Os serviços logísticos que resultam em custos nas operações devem ser configurados para cada transportador, conforme o acordo com o embarcador.
Esta configuração permite definir o comportamento de cada custo nas operações, bem como diferenciar o tipo de pagamento quando o custo é planejado ou gerado após o planejamento. Deste modo o mesmo custo pode ser pago de formas diferentes para cada prestador de serviço.
Ao receber o Shipment é validado se os custos informados estão cadastrados no nddFrete com os respectivos comportamentos, pois do contrário, não será possível determinar a forma de pagamento. Quando um custo informado não estiver configurado, o embarque ficará inconsistente até que o cadastro do mesmo seja realizado e então, será possível reprocessar o embarque.
Participantes > Transportador > ... > Serviços |
|---|
•Tipo de custo: Define o custo a ser cadastrado onde habilita ou não os demais campos.
▪Base: É necessário cadastrar o custo base do embarque, pois há validações sistêmicas relacionadas ao custo base do embarque;
▪Custo Acessório: Todos os custos acessórios mapeados nas operações de prestação de serviço de frete devem ser informados e definido seu respectivo comportamento, pré e pós planejamento.
•Descrição: Preencher com a utilização ou alguma especificação para o custo. Este campo é apenas informativo e não é utilizado pelo processamento, emissões ou integrações;
•DomainName: Domínio configurado no TMS para cada custo. Em caso de domínio com subdomínio, deve ser configurado por completo no seguinte formato: domínio/subdomínio, por exemplo: AMBDEV/DEV1;
•Xid: Identificador parametrizado no TMS para cada custo.
•Comportamento: Define o modo como cada custo será tratado no nddFrete conforme o momento que o mesmo é recepcionado.
▪Planejado: São considerados custos planejados, todos os custos acessórios recebidos no embarque até o momento da liberação de embarque (que ocorre impreterivelmente com a recepção do Status Viagem EMBARCADO).
•Agregar no Custo Base: Define que este custo será utilizado para compor o saldo do embarque, o qual será considerado para realizar a conciliação do CT-e;
•CT-e Complementar: Custos recebidos com esta configuração serão adicionados ao saldo de custos acessórios, utilizados para conciliar CT-e complementar;
•NFS-e: Os custos recebidos que estiverem com essa parametrização serão disponibilizados para seleção, na digitação manual da NFs-e, juntamente com as Ordens intramunicipais;
•Nota de Débito: Esta configuração determina que o custo será pago ao transportador através de uma nota de débito gerada pelo nddFrete;
•Vale-Pedágio: Custos planejados configurados como vale-pedágio são enviados ao nddCargo assim que ocorrer a confirmação da liberação do embarque. O nddCargo fará a reserva do valor informado após o retorno da ANTT com a autorização desse pagamento.
▪Não planejado: Refere-se a todos os custos informados no Shipment após a liberação do embarque ter sido confirmada pelo status viagem EMBARCADO.
•CT-e Complementar: Custos recebidos com esta configuração serão adicionados ao saldo de custos acessórios, utilizados para conciliar CT-e complementar;
•NFS-e: Os custos recebidos que estiverem com essa parametrização serão disponibilizados para seleção, na digitação manual da NFs-e, juntamente com as Ordens intramunicipais;
•Nota de Débito: Esta configuração determina que o custo será pago ao transportador através de uma nota de débito gerada pelo nddFrete;
•Parcela CIOT: Especifica que o valor informado neste custo será um RPA, e poderá ser pago conforme as regras de pagamento configuradas;
•Vale-pedágio: Custos não planejados recebidos com essa configuração serão automaticamente enviados ao nddCargo para integrar com a ANTT e reservar o valor para que seja carregado o cartão do motorista.
▪Tributado: Define se os custos planejados farão parte da base de cálculo do ICMS.
•Sim: Custos acessórios planejados com esta configuração serão agregados à base de cálculo do ICMS;
•Não: Não serão considerados os custos planejados com esta configuração na base de cálculo do ICMS.