As regras de Data Base de Pagamento, utilizadas pelo processo de pagamento semi-automático e automático, são compostas por fórmulas que combinadas irão determinar a data exata em que devem ser geradas as faturas, ou seja, a data de faturamento dos documentos. A aplicação permite que sejam criadas várias regras, as quais serão atribuídas posteriormente aos tipos de documentos e grupos de transportadores que se deseja aplicar a regra configurada.
Para utilizar as funcionalidades das Regras de Data Base de Pagamento, acesse: Menu Principal>Gestão de Pagamento>Configurações>Data Base>Data Base de Pagamento.
Visualização das Regras de Data Base de Pagamento |
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Na tela principal, são apresentadas ao usuário as regras já configuradas, relacionando as seguintes informações:
•Nome: Nome informado no momento da criação ou edição da regra;
•Descrição: Descrição informada no momento da criação ou edição da regra;
•Status: Situação que define a utilização da regra, sendo:
oAtivo: Quando pelo menos um grupo de transportadores está vinculado a regra em questão;
oInativo: Quando não existir nenhum grupo de transportadores vinculado a regra.
Nos detalhes das regras ativas é possível visualizar os grupos de transportares vinculados a regra.
Gestão e Manutenção das Regras de Data Base de Pagamento |
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Para possibilitar a gestão e manutenção das regras criadas pelo usuário, estão disponíveis as seguintes opções:
•Novo: Direciona para tela onde será criada a regra, através do agrupamento das fórmulas disponíveis;
•Editar: Permite que seja carregada a regra criada, para edição e ajustes pelo usuário;
•Excluir: Possibilita a exclusão da regra, caso esta não esteja sendo usada, ou seja, caso seu status seja "Inativo".
Quando a regra estiver ativa, nos detalhes de exibição da mesma será apresentado os grupos de transportadores vinculada a ela.
Criação de Regras de Data Base de Pagamento |
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Ao clicar na ação "Novo" o usuário será redirecionado para a tela de criação da regra, na qual é possível informar:
•Nome: Nome a ser dado a regra e que irá ser visualizado posteriormente na listagem das regras criadas;
•Descrição: Descrição de utilização da regra, que também será visualizada posteriormente na listagem das regras criadas;
•Configuração de Regras - Data Base de Pagamento: Fórmulas que irão compor o cálculo da data em que os documentos serão faturados. Atualmente estão disponíveis as seguintes fórmulas:
1.Dias corridos - Quantidade de dias, após o documento se tornar pagável, que deve-se aguardar para ser este possa ser incluído em uma fatura;
2.Calendário - Período que compreende um intervalo inicial e final, onde o faturamento irá ocorrer em uma data determinada;
3.Fora semana - Determina o início da semana de faturamento do Embarcador e a data que irá vencer;
4.Dia semana - Disponibiliza para cada semana do mês um dia específico para faturamento;
5.Final de semana - Caso a execução das regras do faturamento coincida com um final de semana, determina se deve-se antecipar ou postergar a data.
6.Dia - Mês - Determina em que semana e dia específico o documento estará apto para faturamento.
As fórmulas são cumulativas, o resultado de uma é aplicado sobre o cálculo da próxima fórmula usada na montagem da regra. |
Simulação de Regras de Data Base de Pagamento |
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Para data base de pagamento, pode-se simular as regras configuradas, para verificar se o resultado é o almejado. Para isso basta clicar na opção "Simular Regras" e informar uma data inicial para a simulação. O resultado da execução de cada fórmula que compõe a regra é apresentado ao lado da mesma. Ao final, é apresentada a data final de cálculo da regra.