Cadastrar Loja

1. Pré Requisitos:

 

Não há.

 

 

2. Configuração:

 

 

a.Acesse o menu Iniciar> Programas> NDDigital> e-Connector Settings.

 

b.No menu principal do e-Connector Settings, clique em clip1891.

 

 

clip2071_zoom50

 

c.Clique em clip0188, então a tela abaixo será exibida:

 

loja_zoom75

 

Nome: Nome da Loja a ser cadastrada.

Identificador: Deverá ser o nome que servirá de Identificador da Loja.

Empresa: Campo responsável por informar a empresa que a loja será vinculada. Para selecionar uma empresa, que foi previamente cadastrada, clique em clip0360. Para saber como cadastrar uma nova empresa Clique aqui.

Concentrador: Neste campo, ao clicar em clip0360 deverá conter todos os Concentradores cadastrados no Sistema, o usuário deverá escolher aquele que trabalhará com a loja. Para saber como cadastrar um novo concentrador Clique aqui.

QRCode: Campo responsável por informar um QRCode utilizado pela loja. Para selecionar um novo QRCode, que foi previamente cadastrado, clique em clip0360. Para saber como cadastrar um novo QRCode Clique aqui.

 

 

2.1. Aba Impressão:

 

 

 

IMPORTANTE:

Somente será possível editar esta aba, quando a empresa estiver utilizando impressão. Para saber como habilitar a impressão

 

 

loja-impressao_zoom75

Utilizar configuração da empresa: Selecionando este campo, os demais dados referente a impressão serão importados da empresa informada.

 

NOTA:

Os campos a seguir somente serão editáveis quando a opção Utilizar configuração da empresa não estiver selecionada.

 

Manter espelhos de impressões: Com essa opção selecionada, uma pasta chamada Mirror será criada dentro da pasta printer (essa por sua vez estará dentro da pasta Control ) tanto no Concentrador quanto no Agente, e após ser processado uma nota para ser impressa, será criada dentro da pasta Mirror um arquivo com o nome igual a nomenclatura da nota recém enviada. O conteúdo desse arquivo consiste em informações das notas impressas, a cada nota enviada será inserida as informações dessa nota no arquivo, sequencialmente. Ao passar 15 dias o sistema irá excluir esse arquivo da pasta Mirror.

Imprimir COO: Com essa opção selecionada, será inserido um registro na coluna COO da tabela TBCONTROLNUMBER. O conteúdo desta coluna será sempre o próximo número a ser utilizado pela impressão. Ex: A coluna COO possui o número 1, a próxima nota enviada e impressa virá com o Número de COO 2.

Imprimir via do estabelecimento: Com essa opção selecionada será possível configurar a quantidade de cópias em que será impresso em caso de emissão em contingência off-line. Quando configurado a quantidade de cópias deve ser impresso apenas a via do contribuinte.

Formulário: Será possível selecionar um formulário que foi inserido no cadastro da empresa.

 

clip1840_zoom60

 

Impressora: Será possível selecionar uma impressora que foi previamente cadastrada na seção Impressora no Menu Lateral do Connector Settings.

 

clip1841_zoom60

 

Formulário Sat Envio: Será possível selecionar um formulário SAT de envio que foi inserido no cadastro da empresa.

Formulário Sat de Cancelamento: Será possível selecionar um formulário SAT de cancelamento que foi inserido no cadastro da empresa.

Logotipo: Será possível selecionar um logotipo que foi inserido no cadastro da empresa.

 

clip1842_zoom60

 

 

Número de Cópias: Quantidade de cópias que deverão ser impressas de cada nota processada.

Tempo para captura da impressão: Esse campo deve disponibilizar parâmetro no concentrador para realizar o controle de intervalo de impressão. Possui o valor mínimo de 8000 ms (8 segundos).

 

 

IMPORTANTE:

 

Existe agora dois formatos de impressão NFC-e e SAT compatíveis com a solução e-Forms NFC-e. Agora além do tradicional formato pelo spooler de impressão, a solução aborda a impressão diretamente para a porta COM do Sistema Operacional;

O identificador de qual método de impressão será utilizado estará associado ao nome da impressora onde será incluso o identificador port= para se especificar a utilização das portas COM;

 

Exemplo:

 

Impressão utilizando serviço de impressão normal:

Para XML: <PrinterName>nddPrint</PrinterName>

Para TXT: 10250;nddPrint

 

Impressão utilizando a porta COM:

Para XML: <PrinterName>port=COM5</PrinterName> ou <PrinterName>port=ttyS99</PrinterName>

Para TXT: 10250;port=COM5 ou 10250;port=ttyS99

 

Caso o usuário opte por utilizar a impressão através da porta COM, a utilização do identificador port: deve estar disponível no config.xml de forma obrigatória. E isso será feito através do cadastro de Impressora.

 

 

2.2. Aba Integração:

 

 

Na aba Integração, podemos configurar para gerar integrações do e-Forms no concentrador.

 

 

IMPORTANTE:

Para a utilizar a importação da integração para o concentrador, é necessário que o Job esteja configurado para integrar via banco de dados.

Os registros de integrações no banco de dados do eForms NFCe, serão excluidos, após a confirmação de integração por parte do Concentrador.

 

 

hmfile_hash_78c7170d

 

Utilizar Integração: Marcando esta opção, serão geradas integrações no concentrador/banco de dados concentrador.

Gerar integração no: A versão atual, contempla apenas, integração no Concentrador.

Integrar em: É possível escolher onde serão armazenadas as integrações, podendo ser em um diretório ou então em um banco de dados.

Tipo de diretório: Único ou por agente. Esta opção só estará disponível, quando o armazenamento das integrações estiver configurado para diretório.

 

 

 

IMPORTANTE:

As opções para cadastro Banco de dados, só estarão disponíveis quando o armazenamento das integrações estiver configurado para banco de dados.

Para mais informações sobre integração via banco de dados no concentrador clique aqui.

Connection Strings:

oMySQL:          jdbc:mysql://[endereco servidor]:[porta]/[nome do banco]?user=[usuario]&password=[senha]

Exemplo:  jdbc:mysql://localhost:3306/nfce?user=root&password=vertrigo

 

oSQL Server:   jdbc:sqlserver://[endereco servidor]:[porta];databaseName=[nome do banco];user=[usuario];password=[senha]

Exemplo: jdbc:sqlserver://localhost:1433;databaseName=INTEGRATION;user=sa;password=123456

 

oOracle:         jdbc:oracle:thin:[Nome do Banco]/[senha]@[endereco servidor]:[porta]:[usuario]

jdbc:oracle:thin:INTEGRATION/12345@172.31.40.222:1521:orcl 

 

 

String de Conexão: Informações do Banco de Dados. Esta opção só estará disponível, quando o armazenamento das integrações estiver configurado para Banco de Dados.

Nome da tabela: Informar nome da tabela na qual foi criada no Banco de dados. Esta opção só estará disponível, quando o armazenamento das integrações estiver configurado para Banco de Dados.

 

Utilizar configuração de empresa: Habilitando esta opção, os campos de integração abaixo, herdarão as configurações da empresa que a loja pertence.

Integrar QRCode na autorização pelo concentrador: Marcando esta opção, o QRCode será integrado no documento.

Integrar CFe retornado pelo SAT: Com essa opção ativada o sistema irá gerar a integração em xml ou txt da CFe processada. Para mais detalhes consultar o Manual de Integração clicando aqui;

Integrar número de tentativas de envio: Para habilitar a edição deste campo basta marcar o campo acima. Esta opção irá integrar, o número de tentativas de envio do documento SAT, no arquivo de retorno.

Integrar status de alerta do SAT: Para habilitar a integração do status de alerta de equipamento/contingência SAT, basta ativar essa opção.

 

 

2.3. Aba Conversão:

 

 

hmfile_hash_7f9f0520

 

 

Utilizar configuração de empresa: Habilitando esta opção, os campos de integração abaixo, herdarão as configurações da empresa que a loja pertence.

Layout: Neste campo será possível indicar o uso de um layout específico para a loja.

Remoção da Tag de detalhamento específico de Combustível (comb): Fará a remoção automática da tag comb caso o checkbox for marcado e o cadastro Salvo.

Remoção da caracteres especiais e acentuados: Fará a remoção automática dos caracteres especiais e acentuados das notas enviadas.

 

 

2.4. Aba Agentes:

 

 

agentes_zoom75

 

 

2.4.1. Aba Agentes - Agentes:

 

 

Na aba Agentes serão mostrados todos os Agentes cadastrados tanto pelo Settings, quanto automaticamente através do processamento via Agente/Concentrador.

 

clip1923_zoom60

 

a.Para adicionar um novo agente, clique em clip0188, então a tela abaixo será exibida:

 

novo_agente_zoom75

 

Chave: A chave é basicamente o nome do agente, determinado no arquivo que é enviado pelo PDV.

Token: Para cada Agente é Gerado um token automaticamente.

Codificação: Escolha uma das Codificações para o Agente utilizar ao processar os documentos eletrônicos.

 

clip1633_zoom60

 

Checkbox Ativo: Com esse Checkbox ativo, a solução entenderá que o usuário de fato utiliza esse Agente, sendo assim será sinalizado e contabilizado no e-monitor através do número ao lado deste ícone. Para agentes: clip1945 / Para Equipamentos SAT: clip1946.

Tempo de espera para cada envio de autorização ao concentrador (ms): Tempo de espera entre a comunicação do agente com o concentrador.

 

b.Para editar um agente, clique em clip2045

c.Para remover um agente, clique em clip0085

 

2.4.1.1. Aba Agentes - Agentes - Impressão:

 

hmfile_hash_2b0cee6f

 

Utilizar configuração da loja: Selecionando este campo, os demais dados referente a impressão serão importados da loja que o agente pertence.

 

NOTA:

Os campos a seguir somente serão editáveis quando a opção Utilizar configuração da loja não estiver selecionada.

 

Manter espelhos de impressões: Com essa opção selecionada, uma pasta chamada Mirror será criada dentro da pasta printer (essa por sua vez estará dentro da pasta Control ) tanto no Concentrador quanto no Agente, e após ser processado uma nota para ser impressa, será criada dentro da pasta Mirror um arquivo com o nome igual a nomenclatura da nota recém enviada. O conteúdo desse arquivo consiste em informações das notas impressas, a cada nota enviada será inserida as informações dessa nota no arquivo, sequencialmente. Ao passar 15 dias o sistema irá excluir esse arquivo da pasta Mirror.

Imprimir COO: Com essa opção selecionada, será inserido um registro na coluna COO da tabela TBCONTROLNUMBER. O conteúdo desta coluna será sempre o próximo número a ser utilizado pela impressão. Ex: A coluna COO possui o número 1, a próxima nota enviada e impressa virá com o Número de COO 2.

Imprimir via do estabelecimento: Com essa opção selecionada será possível configurar a quantidade de cópias em que será impresso em caso de emissão em contingência off-line. Quando configurado a quantidade de cópias deve ser impresso apenas a via do contribuinte.

Formulário: Será possível selecionar um formulário que foi inserido no cadastro da empresa.

 

clip1840_zoom60

 

Impressora: Será possível selecionar uma impressora que foi previamente cadastrada na seção Impressora no Menu Lateral do Connector Settings.

 

clip1841_zoom60

 

Formulário Sat Envio: Será possível selecionar um formulário SAT de envio que foi inserido no cadastro da empresa.

Formulário Sat de Cancelamento: Será possível selecionar um formulário SAT de cancelamento que foi inserido no cadastro da empresa.

Logotipo: Será possível selecionar um logotipo que foi inserido no cadastro da empresa.

 

clip1842_zoom60

 

Número de Cópias: Quantidade de cópias que deverão ser impressas de cada nota processada.

Tempo para captura da impressão: Esse campo deve disponibilizar parâmetro no concentrador para realizar o controle de intervalo de impressão. Possui o valor mínimo de 8000 ms (8 segundos).

 

2.4.1.2. Aba Agentes - Agentes - Proxy:

 

 

agentes-proxy_zoom75

 

Usar servidor proxy: Para utilizar proxy, marque esta opção.

Endereço: Insira o endereço do proxy.

Porta: Insira a porta utilizada.

 

Caso seja necessário autenticar neste servidor, marque a opção Usar Autenticação e em seguida preencha os campos Usuário e Senha. Caso este usuário pertença a algum domínio da empresa, preencha o campo Domínio também.

 

2.4.1.3. Aba Agentes - Agentes - Automatização:

 

 

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Configuração SAT prioritária: Campo para indicação do SAT a ser utilizado para a formação do arquivo configdata.xml, o não preenchimento deste campo, fará com que o sistema utilize o SAT configurado como default para a obtenção dos dados necessários para formar o arquivo.

 

Clicando em clip0132 será aberta uma tela, com a listagem dos equipamentos SAT cadastrados para a loja que o agente pertence.

 

 

2.4.2. Aba Agentes - Configurações:

 

 

Na aba Configurações o usuário poderá definir a configuração padrão do Tempo de espera para envio da autorização ao concentrador (ms) para os Agentes que serão criados no futuro.

 

hmfile_hash_34942005

 

Aplicar configurações a todos os agentes: Caso o usuário possua muitos Agentes e precise alterar a configuração desses já existentes basta realizar a alteração na Aba Configurações e clicar em Aplicar configurações a todos os agentes para que a nova configuração seja aplicada.

 

 

 

2.5. Aba Automatização:

 

 

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Utilizar configuração da empresa: Marcando esta opção, as configurações de automatização serão importadas da empresa que a loja pertence.

 

 

IMPORTANTE:

Os dados abaixo só estarão disponíveis para edição, caso a opção Utilizar configuração da empresa, não esteja habilitada.

 

 

Tipo de contingência: Selecionar um tipo de contingência disponivel:

oNormal

oSAT Agente

oSAT Server Agente

oSAT Server Concentrador

oNenhum

 

Utilizar contingência de:

oNenhum - Não será adotado nenhum procedimento quando o sistema estiver em cotingência.

oAutomatizar - O sistema entrará automaticamente em contingência, alteranto o tipo de emissão de Normal (1) para Contingência (9).

oSinalizar - O sistema não automatizará a alteração do tipo de emissão, apenas sinalizará quando a emissão for Normal (1) para um ambiente que esteja em Contingência (9).

oAutomatizar e gerar numero - Será cancelado o documento, onde ocorreu o problema de comunicação, e gerado um outro documento para autorização em contigência. A emissão dos próximos documentos, o comportamente será semelhante ao da opção Automatizar.

 

Gerar cancelamento/inutilização: Marcando esta opção, serão cancelados automáticamente os documentos que falharem comunicação com a SEFAZ/Concentrador.

 

 

 

IMPORTANTE:

Os dados das Configurações de Contingência SAT só serão ativos para preenchimento caso o Concentrador escolhido no campo acima possua na configuração a Contingência Multi SAT.

 

 

Servidor SAT Primário: Deverá ser selecionado no botão Localizar o Server SAT primário para uso que foi cadastrado anteriormente. Para mais informações clique aqui.

Servidor SAT Secundário: Deverá ser selecionado no botão Localizar o Server SAT secundário para uso que foi cadastrado anteriormente. Para mais informações clique aqui.

Tempo de espera do retorno de solicitação enviada ao Multi SAT: Campo usado para cadastrar o tempo de espera de um retorno após solicitação enviada ao Servidor Sat cadastrado.

Tempo de espera para reenvio da solicitação ao Multi SAT: Campo usado para cadastrar o tempo de espera de um reenvio de uma solicitação ao servidor SAT cadastrado.

 

 

2.6. Aba Monitoramento status Agente:

 

 

loja-monitoramento-agente_zoom75

 

Quantidade de Agente OFF-LINE para sinalizar status alerta: Neste campo o usuário determinará a quantidade de Agentes que estarão offline para sinalizar no e-monitor o status de alerta.

Quantidade de Agente OFF-LINE para sinalizar status crítico: Neste campo o usuário determinará a quantidade de Agentes que estarão offline para sinalizar no e-monitor o status crítico.

 

 

 

2.7. Aba Monitoramento SAT:

 

 

monitoramento_sat_zoom75

 

 

2.7.1. Aba Monitoramento SAT - Status:

 

 

monitoramento_sat-status_zoom75

 

Quantidade de SAT OFF-LINE para sinalizar status alerta: Neste campo o usuário determinará a quantidade de SAT's OFF-LINE para sinalizar no e-monitor o status alerta.

Quantidade de SAT OFF-LINE para sinalizar status crítico: Neste campo o usuário determinará a quantidade de SAT's que estarão offline para sinalizar no e-monitor o status crítico.

 

Quantidade de SAT REPRESADO para sinalizar status alerta: Neste campo o usuário determinará a quantidade de SAT's REPRESADOS para sinalizar no e-monitor o status alerta.

Quantidade de SAT REPRESADO para sinalizar status crítico: Neste campo o usuário determinará a quantidade de SAT's REPRESADOS para sinalizar no e-monitor o status crítico.

 

Quantidade de SAT BLOQUEADO  para sinalizar status alerta: Neste campo o usuário determinará a quantidade de SAT's BLOQUEADOS para sinalizar no e-monitor o status alerta.

Quantidade de SAT BLOQUEADO para sinalizar status crítico: Neste campo o usuário determinará a quantidade de SAT's BLOQUEADOS para sinalizar no e-monitor o status crítico.

 

Tempo em minutos para considerar SAT REPRESADO (ultima comunicação): Tempo configurável em minutos para o sistema considerar o equipamento SAT com o status Represado.

 

 

2.7.2. Aba Monitoramento SAT - Equipamento:

 

 

 

monitorar_equipamento

 

Quantidade de SAT com BATERIA BAIXA para sinalizar status alerta: Neste campo o usuário determinará a quantidade de equipamentos SAT's com nível de bateria baixo para sinalizar no e-monitor o status alerta.

Quantidade de SAT com BATERIA BAIXA para sinalizar status crítico: Neste campo o usuário determinará a quantidade de equipamentos SAT's com nível de bateria baixo para sinalizar no e-monitor o status crítico.

 

Quantidade de SAT com CERTIFICADO EXPIRANDO para sinalizar status alerta: Neste campo o usuário determinará a quantidade de equipamentos SAT com CERTIFICADO EXPIRANDO para sinalizar no e-monitor o status alerta.

Quantidade de SAT com CERTIFICADO EXPIRANDO para sinalizar status crítico: Neste campo o usuário determinará a quantidade de equipamentos SAT com CERTIFICADO EXPIRANDO para sinalizar no e-monitor o status crítico.
 

Tempo em HORAS para considerar CERTIFICADO EXPIRANDO: Neste campo o usuário determinará o tempo em HORAS para considerar o certificado utilizado como expirando.
 

Quantidade de SAT com POUCA MEMÓRIA para sinalizar status alerta: Neste campo o usuário determinará a quantidade de equipamentos SAT's com POUCA MEMÓRIA para sinalizar no e-monitor o status alerta.

Quantidade de SAT com POUCA MEMÓRIA para sinalizar status crítico: Neste campo o usuário determinará a quantidade de equipamentos SAT's com POUCA MEMÓRIA para sinalizar no e-monitor o status crítico.
 

Quantidade mínima em MB disponível para considerar SAT com POUCA MEMÓRIA: Neste campo o usuário determinará a quantidade mínima em MB disponível para considerar o equipamento SAT com pouca memória.

 

 

IMPORTANTE:

•As configurações realizadas aqui serão vitais para a compreensão e visualização da situação dos módulos do e-Forms NFC-e no e-Monitor. Para mais detalhes clique aqui.

 

 

2.7.3. Aba Monitoramento SAT - Agendamento:

 

 

agendamento_zoom75

 

Agendar consultas de status SAT: Com esse checkbox marcado, as configurações de agendamento estarão disponíveis para cadastramento.

 

Será possível selecionar duas opções "Frequência" ou "Horários";

Na opção frequência deverá ser informado o tempo em minutos, essa informação deverá apresentar automaticamente na Grid de horários programados;

Na opção horário, será informado o valor, podendo ser adicionado, ou selecionando na grid um existente podendo removê-lo.

 

 

IMPORTANTE:

•Caso o usuário opte pela opção "Frequência" a escolha mínima será de 30 minutos;

•Se optar por "Horários" poderá adicionar o horário que quiser para o agendamento.

 

 

2.8. Aba Configurações SAT:

 

Nesta aba serão cadastrados os equipamentos SAT.

 

hmfile_hash_5d00da36

 

Para adicionar um SAT clique em clip0083, após será exibido a seguinte tela:

 

hmfile_hash_35f6e6bf

 

 

Default: Habilitando este checkbox, este equipamento SAT será utilizado como default. Caso seja o primeiro equipamento a ser cadastrado, a opção estará desabilitada para edição.

 

Identificador: Nesse campo deverá ser informado o Nome do Componente. A nomenclatura deve seguir o padrão CamelCase, composta pele nome do fabricando junto com a palavra sat.

  Exemplo: TancaSat.

 

CNPJ do emissor: Campo deverá ser preenchido com o CNPJ do emissor.

IE do emissor: Campo deverá ser preenchido com a Inscrição Estadual do emissor.

UF: Selecionar o Estado para a realização do processamento, São Paulo ou Ceará.

Código de ativação: Código que o fornecedor do dispositivo disponibiliza deverá ser colocado aqui.

CNPJ do Software House: Campo deverá ser preenchido com o CNPJ da Software House.

Assinatura AC: Assinatura de comunicação.

Caminho da DLL: Caminho da pasta raiz, onde se encontra a DLL.

Número de tentativas de envio: Número de tentativas para realizar a comunicação com o equipamento SAT, antes que seja retornado falha de comunicação com o equipamento.

Tempo entre tentativas de envio (seg): Intervalo entre as tentativas acima cadastradas.

 

 

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