Monitoramento de Embarques
Monitoramento de Embarques
Nessa tela é possível acompanhar todos os embarques registrados no sistema NDDFrete, os embarques que obtiveram regularidade quanto aos requisitos para validação, os embarques pendentes registrados e os embarques inválidos, bem como visualizar os detalhes e situação de cada um.
Para utilizar as funcionalidades de Monitoramento de Embarque, acesse Menu Principal > Gestão de Embarques > Monitoramento de Embarque.
Na área principal da tela são exibidos todos os embarques recepcionados:
•Embarque: Domain Name e xID do embarque;
•Última atualização: Última atualização do embarque;
•Filial: Nome de exibição da filial relacionada ao embarque;
•CNPJ Filial: CNPJ da filial;
•Transportador: Nome de exibição do transportador relacionado ao embarque;
•CNPJ/CPF Transportador: CNPJ do transportador;
•Placa: Placa do equipamento relacionado ao embarque;
•Classificação: Identifica o tipo do responsável pelo transporte:
oTAC;
oETC Equiparado;
oETC Normal;
oCooperativa de transporte.
•Tipo Operação: Tipo da operação:
oTransferência;
oSaída;
oEntrada;
•Status Viagem: Situação de viagem em que o embarque se encontra;
•DPS: Quantidades de DPS´s vinculados ao embarque e a quantidade de documentos previstos;
•Validação: Identifica a situação de validação do embarque:
oVálido;
oPendente;
oInválido;
•Situação: Situação do embarque:
oAguardando Liberação: Embarque aberto para alterações, pois não foi recepcionado status viagem "Embarcado";
oLiberação Confirmada: Embarque recepcionado com o status viagem "Embarcado";
oDisponível: Pacote com embarque e notas disponíveis para que o transportador realize o download;
oDownload Efetuado: Download realizado pelo transportador;
oCancelado: Embarque Cancelado.
•Integração Status OTM: Situação de integração do status de emissão do embarque:
oAguardando Liberação: Embarque ainda não se encontra com o status de viagem 'Embarcado'.
oEm Processamento: Embarque já possui o status de viagem 'Embarcado', e foi iniciado o processo de integração.
oIntegrado: O status de emissão do embarque foi integrado com o OTM.
oFalha: Ocorreu alguma falha no processamento de integração do status de emissão do embarque com o OTM.
No ícone
é possível visualizar informações pertinentes ao embarque:
A aba Ordens exibe a Release e as informações de seus vínculos de NF-e ou Ordem de Carregamento.
A aba Documentos do Embarque exibe informações das NF-e ou Ordem de Carregamento e os DPS relacionados a estes, referentes ao embarque.
A aba Pré-Documentos exibe informações referentes ao pré-documento gerado e os CT-e vinculados a este, para que possa ter conhecimento dos documentos pertinentes ao embarque. Para embarques que a configuração de conciliação for por saldo, esta aba não é exibida.
A aba Documentos do Transporte exibe informações da relação de documentos de transporte (RPA, CT-e, NFS-e e Nota de débito) relacionados ao embarque.
A aba Falhas exibe os erros referente ao embarque, para que seja possível efetuar as correspondentes correções. Para embarques válido exibe o motivo da falha de Integração Status OTM e motivos de falhas na tentativa de Cancelamento, se houver. Para embarques pendente e inválido, exibe o motivo pelo qual os embarques não passaram pelas regras de validação.
Acima dos documentos, é possível realizar ações de acordo com cada embarque:
•Remover: Ação disponível apenas para embarques inválidos, onde é possível solicitar a remoção do mesmo.
•Revalidar: Ação disponível apenas para embarques pendentes, onde é possível solicitar o reprocessamento do mesmo, após realizar as correções, para que este passe novamente pelas validações.
•Cancelar: Ação disponível apenas para embarques válidos, onde é possível solicitar o cancelamento deste.
•Não é possível cancelar embarques que possuem CIOT ou Vale-Pedágio emitidos com sucesso, ou ainda documentos em faturamento. •Não é possível atualizar embarques cancelados. •O status de cancelado, caso ocorra com sucesso, é integrado com o OTM. |
•Reintegrar: Ação disponível apenas para embarques válidos, onde é possível solicitar a integração do status de emissão do embarque, que falharam ao realizar a integração.
•Download: Ação disponível apenas para embarques inválidos, onde é possível solicitar o download do mesmo, para que seja possível visualizar o XML de transmissão.
•Exportar CSV: Ação disponível para todos os embarques, onde é possível solicitar o download de um arquivo CSV, contendo as informações selecionadas, dos embarques.
Ao clicar no botão "Exportar CSV", é exibido um pop-up para selecionar as colunas que deseja fazer o download: •Permite exportar as informações que estão sendo exibidas na grid em formato CSV; •Considera-se o filtro e/ou a ordenação aplicada no momento da exportação das informações; •Permite definir quais as colunas devem ser exportadas. |
Para visualizar os Detalhes do embarque, clique no menu de contexto apresentado em cada registro e em Detalhes, conforme imagem.
Ao clicar em Detalhes, é apresentada a tela referente aos detalhes do embarque selecionado, nela é mostrado um cabeçalho contendo as principais informações do embarque, onde o campo Valor Atual é a soma dos campos GRIS e AD VALOREM (quando houver esses dois valores no embarque).
Abaixo do cabeçalho encontra-se as abas Releases, Serviços e Pré-Documentos, onde é possível realizar o filtro dos registros conforme necessário.
Releases |
|---|
Através da aba Releases é possível visualizar todas as releases vinculadas ao embarque selecionado, bem como o total alocado em cada Release e o status do imposto, o qual possui os seguintes status possíveis no sistema NDDFrete: Aguardando Cálculo, Sem cálculo, Falha no cálculo e Calculado.
Caso o status do imposto for igual à Falha no cálculo, é possível realizar o reprocessamento do cálculo.
Para isso, clique no registro com falha e posteriormente no botão Reprocessar Cálculo, o qual se encontra acima dos registros, conforme imagem.
•Se o status do imposto for diferente de Falha, é apresentada a seguinte mensagem de validação para o usuário, de forma a não permitir o reprocessamento do Cálculo: "Só é permitido recalcular imposto quando o status de cálculo for igual a Falha". |
Ainda na aba Releases é possível visualizar detalhes de cada registro, ao expandir o mesmo através do botão +, apresentado em cada Release.
Ao acessar a área de detalhes, é disponibilizado novas abas, as quais são listadas a seguir.
•Serviços: Todos os serviços vinculados a Release, podendo ser do tipo custo acessório ou custo base.
•Impostos: Apresentado os valores dos impostos, o qual é gerado o cálculo a partir da configuração realizada nas Regras de Imposto, em Configurações Gerais do portal do embarcador, nessa aba também é possível visualizar os valores de Gris e Ad Valorem, quando houver cálculo dos mesmos na Release. Ainda na aba de Impostos pode-se acompanhar o status de integração com o OTM, o qual possuí os seguintes status possíveis: Pendente, Enviando, Integrado e Falha.
•Ocorrências: Nessa aba é possível visualizar todas as ocorrências geradas para Release vinculada ao Embarque selecionado.
•Documentos Originários: Todos os documentos vinculados a release.
•Falhas: É apresentado registros quando há falhas na categoria de cálculo ou integração com o OTM, onde é também mostrado o motivo da falha e a data da mesma.
Serviços |
|---|
Na aba de Serviços, apresentada na tela de detalhes do embarque, é apresentado todos os serviços cadastrados para o transportador vinculado ao embarque selecionado.

Pré-Documento |
|---|
Na aba de pré-documentos é apresentado todos os pré-documentos que pertencem ao Embarque acessado.
Ao acessar os detalhes do Pré-Documento através do botão + apresentado em cada registro. É possível visualizar os detalhes do documento, os quais são divididos em duas abas Documentos Vinculados e Regra de imposto.
•Documentos Vinculados: É apresentados todos os documentos vinculados.
•Regra de Imposto: Nessa aba é possível visualizar as regras de impostos utilizada.