Documentos do Transporte

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Documentos do Transporte

 

Nesta tela o usuário pode verificar todos os documentos do transporte recepcionados.

 

Para utilizar as funcionalidades da tela Documentos do Transporte, acesse: Menu Principal>Gestão Fiscal>Documentos do Transporte.

 

 

doc_transporte_zoom77

 

 

Nessa tela são apresentados as seguintes informações:

 

Data de Recepção: Data de recepção do Documento;

Tipo:

oCT-e Normal;

oCT-e Complementar;

oCT-e Anulação;

oCT-e Substituto;

oCT-e Cancelamento;

oNFS-e;

Série: Série do Documento;

Número: Número do Documento;

Chave de Acesso: Chave de acesso do documento (não será preenchido se o documento for do tipo NFS-e);

Data de Emissão: Data de emissão do Documento;

CNPJ/CPF Transportador: CNPJ do transportador emitente do documento;

Transportador: Razão Social do emitente do Documento;

CNPJ/CPF Tomador: CNPJ do tomador do Documento;

Tomador: Razão Social do tomador do Documento;

Embarque: Número do embarque vinculado ao Documento;

Valor: Valor total do Documento;

Validação:

oVálido: Documentos do Transporte recebidos que passaram em todas as validações, foram conciliados e estão disponíveis para pagamento;

oInválido: São identificados como inválidos os documentos que não estão de acordo com o layout da SEFAZ aceito pelo sistema, ou documentos enviados equivocadamente. Para verificar mais informações sobre o motivo de o documento estar inválido, acesse a lista de falhas aqui;

oPendente: Representam os documentos que precisam ser analisados, pois estão pendentes de validação por algum motivo. Nos detalhes do registro é possível verificar a mensagem de falha, que diz o porquê o documento ficou pendente e com isso pode-se tomar a decisão do que fazer com o documento, bem como aceitá-lo mesmo com divergência, solicitar o cancelamento ou a substituição. Para verificar mais informações sobre a pendência, acesse a lista de falhas aqui;

Status: Exibe o Status fiscal do documento junto a SEFAZ, podendo ser;

oAutorizado;

oComplementado;

oAnulado;

oSubstituído;

oCancelado;

Situação: Representa a situação do documento que, juntamente com a mensagem de falha, permite ao usuário identificar o erro e se necessário executar a ação necessária sobre o documento.

oAprovado;

oPendente;

oRejeitado: O CT-e pode ter sido rejeitado por alguma falha de validação sistêmica ou pela conciliação com o pré-documento;

oEm processamento;

oAguardando Liberação;

oEmbarque não encontrado;

oAguardando Cancelamento: Sinaliza que este documento estava inconsistente e foi solicitado que o transportador realize o cancelamento do mesmo e, por isso, o mesmo está aguardando que o cancelamento seja gerado pelo transportador e recebido pelo nddFrete;

oAguardando Substituição: Informa ao usuário que foi solicitado ao transportador que emita uma substituição, pois o documento não está de acordo com o que era esperado seja por valores ou participantes informados erroneamente;

oAguardando Aprovação: Este status refere-se aos documentos que estavam inconsistentes pelos motivos listados abaixo, mas foram solicitados que sejam aprovados para serem processados, pois após análise do usuário, o mesmo entendeu que o documento deve ser processado e pago mesmo com as divergências apontadas. Pode-se solicitar aprovação das seguintes situações: informar as situações que permitem solicitar aprovação;

 

 

Ações

 

Invalidar: Através do botão Botao_invalidar_tela_doc_transportes é possível invalidar documentos que estiverem com validação igual a pendente Validacao_pendente;

Remover: Através do botão botao_remover_tela_doc_transportes é possível remover documentos que estiverem com validação igual a inválidos Validacao_pendente;

Revalidar: Através do botão botao_revalidar_tela_doc_transportes é possível solicitar a revalidação de documentos com validação igual a pendente Validacao_pendente;

Download: Através do botão botao_dowload_tela_doc_transportes será exibido uma janela, solicitando ao usuário identificar a solicitação do download.

É possível acompanhar as solicitações geradas, na tela de solicitações de download, através do botão solicitacao02_zoom80 localizado no canto superior direito da tela.

Solicitar: Através do botão botao_solicitar_tela_doc_transportes é possível solicitar as seguintes ações:

Aprovação: Realizar aprovação quando o CT-e recebido teve alguma inconsistência;

Cancelamento: Solicitação de cancelamento de documentos do tipo CT-e normal, complementar e de substituição com validação igual a pendente;

Substituição: Solicitação de substituição de documentos do tipo CT-e normal com validação igual a pendente.

Aprovar: Através do botão botao_aprovar_tela_doc_transportes é possível: (Este botão será exibido apenas para usuários do grupo "Administradores")

Aprovação Normal: Realiza a aprovação do documento

Com Aguarde de Complementar: Aprova documentos com Situação Aguardando Aprovação, neste caso será necessário o envio de um CTe-Complementar.

Novo: Através do botão botao_novo_tela_doc_transportes é possível:

CT-e: Será apresentado uma janela onde é possível realizar o upload de documentos CT-e, nos formatos cteProc e procEventoCTe;

NFS-e: Será redirecionado para tela Inclusão de NFS-e onde é possível Digitar NFS-e;

Exportar CSV: Através do botão botao_Exportar_CSV_tela_doc_transportes é possível gerar um arquivo em formato CSV, com as informações que estão sendo exibidas no GRID, considerando filtros e ordenação.

 

 

Menu de Contexto

 

No menu de contexto da grid menu_contexto_icone_zoom75 permite:

 

Detalhes;

Vincular Embarque;

 

 

Mais Informações

 

Através do ícone detalhes_icone  Localizado no canto esquerdo do Grid, exibe mais informações sobre o documento do transporte;

 

Documentos Originários - Essa aba apresentará todos os Documentos Originários vinculados ao Documento de Transporte.

 

doc_originario_zoom90

 

 

Informações Complementares - Essa aba apresentará informações complementares dos documentos de transporte .

 

inf_compl_doc_transp_zoom90

 

 

Histórico - Essa aba apresentará todos os Detalhes de Histórico dos Documentos do Transporte com registro de Eventos.

 

doc_transphistorico_zoom90

 

 

Falhas - Exibe as falhas vinculadas ao documento.

 

doc_transpfalha_zoom90

 

 

Você pode verificar as mensagens de falha aqui.

 

 

Recepção de documentos

 

 Após a recepção o documento do tipo CT-e passa por validações, onde será determinada a situação do mesmo, enquanto a NFS-e digitada, é automaticamente elevada ao Pagamento.

O vínculo do CT-e com o embarque pode ocorrer da seguinte forma:

 Poderá ser inserido nos campos destinados a Observações do Contribuinte do CT-e o número do embarque correspondente a este documento. Caso as NF-es vinculadas ao CT-e já estejam recepcionadas no nddFrete, serão automaticamente vinculadas ao embarque.

 

Exemplos de vínculos

Identificador do embarque:

 

<compl>

 <ObsCont xCampo="ID_VINCULO_SHIPMENT">

         <xTexto>DomainName.123456_QCN001_CC002</xTexto>

 </ObsCont>

</compl>

 

Centro de custo e conta contábil:

Também poderão ser utilizados, de forma a refinar e conciliar estes documentos, o uso de Referenciadores do Embarque, como exemplo Centro de Custo e Conta Contábil:

 

 

<compl>

 <ObsCont xCampo="CentroCusto">

         <xTexto>QCN10569</xTexto>

 </ObsCont>

 <ObsCont xCampo="ContaContabil">

         <xTexto>0000624110</xTexto>

 </ObsCont>

</compl>

 

 

Ordem de carregamento:

É possível realizar o vínculo por meio de ordem de carregamento:

 

       

<infDoc>

 <infOutros>

         <tpDoc>00</tpDoc>

         <nDoc>456</nDoc>

         <dEmi>2019-03-01</dEmi>

         <vDocFisc>10.84</vDocFisc>

 </infOutros>

</infDoc>

 

 

Chave da NF-e:

<infDoc>

 <infNFe>

         <chave>ChaveNFE</chave>

 </infNFe>

</infDoc>

 

 

 

A conciliação do CT-e com o embarque pode ser feita através do saldo do embarque, ou usando o pré-documento, dependendo da configuração.

 

as seguintes validações são necessárias para realizar a conciliação.

 

Referenciador: CLL_IMPOSTO_SOMADO, o qual pode possuir os seguintes valores:

         S: Considera que o valor do Embarque possuí imposto somado ao valor total.

         N: Considera apenas o valor do serviço (Release) sem o imposto incluso a esse valor.

 

 Quando é encontrado o valor a ser conciliado, é considerado então o valor de tolerância configurado (caso possua), para mais ou para menos.

 

 A Conciliação por Pré-Documento pode ser realizada através de duas formas:

 

Documento originário: é buscado o pré-documento gerado para o Embarque, com base nos seguintes campos do CT-e:        

 Emitente (transportador do Embarque), Destinatário, e Valor

 

Participantes: é buscado o pré-documento gerado com base nos campos do CT-e:

 Emitente: O emitente do CT-e deve ser o igual ao transportador do Embarque.

 Destinatário: O destinatário do CT-e deve ser o mesmo destinatário das NF-e que está vinculada ao pré-documento;

 Tomador: O tomador do CT-e deve ser o mesmo tomador do pré-documento, que será o mesmo que o das releases que estão neste pré-documento.

 Notas: As notas do CT-e devem ser as mesmas que estão vinculadas às Releases deste pré-documento;   

 Valor. 

 

É possível realizar a conciliação do CT-e Complementar através do saldo dos custos acessórios do Embarque. Não possui tolerância de valor. Se o CT-e passar pelas validações ele vai ser conciliado e exibido na tela de CT-es processados, caso o CT-e não seja validado ele será exibido na tela de CT-es inconsistentes.

 

 

Aprovação de Documentos: Nesta área serão disponibilizados documentos CT-e que não possuem nenhuma inconsistência, porém para que sejam disponibilizados/processados se faz necessário a APROVAÇÃO manual destes.

 

 

 

Os documentos que serão aceitos nesse processo devem seguir o padrão de schema XML da SEFAZ, no layout procCTe para prestações de serviço e procEventoCTe para eventos. Os tipos de documentos aceitos serão:

CT-e Normal;

CT-e de Complemento de Valores;

CT-e de Anulação;

CT-e de Substituição;