Integração de Entrada |
Sem alterações para a versão.
Portal Embarcador |
1.Exportar CSV
Disponibilizada a funcionalidade de exportar os documentos da tela de acordo com o filtro a e ordenação realizados na tela, para arquivo no formato CSV, nas seguintes telas:
•Documentos Originários - Documentos Processados, Não Conformes e Inconsistentes;
•Documentos de Transporte - Monitoramento de Embarques, Não Conformes e Inconsistentes;
•Documentos do Transportador - CT-es Processados, Não Conformes e Inconsistentes e Aprovação de Documentos;
•Emissão - Vale-Pedágio, CIOT e Nota de Débito.
2.RPA
• Disponibilizada a funcionalidade de emissão de RPA para cada embarque, através do agrupamento de origem, destino e tomador de cada release, assim que o mesmo for integrado como status viagem EMBARCADO. É possível receber um custo acessório não planejado do tipo parcela CIOT, onde o mesmo será enviado para o processo de RPA. Para geração da RPA são necessárias algumas informações que são enviadas através das locations, CNPJ, IBGE, CEP, UF, Cidade, Bairro e Logradouro. O acompanhamento da emissão de cada RPA pode ser feito por meio dos detalhes do CIOT, bem como o status de integração com o OTM.
• A RPA passa então a fazer parte do fluxo de pagamento, onde a RPA gerada a partir do embarque subtrai o valor da mesma, do saldo de embarque, enquanto a RPA gerada a partir do custo subtrai o valor da mesma, do saldo de custo. As ocorrências de IOD, POD e liberação de pagamento enviadas via OTM, são vinculadas a RPA, para identificar se esta possui o evento necessário para liberação para pagamento.Bem como fluxo de pagamento automático e manual da RPA, permitindo que esta seja movida de em operação para pagável, criar fatura,fechar fatura e confirmação de pagamento.
• No momento em que a fatura composta por RPA for fechada, as informações de número da RPA e número do CIOT, são enviados para o OTM através dos qualificadores cadastrados na aba de Integração OTM nas Configuraçõs Gerais. Além de alterar o status do embarque para DADOS_DPS_RECEBIDO, enquanto o acompanhamento do status de integração pode ser feito através dos detalhes dos CIOTs Emitidos, na aba RPA.
•Para realizar a integração da RPA com o OTM é necessário ter os seguintes qualificadores cadastrados na integração com o OTM nas configurações gerais:
▪CLL_CIOT_NUMERO; ▪CLL_RPA_NUMERO; Qualificadores implementados para recebimento da location: ▪CLL_CNPJ; ▪CLL_CODIGO_IBGE; ▪CLL_BAIRRO; Campos implementados para recebimento da location: ▪City ▪Province Code ▪Postal Code
|
4.Conciliação por saldo para nota de débito e custo
Disponibilizada a funcionalidade para quando recepcionar no pagamento, um custo que a conciliação for por saldo o valor do mesmo é somado ao saldo do embarque, enquanto a nota de débito que a conciliação for por saldo, o valor da mesma é subtraído do saldo do embarque.
5.Regras de exceção de alíquota
Disponibilizada a funcionalidade que possibilita a configuração das regras de exceção de alíquota. Caso não possua código ou estado de origem e destino, fará parte das alíquotas CST00, CST60 e Simples Nacional disponíveis para visualização e edição por meio de planilha com as informações cadastradas para cada estado, possibilitando identificar a mensagem legal, ou seja, os dados adicionais configurados para alíquotas padrão.
6.Disponibilização de CT-e
Criado chave para realizar a disponibilização dos CT-es complementares, anulados e substituídos, onde serão disponibilizados conforme exemplo:
•Complementar: CTe_COMP_chave
•Anulado: CTe_ANUL_chave
•Substituído: CTe_SUBS_chave
7.Disponibilização de pré-documento para o transportador
Disponibilizada a funcionalidade que os pré-documentos somente serão disponibilizados aos transportadores, caso o embarcador contratemódulo de disponibilização de pré-documento, caso contrário a visualização fica limitada apenas ao embarcador.
8.Disponibilização dos valores de cálculo de crédito
Disponibilizada a funcionalidade que permite a disponibilização dos valores de cálculo de crédito, onde nela é possível solicitar via Web Service os documentos que tiveram cálculo de crédito, e posteriormente possam ser integrados com o ERP.
09. Digitação de NFS-e
Disponibilizada a digitação de NFS-e no portal do transportador conforme parametrização feita no portal do Embarcador.
10.Captura do tipo de stops do Embarque
Ao ser recepcionado um Embarque é realizado validação para capturar apenas as stops do tipo pick-up e drop-off. Caso o embarque possua paradas diferentes, como por exemplo NFR, serão ignoradas onde será salvo apenas pick-up e drop-off.
1.Contador de registros dos detalhes dos documentos: •Implementado a funcionalidade de exibir um contador nas abas, para saber quantos registros cada aba possuí. Todas as telas que os documentos possuem mais de uma aba ou os detalhes dos documentos com mais de uma aba, exibe a quantidade de registros em cada uma.
2.Captura de número e série da fatura para DPS de filiais distintas: •Disponibilizada a funcionalidade para quando os DPS que compõem a fatura forem de filiais distintas, capturar as configurações de pagamento de número e série das configurações gerais no momento de fechamento da fatura, pois as filiais possuem configuração de pagamento com número e série diferentes.
3.Validação na recepção do CT-e quando conciliação por saldo: •Disponibilizada a funcionalidade para validar se o tomador do CT-e é o mesmo informado no Embarque, quando a conciliação for por saldo.
4. Recepção de documentos de transporte cancelados, anulados ou substituídos após o normal estar no pagamento: •Disponibilizada a funcionalidade para que seja possível recepcionar CT-es de cancelamento, anulação ou substituição, após o normal estar faturado. Dessa forma o CT-e normal que estiver em operação ou pagável irão deixar de ser exibidos na tela, pois estarão inativos. Enquanto os que estiverem em faturamento, na fatura é exibido um ícone informativo, para notificar que a fatura possuí um documento nestas condições e nos detalhes da fatura em faturamento, pagamento ou paga, é possível visualizar através do status qual a situação do documento. Caso uma fatura em faturamento ainda não fechada que possuir documentos inativos, não é possível fechar esta fatura.
5.Alteração nas colunas de exibição do pagamento: •Incluído a coluna Embarque na aba Dados do CIOT nos detalhes dos documentos pagáveis e em pagamento.
6.Alterado a coluna Status para Situação da Fatura nos documentos em faturamento. •Incluído a coluna Situação nos detalhes dos documentos em pagamento.
7.Capturar apenas números dos campos de CEP: •Ao recepcionar o Embarque e o Transportador com CEP, será capturado apenas os números. Caso o CEP possua caracteres especiais, serão ignorados salvando apenas valores numéricos. |
11.Capturar Order Movement da Release
1. Considerar a tag Perspective Buy: •Realizado implementação para considerar apenas as Order Movement que tiverem o valor "B" na tag Perspective Buy. |
|
1.Faturamento de custos •Alterado o custo para RPA, portanto o custo não entra mais no fluxo de pagamento, foi removido a validação que não permitia criar a fatura de um custo sem o embarque ser faturado, sendo assim mesmo que a RPA seja gerada a partir de um custo, com a funcionalidade removida, permite-se que seja possível criar fatura com esta, mesmo sem a do embarque ser faturada.
2.Aprovação de custos •Removido aprovação de custos, pois a aprovação será feita somente por embarque, diante disso removido também o status da aba Dados do CIOT, nos detalhes do embarque do tipo CIOT em operação, ficando apenas o status de aprovação na aba de documentos de transporte.
3.Configuração de pagamento - CIOT •Alterado as regras de CIOT para RPA (recibo de pagamento de autônomo), portanto onde era exibido CIOT agora é exibido RPA
|
Portal Transportador |
Sem alterações para a versão.
Integrações de Saída |
OTM
1.Retorno de informação do CT-e ao OTM
Disponibilizada a funcionalidade de enviar para o OTM as informações de Chave, Número, Série, Data e Protocolo do CT-e normal, substituição ou complementar, através dos qualificadores cadastrados na aba Integração OTM nas Configuraçõs Gerais. No momento em que a fatura composta por CT-e for fechada, tais informações serão enviadas para o OTM além de alterar o status do embarque para DADOS_DPS_RECEBIDO, enquanto o acompanhamento do status de integração pode ser feito através do monitoramento de CT-es processados.
•Para realizar a integração do CT-e com o OTM é necessário ter os seguintes qualificadores, de acordo com o tipo do CT-e, cadastrados na integração com o OTM nas configurações gerais: ▪CLL_CTE_CHAVE_N, CLL_CTE_CHAVE_S ou CLL_CTE_CHAVE_C; ▪CLL_CTE_NUMERO_N, CLL_CTE_NUMERO_S ou CLL_CTE_NUMERO_C; ▪CLL_CTE_DATA_N, CLL_CTE_DATA_S ou CLL_CTE_DATA_C; ▪CLL_CTE_SERIE_N, CLL_CTE_SERIE_S ou CLL_CTE_SERIE_C; ▪CLL_CTE_PROTOCOLO_N, CLL_CTE_PROTOCOLO_S ou CLL_CTE_PROTOCOLO_C.
|
Módulos Adicionais |
Pré Documento - PREDOC
1.Validações Pré-documento
Alterado validações que antes eram feitas na geração do Pré-documento, passam a ser feitas na recepção do Embarque:
•Validação se possui custo alocado;
•Validação se possui nenhuma ou mais que uma NF-e vinculada, se a configuração de geração for por documento originário.
Pré Calculo de ICMS do Transporte - PRECALC
1.Alterações nas regras para geração de dados da mensagem legal com retorno ao OTM
Implementado verificações para a escolha da regra fiscal a ser utilizada no cálculo do ICMS e consequentemente retorno da mensagem legal ao OTM. A escolha das regras configuradas será feita conforme a seguinte prioridade
•Utilização do REFNUM CLL_SO_DESTINACAO: Foi mantida a funcionalidade de utilizar o código no REFNUM CLL_SO_DESTINACAO, onde será a primeira validação a ser executada. Caso a Release possuam essa informação e esteja cadastrada esta regra no nddFrete, será utilizada a regra correspondente. Quando for informado este código no Embarque mas não exista configuração, será
•Apresentado falha no cálculo do ICMS. Ao verificar que não há tal REFNUM no Embarque, seguirá a validação para a próxima regra;
•Regra de exceção conforme origem e destino de cada Release: Será verificado se há alguma regra específica configurada para a origem e destino de cada Release. Caso não encontre será realizada a próxima validação;
•Utilização do Simples Nacional: Não haverá cálculo de imposto para transportadores do Regime de Tributação Simples Nacional, mas será integrado com o OTM a mensagem legal configurada para a origem e destino de cada Release;
•Utilização da tabela de CST 00 ou 60 conforme IE do transportador: Quando o Transportador estiver configurado com Lucro Real ou Presumido será considerada a Inscrição Estadual para definir a utilização da tributação normal ou por substituição tributária. Para isso será considerado o registro do Transportador (IE) no estado de origem da prestação, sendo assim, quando houver Inscrição Estadual do Transportador no estado de origem da prestação será utilizada a tabela de alíquotas do CST 00, do contrário, será utilizada a tabela de alíquotas do CST 60.
• Após o cálculo do pré-ICMS são integrados com o OTM as seguintes informações: ▪CLL_PRE_ICMS: Valor do pré-ICMS; ▪CLL_VALOR_BASE: Valor da base de cálculo utilizada para o cálculo; ▪CLL_VALOR_SERVICO_TRANSP: Valor do serviço de transporte (Base e cálculo + ICMS quando CLL_IMPOSTO_SOMADO = S); ▪CLL_VALOR_ALIQUOTA_SERVICO_TRANSP: Alíquota utilizada para o cálculo do imposto; ▪CLL_STATUS_DO: Informação que o cálculo foi realizado e não houve falha; ▪CLL_MSG_LEGAL: Informação cadastrada na regra de imposto utilizada para o cálculo. Obs.: ▪A mensagem legal deve ser configurada em cada regra imposto, seja ela específica ou na tabela padrão do CST 00 e 60; ▪Quando a regra de exceção for Isento, Não Tributado ou Diferido, será integrado com o OTM a mensagem legal quando estiver configurada.
|
7.Novos parâmetros nas regras de cálculo do pré-ICMS
Ajustada integração de transportador do OTM com o nddFrete, onde passa a ser recepcionado uma lista de Inscrições Estaduais, conforme o cadastro fiscal de cada Transportador. Com isso o OTM poderá informar o REFNUM de Inscrição Estadual quantas vezes forem necessárias, obedecendo o formato de preenchimento: <UF>_<Inscrição Estadual>, por exemplo: SC_12345678. Essa informação será utilizada para a escolha da regra a ser aplicada no cálculo do ICMS.
A Inscrição Estadual referente ao estado onde o Transportador está cadastrado fará parte da validação para torná-lo completo, ou seja, para que o cadastro do Transportador esteja completo é necessário que o nddFrete receba a Inscrição Estadual do estado informado no endereço do Transportador.
Guia de Instalação/Configuração |
Sem alterações para a versão.