O processo de conciliação é executado na recepção do CT-e, para garantir que o documento recebido está de acordo com o esperado pelo embarcador. Esta validação consiste em confrontar o documento recebido do transportador com os pré-documentos gerados ou, com o saldo disponível para o embarque e, para que isso aconteça, é necessário parametrizar as regras que conduzirão esse processo.
A configuração para a conciliação está disponível no menu de configurações gerais e em cada filial e a prioridade será sempre as configurações aplicadas em cada filial. Quando todas as unidades do embarcador possuir a mesma configuração de conciliação, é possível cadastrar apenas uma vez estas regras, nas configurações gerais.
Configurações Gerais > Configurações > Conciliação |
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•Geração Pré-Documento: A geração de pré-documento é padrão do nddFrete e sempre haverá, independente da conciliação, pois é utilizada para contabilizar os documentos esperados pelo embarcador. Os Pré-documentos referem-se aos CT-es emitidos pelo transportador.
▪Agrupamento: Define a forma como os pré-documentos serão gerados, bem como a separação dos mesmos.
▪Por Origem/Destino/TomadorDefault: Serão considerados os respectivos dados da Release para dividir os pré-documentos do embarque. Para a origem e o destino, será tomado como base o ShipFromLocationRef e o ShipToLocationRef do OrderMovement da Release. O tomador utilizado será conforme informado no CLL_TOMADOR da Release e, na ausência deste, será considerado o tomador do embarque;
▪Por Documento Originário: Cada NF-e vinculada às Releases do embarque será um pré-documento, ou seja, será esperado um CT-e para cada nota.
▪Conciliação: A forma de conciliação escolhida será utilizada para garantir que apenas os documentos do transportador que estiverem de acordo com o esperado, serão recepcionados, processados e pagos.
▪Por SaldoDefault: Ao parametrizar esta opção, será verificado se o embarque possuí saldo suficiente para o valor do CT-e recebido, e apenas se o valor do documento for menor que o saldo disponível, o conhecimento será processado. Além disso, é verificada a tolerância configurada, que neste caso, será utilizada sempre que o valor do documento for maior que o saldo. Também é verificado se o tomador informado no CT-e corresponde ao tomador da Release;
▪Por Pré-documento: A conciliação por pré-documento requer que o CT-e esteja conforme os seguintes critérios:
1.As notas informadas no documento devem ser exatamente as notas do pré-documento;
2.O destinatário informado no CT-e deve ser o mesmo das NF-es;
3.O tomador do conhecimento de transporte deve ser o mesmo do pré-documento;
4.O valor de ambos os documentos (CT-e e pré-documento) devem coincidir. A validação de valor leva em consideração a tolerância configurada, para mais ou para menos.
▪Tolerância: Especifica se haverá flexibilidade nas comparações de valores entre o CT-e recebido e os documentos logísticos.
▪Não utilizarDefault: Esta opção diz respeito ao valor dos documentos serem iguais, sem considerar nenhum valor a mais ou a menos;
▪R$: Define um valor monetário para ser considerado no processo de conciliação de valor, sendo que quando utilizada a conciliação por Saldo, o valor parametrizado aqui, será sempre considerado quando o CT-e extrapolar o saldo do embarque. Para a conciliação por pré-documento, o montante informado nesta configuração será utilizado para mais e para menos;
▪%: Especifica uma porcentagem para ser considerada sobre o valor do CT-e e, assim como o valor monetário, é utilizado para o saldo somente quando o valor do documento recebido é maior que o saldo disponível e para o pré-documento, é considerado tanto para mais quanto para menos.
•Para todos os CT-es recebidos é validado se o emitente do mesmo faz parte do grupo do transportador informado no planejamento; •O nddFrete estará com a configuração default, a qual é utilizada por embarque, portanto após a recepção do shipment não é possível alterar a configuração de conciliação ou de geração de pré-documento. |
Participantes > Filiais > ... > Configuração de Conciliação |
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•Geração Pré-Documento: A geração de pré-documento é padrão do nddFrete e sempre haverá, independente da conciliação, pois é utilizada para contabilizar os documentos esperados pelo embarcador. Os Pré-documentos referem-se aos CT-es emitidos pelo transportador.
▪Agrupamento: Define a forma como os pré-documentos serão gerados, bem como a separação dos mesmos.
▪Utilizar configurações geraisDefault: Define que o parâmetro de agrupamento de pré-documentos a ser considerado é o que está configurado nas configurações gerais;
▪Por Origem/Destino/Tomador: Serão considerados os respectivos dados da Release para dividir os pré-documentos do embarque. Para a origem e o destino, será tomado como base o ShipFromLocationRef e o ShipToLocationRef do OrderMovement da Release. O tomador utilizado será conforme informado no CLL_TOMADOR da Release e, na ausência deste, será considerado o tomador do embarque;
▪Por Documento Originário: Cada NF-e vinculada às Releases do embarque será um pré-documento, ou seja, será esperado um CT-e para cada nota.
▪Conciliação: A forma de conciliação escolhida será utilizada para garantir que apenas os documentos do transportador que estiverem de acordo com o esperado, serão recepcionados, processados e pagos.
▪Utilizar configurações geraisDefault: Define que o parâmetro de conciliação a ser considerado é o que está configurado nas configurações gerais;
▪Por Saldo: Ao parametrizar esta opção, será verificado se o embarque possuí saldo suficiente para o valor do CT-e recebido, e apenas se o valor do documento for menor que o saldo disponível, o conhecimento será processado. Além disso, é verificada a tolerância configurada, que neste caso, será utilizada sempre que o valor do documento for maior que o saldo. Também é verificado se o tomador informado no CT-e corresponde ao tomador da Release;
▪Por Pré-documento: A conciliação por pré-documento requer que o CT-e esteja conforme os seguintes critérios:
5.As notas informadas no documento devem ser exatamente as notas do pré-documento;
6.O destinatário informado no CT-e deve ser o mesmo das NF-es;
7.O tomador do conhecimento de transporte deve ser o mesmo do pré-documento;
8.O valor de ambos os documentos (CT-e e pré-documento) devem coincidir. A validação de valor leva em consideração a tolerância configurada, para mais ou para menos.
▪Tolerância: Especifica se haverá flexibilidade nas comparações de valores entre o CT-e recebido e os documentos logísticos.
▪Não utilizarDefault: Esta opção diz respeito ao valor dos documentos serem iguais, sem considerar nenhum valor a mais ou a menos;
▪R$: Define um valor monetário para ser considerado no processo de conciliação de valor, sendo que quando utilizada a conciliação por Saldo, o valor parametrizado aqui, será sempre considerado quando o CT-e extrapolar o saldo do embarque. Para a conciliação por pré-documento, o montante informado nesta configuração será utilizado para mais e para menos;
▪%: Especifica uma porcentagem para ser considerada sobre o valor do CT-e e, assim como o valor monetário, é utilizado para o saldo somente quando o valor do documento recebido é maior que o saldo disponível e para o pré-documento, é considerado tanto para mais quanto para menos.
•Para todos os CT-es recebidos é validado se o emitente do mesmo faz parte do grupo do transportador informado no planejamento; •O nddFrete estará com a configuração default, a qual é utilizada por embarque, portanto após a recepção do shipment não é possível alterar a configuração de conciliação ou de geração de pré-documento. |