710
|
OBR.
1-1
|
infLocalCarrega/ latitude e longitude - As linhas 18711 e 18712 não devem aparecer simultâneas em um mesmo documento.
|
#
|
Campo
|
Descrição
|
Tipo
|
Ob.
|
Tam.
|
Dec.
|
Observação
|
213
|
latitude
|
Latitude do ponto geográfico onde foi carregado o MDF-e
|
N
|
S
|
-
|
|
Ex: -42.123456 ou 42.123456
Deve estar no formato de Latitude/Longitude.
|
214
|
longitude
|
Longitude do ponto geográfico onde foi carregado o MDF-e
|
N
|
S
|
10
|
|
Ex: -42.123456 ou 42.123456
Deve estar no formato de Latitude/Longitude.
|
Exemplo:
18712;-27.816481;-50.326778
|
18715
|
PAI:
18710
|
OBR.
1-1
|
infLocalDescarrega/CEP - CEP onde foi descarregado o MDF-e - As linhas 18715 e 18716 não devem aparecer simultâneas em um mesmo documento.
|
#
|
Campo
|
Descrição
|
Tipo
|
Ob.
|
Tam.
|
Dec.
|
Observação
|
215
|
CEP
|
CEP onde foi descarregado o MDF-e
|
N
|
S
|
8
|
|
Informar os zeros não significativos. É Obrigatório informar o CEP ou a latitude ou longitude.
|
Exemplo:
18715;12345678
|
18716
|
PAI:
18710
|
OBR.
1-1
|
infLocalDescarrega/ latitude e longitude - As linhas 18715 e 18716 não devem aparecer simultâneas em um mesmo documento.
|
#
|
Campo
|
Descrição
|
Tipo
|
Ob.
|
Tam.
|
Dec.
|
Observação
|
216
|
latitude
|
Latitude do ponto geográfico onde foi descarregado o MDF-e
|
N
|
S
|
10
|
|
Ex: -42.123456 ou 42.123456
Deve estar no formato de Latitude/Longitude.
|
217
|
longitude
|
Longitude do ponto geográfico onde foi descarregado o MDF-e
|
N
|
S
|
10
|
|
Ex: -42.123456 ou 42.123456
Deve estar no formato de Latitude/Longitude.
|
Exemplo:
18716;-27.816481;-50.326778
|
F - Informações dos Totalizadores da Carga
|
19000
|
PAI:
11000
|
OBR.
1-1
|
tot - Grupos de informações das Notas Fiscais Eletrônicas
|
#
|
Campo
|
Descrição
|
Tipo
|
Ob.
|
Tam.
|
Dec.
|
Observação
|
218
|
qCTe
|
Quantidade total de CT-e relacionados no Manifesto
|
N
|
N
|
1 - 6
|
|
|
219
|
qNFe
|
Quantidade total de NF-e relacionadas no Manifesto
|
N
|
N
|
1 - 6
|
|
|
220
|
qMDFe
|
Quantidade total de MDF-e relacionados no Manifesto Aquaviário
|
N
|
N
|
1-6
|
|
|
221
|
vCarga
|
Valor total da mercadoria/carga transportada
|
N
|
S
|
13
|
2
|
15 posições, sendo 13 inteiras e 2 decimais.
|
222
|
cUnid
|
Código da unidade de medida do Peso Bruto da Carga / Mercadoria Transportada
|
N
|
S
|
2
|
|
01 - KG;
02 – TON.
|
223
|
qCarga
|
Peso Bruto Total da Carga / Mercadoria Transportada
|
N
|
S
|
11
|
4
|
15 posições, sendo 11 inteiras e 4 decimais.
|
Exemplo:
19000;2;1;3;5650123458627.00;01;54878913576.6651
|
G – Informações dos Lacres
|
20000
|
PAI:
11000
|
OPC.
0-N
|
lacres - Lacres do MDF-e - A linha 20000 pode ocorrer quantas ocorrências forem necessárias em um mesmo MDF-e.
|
#
|
Campo
|
Descrição
|
Tipo
|
Ob.
|
Tam.
|
Dec.
|
Observação
|
224
|
nLacre
|
Número do lacre
|
C
|
S
|
1 - 60
|
|
Preenchimento opcional para os modais Rodoviário e Ferroviário
|
Exemplo:
20000;105894726
|
H – Informações das Autorizações para Download
|
20500
|
PAI:
11000
|
OPC.
0-10
|
autXML - Autorizados para download do XML do DF-e - A linha 20500 pode ocorrer no máximo 10 ocorrências em um mesmo MDF-e.
|
#
|
Campo
|
Descrição
|
Tipo
|
Ob.
|
Tam.
|
Dec.
|
Observação
|
225
|
CNPJ
|
CNPJ do autorizador
|
N
|
S
|
14
|
|
Informar CNPJ ou CPF. Em caso de empresa não estabelecida no Brasil, o CNPJ será informado com zeros. Para completar o tamanho do campo deve informar os zeros não significativos.
|
226
|
CPF
|
CPF do autorizador
|
N
|
S
|
11
|
|
Exemplo:
20500;06255692000103
|
I – Informações Adicionais
|
21000
|
PAI:
11000
|
OPC.
0-1
|
infAdic - Informações Adicionais
|
#
|
Campo
|
Descrição
|
Tipo
|
Ob.
|
Tam.
|
Dec.
|
Observação
|
227
|
infAdFisco
|
Informações adicionais de interesse do Fisco
|
C
|
N
|
1 - 2000
|
|
Norma referenciada, informações complementares, etc
|
228
|
infCpl
|
Informações complementares de interesse do Contribuinte
|
C
|
N
|
1 - 5000
|
|
|
Exemplo:
21000;informações adicionais de interesse do fisco;informações complementares de interesse do contribuinte
|
I – Informações do Responsável Técnico
|
26000
|
PAI:
-
|
OPC.
0-1
|
infRespTec - Informações do Responsável Técnico - Esta linha não deve ser informada em arquivos TXT, existe a possibilidade de enviar tais informações através de configuração no e-Connector Settings. A presença dela no manual de formação de arquivos é pelo fato que a mesma pode estar presente em integrações TXT dos documentos de entrada.
|
#
|
Campo
|
Descrição
|
Tipo
|
Ob.
|
Tam.
|
Dec.
|
Observação
|
229
|
CNPJ
|
CNPJ da pessoa jurídica responsável técnica pelo sistema utilizado na emissão do documento fiscal eletrônico
|
C
|
S
|
14
|
-
|
CNPJ da pessoa jurídica responsável técnica pelo sistema utilizado na emissão do documento fiscal eletrônico
|
230
|
xContrato
|
Nome da pessoa a ser contratada
|
C
|
S
|
2 - 60
|
-
|
Nome da pessoa a ser contratada
|
231
|
email
|
E-mail da pessoa jurídica a ser contratada
|
C
|
S
|
6-60
|
-
|
E-mail da pessoa jurídica a ser contratada
|
232
|
fone
|
Telefone da pessoa jurídica a ser contratada
|
C
|
S
|
|
-
|
Telefone da pessoa jurídica a ser contratada
|
233
|
idCRST
|
Identificador do código de segurança do responsável técnico
|
C
|
N
|
|
-
|
Estes campos não são obrigatórios, porém se um deles for informado os dois se tornam obrigatórios no grupo.
|
234
|
hashCSRT
|
Hash do token do código
|
B
|
N
|
28
|
-
|
Exemplo:
26000;06255692000103;Valmir Tortelli;ndd@ndd.com.br;554932518000;538;YWFhYWFhYWFhYWFhYWFhYWFhYWFhYWFhYWFhYQ==
|
Informações suplementares do MDF-e
|
30000
|
PAI:
11000
|
OPC.
0-1
|
infMDFeSupl - Informações suplementares do MDF-e
|
#
|
Campo
|
Descrição
|
Tipo
|
Ob.
|
Tam.
|
Dec.
|
Observação
|
235
|
qrCodMDFe
|
Texto com o QR-Code para consulta do MDF-e
|
C
|
S
|
50 - 1000
|
|
Endereço do site da Portal da SEFAZ autorizadora do MDF-e, seguido do caractere “?” juntamente com os parâmetros para consultar a chave de acesso de MDF-e separados pelo caractere “&”:
chMDFe: chave de acesso do MDF-e (44 caracteres);
tpAmb: Identificação do ambiente (1 – Produção; 2 – Homologação);
E em documentos de contingência também acrescentar:
Assinatura digital no padrão RSA SHA-1 (Base64) do valor do parâmetro chMDFe (chave de acesso com 44 caracteres) a partir do certificado digital que assina o MDF-e, este parâmetro deve ser adicionado aos demais usando um caractere “&” como separador.
|
Exemplo:
30000;http://dfe-portal.svrs.rs.gov.br/mdfe/QRCode?chMDFe=43181207312871000190580010000334041421310776&tpAmb=1
|
|