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Cadastrar Concentrador

Nota:

Antes de iniciar o procedimento, verifique se atende aos requisitos abaixo:

 

Pré-Requisitos

 

Certificado instalado no servidor onde o e-Connector está;

Conexão de entrada;

Conexões de saída (NFC-e, Cold);

Job Cadastrado;

Empresa Cadastrada.

 

Passo a passo

 

a.Acesse o menu Iniciar> Programas> NDDigital> e-Connector Settings.

 

b.No menu principal do e-Connector Settings, clique em clip1630.

 

c.À direita da tela clique em Concentrador. Em seguida clique em clip0358, então a tela abaixo será exibida:

 

cadastrar_concentrador_zoom60

 

Nome: Digite um nome para identificar o Concentrador.

Job: Informe o job para ser vinculado ao concentrador clicando no botão clip1632.

Chave: Insira uma chave para identificar o concentrador, podendo ser letras ou números.

Versão: Responsável por informar a versão do concentrador que consta instalado e vinculado ao job.

Codificação: Escolha uma das Codificações para o concentrador estar utilizando ao processar os documentos eletrônicos

 

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d. Aba Conexões: É redigido informações de como o Concentrador vai receber os arquivos do PDV ou Agent.

 

cadastrar_concentrador1_zoom60

 

Concentrador Ativo: Opção responsável por informar se o concentrador está online ou offline, deixando este CheckBox desabilitado as notas que forem processadas no concentrador, vão ser emitidas com tipo de emissão em contingência.

Validar Agente: Habilitando esta opção será possível somente receber documentos que pertencem à um agente cadastrado no concentrador. Desabilitando, ao chegar no e-forms o documento que não pertence a nenhum agente será cadastrado na aba agentes do concentrador.

Tempo de Busca de Configurações (ms): Tempo responsável (mínimo 180000 ms) para verificar se houve alguma alteração no concentrador para realizar a atualização do arquivo de configuração do concentrador.

Tempo de Busca de Configurações de impressão (ms): Tempo responsável (mínimo 180000 ms) para verificar se houve alguma alteração no concentrador para realizar a atualização do arquivo de configuração de impressão do concentrador.

Tempo de verificação de Contingência (ms): Campo disponível para definir o intervalo de tempo que o concentrador ficará tentando se comunicar com a Sefaz para sair da contingência.

 

IMPORTANTE:

O tempo mínimo configurável é de 10 segundos.

Os documentos estarão sendo emitidos em contingência sem que a sefaz esteja sem comunicação, pois o período em contingência será maior.

 

Tempo entre cada sinalização de atividade (ms): Quando informado valor neste parâmetro deve transportar as informações para o Agente, para que esse intervalo seja utilizado para sinalizar os alertas no dashboard, anteriormente o tempo era fixo, dessa forma fica a critério do usuário a configuração da sinalização de atividade conforme sua necessidade.

 

IMPORTANTE:

•Deverá vir por padrão 1 min (60000);

•Não permitirá valor menor que 1 min (60000);

•Tempo máximo deverá ser de 10 min (600000).

 

Tipo de Diretório: Maneira que o PDV ou Agente vai disponibilizar os arquivos no repositório, por agente, é uma pasta para cada agente, único, uma pasta para todos os agentes cadastrados.

Tipo de Comunicação: Tipo de comunicação que vai ser realizada para o concentrador receber os arquivos do PDV ou Agente (Arquivo/HTTP/Banco de dados).

URL do servidor: Endereço de onde o concentrador está instalado, será habilitado caso informado o tipo de comunicação HTTP/HTTPS.

 

Importante:

Certifique-se de que se possuir dois concentradores no mesmo servidor, deverá ser trocada o link da porta da URL do servidor para não ocorrer conflitos no processamento.

Ex:

Concentrador 1 usará a URL do Servidor : http://172.30.999.99:8080

Concentrador 2 terá então a URL do Servidor: http://172.30.999.99:8081

 

String de Conexão (Recepção): Informações do Banco de Dados, isso é para o caso de tipo de comunicação for via Banco de Dados.

Nome da tabela (Recepção): Informar nome da tabela na qual foi criada no Banco de dados.

Intervalo entre execuções (Recepção): Intervalo entre execuções de recepção em Milissegundos.

String de Conexão (Retorno): Informações do Banco de Dados. Para habilitar este campo é necessário selecionar o tipo de comunicação via Banco de dados.

Nome da tabela(Retorno): Informar nome da tabela na qual foi criada no Banco de dados. Para habilitar este campo é necessário selecionar o tipo de comunicação via Banco de dados.

 

IMPORTANTE:

A Connection String MYSQL para processamento JDBC tem um padrão, este é: jdbc:[enderecoservidor]:[porta]/[nomebanco]?user=[usuario]&password=[senha]

 

Exemplo:  jdbc:mysql://localhost:3306/nfce?user=root&password=vertrigo

 

 

e. Aba Sefaz: Responsável por efetuar a comunicação com a sefaz diretamente do concentrador.

 

IMPORTANTE:

Apenas a opção de processamento Síncrono está Homologada para esta versão do e-Forms NFC-e.

 

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URL de envio: Local onde é informado o Web Service de recepção do NFC-e 3.10.

Tempo máximo de espera (ms): Tempo para controle de espera para envios para a url de envio.

Envio Compactado: Algumas sefaz só rebem arquivos compactados, para este tipo de caso habilitar está opção para que seja possível realizar a autorização dos documentos eletrônicos.

Contingência Online: A Contingência Online foi criada para evitar a instabilidade da SEFAZ, essa funcionalidade permite adicionar códigos de retorno que serão ignorados para que o Concentrador e o Agente possam continuar processando. Para isso deverá haver algumas configurações:

 

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Ativo: Ao marcar essa opção, os campos abaixo referentes à Contingência Online estarão disponíveis para preenchimento. Logo a função estará ativa.

Código(s) de retornos da sefaz (cstat) que ativam a Contingência Online: Neste campo serão adicionados os códigos de retorno que serão tolerados para que tanto o Concentrador quanto o Agente entrem na Contingência Online.

Tempo de permanência em Contingência Online (ms): Este campo servirá para configurar o tempo em que o Concentrador/Agente permanecerá em Contingência Online.

 

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Disparar consulta em caso de falha de comunicação com a SEFAZ: Ao marcar o checkbox as informações abaixo estarão disponíveis para preenchimento. Essas configurações farão com que no processo de envio de uma nota pelo concentrador caso ocorra timeout por parte da sefaz, antes de gerar um can-inu, o sistema deverá consultar a nota afim de validar seu status.

Priorizar Contingência: Ativando essa opção caso retorne falha de comunicação ou timeout durante o processo de envio com a Sefaz, o sistema irá efetuar o processo de contingência e a nota enviada que ficou sem retorno irá disparar uma consulta na sefaz verificando seu status.

URL De consulta: URL de consulta necessária para validar status da nota.

Número de Tentativas de Consulta: Número de tentativas configurada que o sistema deverá tentar realizar a consulta.

Tempo máximo de espera (segundos): Tempo máximo para espera configurada que o sistema usará para realizar a consulta.

 

 

f. Aba e-Forms: Informamos os dados e configurações do Web Services que é o responsável por realizar a comunicação entre concentrador e e-Forms NFCe:

 

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1ª URL de Acesso: Endereço de onde o web service está instalado, informar por nome ou pelo próprio ip do servidor.

2ª URL de Acesso: Endereço de onde o web service está instalado, informar por nome ou pelo próprio ip do servidor.

A segunda url de acesso é uma opção de contingência se caso ocorrer algum problema na comunicação com a primeira.

Tempo de espera entre os chamados de web-services (ms): Tempo de intervalos de cada chamada que o Web Service realiza, tanto para o e-Forms NFCe quanto para o Concentrador.

Tempo de espera para empacotamento dos arquivos (ms): Tempo para realizar os empacotamentos dos arquivos para envio para o e-Forms NFC-e.

Quantidade máxima de documentos por lote: Quantidade de documentos para gerar os pacotes de envio pelo web service.

 

 

g. Aba Layouts: É possível visualizar e remover os arquivos referentes às regras de Schema da solução NFC-e.

 

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IMPORTANTE:

Para mais informações em relação ao cadastro de Layout, clique aqui.

A solução passa não ser mais obrigado a cadastrar um registro de layout, isso para quando é processado notas em XML, caso a utilização de SAT seja habilitada e o processamento seja em XML, só vai ser necessário cadastrar o transformation do SAT.

 

 

h. Aba Proxy: Encontramos as informações para a utilização de proxy no Concentrador.

 

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Usar configuração Proxy somente para comunicar com a SEFAZ: Caso esteja configurado este parâmetro o concentrador deverá utilizar as configurações de proxy apenas para envio para Sefaz.

Usar servidor proxy: Marque a opção Usar servidor Proxy e logo em seguida preencha os campos Endereço e Porta, que são parâmetros obrigatórios.

 

Caso seja necessário autenticar neste servidor, marque a opção Usar autenticação e em seguida preencha os campos Usuário e Senha. Caso este usuário pertença a algum domínio da empresa, preencha o campo Domínio também.

 

 

i. Aba Integração: Podemos configurar para gerar integrações do e-Forms para o Concentrador.

 

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Gerar Integração: Marcando esta opção serão habilitados os campos configuráveis. Deve ser selecionado o tipo de integração Concentrador, pois atualmente essa versão contempla somente concentrador.

Integrar em: É possível escolher onde serão armazenadas as integrações. Podendo ser em um diretório ou então em um banco de dados.

Tipo de diretório: Único ou por agente. Esta opção só estará disponível, quando o armazenamento das integraçções estiver configurado para diretório.

Integrar QRCode na autorização pelo concentrador: Marcando esta opção, o QRCode será integrado no documento.

String de Conexão: Informações do Banco de Dados. Esta opção só estará disponível, quando o armazenamento das integrações estiver configurado para Bando de dados.

Nome da tabela: Informar nome da tabela na qual foi criada no Banco de dados. Esta opção só estará disponível, quando o armazenamento das integrações estiver configurado para Bando de dados.

 

IMPORTANTE:

As opções para cadastro Banco de dados, só estarão disponíveis quando o armazenamento das integrações estiver configurado para banco de dados.

Para mais informações sobre integração via banco de dados no concentrador clique aqui.

Connection Strings:

oMySQL:         jdbc:mysql://[endereco servidor]:[porta]/[nome do banco]?user=[usuario]&password=[senha]

Exemplo:  jdbc:mysql://localhost:3306/nfce?user=root&password=vertrigo

 

Tempo de espera entre solicitações de integração: Tempo configurável em Milissegundos.

Tempo máximo de espera para retorno de chamada ao web service: Tempo configurável em Milissegundos.

Quantidade de documentos retornados por solicitação de integração: Definir a quantidade de documentos que devem ser capturados a cada chamada para geração da integração no concentrador.

 

Observações:

Mesmo depois de habilitada essa opção só passara a funcionar se o usuário estiver fazendo uso de Integração via banco de dados.

 

Integrar CFe retornado pelo SAT: Com essa opção ativada o sistema irá gerar a integração em xml ou txt da CFe processada. Para mais detalhes consultar o Manual de Integração clicando aqui;

Integrar número de tentativas de envio: Para habilitar esse campo basta marcar o campo acima para que o Concentrador receba atualização do config.xml de integração;

Integrar status de alerta do SAT: Ao habilitar a integração do status de alerta de equipamento/contingência SAT, basta ativar essaa opção.

 

 

j. Aba Automatização: O usuário definirá se a Contingência será comandada automaticamente pelo Sistema, ou se o usuário deverá fazer manualmente o processo.

 

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Utilizar Contingência: Com essa opção marcada será possível escolher entre três opções de Contingência:

Automatizar: O processo de Contingência funcionará automaticamente/normalmente gerenciada pelo e-Forms NFCe, e sairá da Contingência através da regra configurada no Job.

A primeira nota a ser enviada após a perca de comunicação com a SEFAZ, terá o retorno 205: Falha de Comunicação com a SEFAZ.

E a segunda nota será processada em Contingência.

 

Sinalizar: Com essa nova maneira, a primeira nota a ser enviada após a perca de comunicação com a SEFAZ, terá o retorno comum 205: Falha de Comunicação com a SEFAZ. As notas seguintes que possuírem tipo de emissão 1 terão o retorno: 218;Tipo de emissao inválido para estado de contingência. Porém se possuírem tipo de emissão 9, serão autorizadas em contingência.

       

Automatizar e gerar número: Com essa opção marcada, a primeira nota enviada que possuíria o retorno Falha de Comunicação com SEFAZ terá agora a mensagem Processamento realizado com sucesso, isso porque o Sistema irá dividir a nota em duas, a primeira nota será gerada um can-inu e a mesma poderá ser visualizada no e-monitor normalmente. A segunda nota será autorizada com sucesso, e essa receberá um número a mais da que foi gerada um can-inu anteriormente. Essa nota também poderá ser visualizada no e-monitor normalmente.

 

IMPORTANTE:

Quando ativar a nova configuração para automatizar e gerar o número deverá ser ativado o parâmetro Gerar Can-inu automaticamente.

 

Gerar cancelamento/inutilização: Com essa opção marcada o Sistema ao entrar em Contingência continuará gerando o Cancelamento/Inutilização automaticamente.

 

IMPORTANTE:

Ambas as opções deverão vir por padrão marcadas.

 

 

k. Aba Conversão

 

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Remoção da Tag de detalhamento específico de Combustível (comb): Fará a remoção automática da tag comb caso o checkbox for marcado e o cadastro Salvo.

Remoção da caracteres especiais e acentuados: Fará a remoção automática dos caracteres especiais e acentuados das notas enviadas.

 

 

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