Gestão de Pagamento

Anterior
Próximo
Imprimir

Gestão de Pagamento

 

 Funcionalidade do nddFrete que tem como objetivo garantir não apenas a integridade fiscal dos documentos do transporte, mais também a conciliação do planejado X realizado quanto ao serviço contratado. O documento fiscal de prestação do serviço será disponibilizado ao ERP para pagamento somente após algumas validações, que incluem a consulta de status do documento na SEFAZ de origem, verificação dos documentos originários do transporte, dos participantes da operação e a conciliação de valores contratados.

Referente a conciliação de valores da operação, serão tratados os seguintes modelos:

 

Controle de saldo;

oUtiliza o valor total do Shipment Buy do OTM para o débito de valores dos documentos fiscais da prestação do serviço.

Pré Documento X Documento do Transportador;

oUtiliza o pré-documento, previamente disponibilizado ao transportador como orientação de emissão, para executar a conciliação com o documento fiscal recebido.

oConciliação é realizada fidedigna entre os documentos.

 

Para ambas as opões é possível controlar o modelo de integração da fatura de contas a pagar com o ERP. Os modelos de integração podem ser:

Fatura documento a documento (cada documento fiscal de prestação do serviço é uma integração de pagamento com o ERP);

Fatura por blocos (o sistema gera um DOCCOB ou PREFAT agrupando vários documentos fiscais de prestação do serviço para pagamento para disponibilizar ao transportador).

 

Para a geração do agrupado de liberação de pagamento os parâmetros de são:

Dias Corridos: Quantidade de dias, após o documento se tornar faturável, que devesse aguardar para ser faturado o mesmo;

Calendário: Período que compreende um intervalo de datas inicial e final, onde o faturamento irá ocorrer em uma data determinada;

Fora Semana: Determina o início da semana de faturamento do cliente;

Dia Semana: Disponibiliza para cada semana do mês um dia específico para faturamento;

Final de Semana: Caso a execução das regras do faturamento coincida com um final de semana, determina se deve antecipar ou postergar o faturamento.

 

 

 

O módulo de conciliação de pré-documentos é licenciado separadamente. O modelo DOCCOB de disponibilização trata-se de layout: o conceito é de liberação agrupada, que também pode ser considerada de um PREFAT para o transportador, porém sempre seguindo o layout DOCCOB.

 

Validação de Autenticidade dos documentos da prestação de Serviço de Transporte

 

Funcionalidade que efetua a consulta de autenticidade na SEFAZ do conhecimento de transporte internalizado pelo transportador, com objetivo de evitar a entrada de documentos sem autorização, cancelados ou até mesmo denegados.

Para o reconhecimento de um documento de prestação de serviço, o sistema verifica também se:

 

O documento está vinculado a algum planejamento de transporte;

Se as NF-es referenciadas no documento correspondem a alguma operação de saída ou entrada de mercadoria planejada pelo OTM, e;

Se os participantes informados no documento de prestação de serviço correspondem com os do Shipment (como Emitente, Remetente, Destinatário e Tomador).

 

 

 

Para documentos NFS-e não será possível verificar a autenticidade nas prefeituras, pois elas não disponibilizam tal serviço.

 

Conciliação por Controle de Saldo

 

 

A conciliação por saldo permite o controle de valores por planejamento do OTM. Este modelo de conciliação utiliza o valor de cada Shipment para criar um saldo no sistema que será consumido conforme a entrada de documento de prestação de serviço. Neste formato, o sistema controla apenas a divergência de valor “a maior” dos documentos do frete quando o valor a receber de todos eles somados, ultrapassar o saldo do Shipment utilizado como conta corrente.

 

Conciliação Pré Documento x Documento do Transportador

 

O objetivo da conciliação dos CT-es com a simulação sistêmica gerada pelo nddFrete (pré-documento) é verificar se os documentos fiscais de transporte “CT-es” foram emitidos conforme havia sido previsto no planejamento. Para isso, será considerado o valor total do documento de prestação de serviço do transporte, as NF-es vinculadas a cada documento e os participantes da operação.

As informações para conciliação são geradas pelo nddFrete na recepção do Shipment, onde informações como: origem e destino do transporte; valores do planejamento; parâmetros fiscais para cálculo do ICMS são utilizados na geração de uma simulação sistêmica de documento, sendo este, o modelo do documento fiscal a ser emitido pelo transportador.

Na recepção de cada Documento de prestação de serviço do transporte o sistema fará a conciliação documento a documento e caso os CT-es não esteja conforme o esperado, o CT-e será qualificado como inconsistente, e então poderá aceitar que este documento seja disponibilizado para faturamento ou não.

Nesta conciliação o nddFrete leva em consideração apenas o valor total do documento fiscal do transporte, não efetuando a conciliação detalhada dos valores que compõem este total e nem faz a conciliação do ICMS.

 

A seguir estaremos apresentando o módulo pagamento e todos seus demais recursos detalhadamente:

 

Para acessar a área de Pagamento, localize Menu Principal > Gestão de Pagamento.

 

menu_pagamento_zoom70