Entidade essencial da operação logística. Trata do Embarque de Compra, ou seja o Shipment Buy que teve Buy Shipment (Compra de Embarque) convertido, e que será constituído de todas as informações/propriedades logísticas necessárias e relativas aos seus componentes. O Shipment Buy é formulado no OTM através da reunião distinta de toda a gama de informações pertinentes, estando algumas de suas principais e mais relevantes descritas a seguir:
•Identification: Informações logísticas essenciais acerca do Embarque, dentre as mais relevantes:
a.Shipment ID: Numero de identificação do Embarque;
b.Domain Name: Dominio do embarcador;
c.Service Provider: Provedor eleito para executar a operação do Embarque (Transportador);
d.Source Location: Entidade fonte de Origem do Embarque;
e.Source Destination: Entidade fonte Destino do Embarque;
f.Origen/Destination: Localidade de Origem e Destino do Embarque;
g.Driver: Informação do motorista/condutor eleito/planejado para executar a operação;
h.Reference Numbers: Qualificadores adicionais do embarque para serem utilizados por terceiros em operações/tratamentos/processamentos caracteristícos sobre o Embarque;
•Equipment: Conjunto de informações relativas aos equipamentos/veículos a serem utilizados para a logística da operação do Embarque;
•Stops: Informações acerca do conjunto/agrupamento de paradas planejadas/efetuadas na execução do Embarque para Coleta/Entrega de seus respectivos Order Releases;
•Financials: Informações monetarias acerca dos custos (base, acessórios, rateios, etc.) relativos ao Embarque;
•Involved Parties: Informações relativas as partes envolvidas no processo do Embarque que poderá fazer uso de Locations/Drivers/Equip referenciadas;
•Mode: Informações dos tipos e formas de operações/modais logístico a serem planejados/aplicados para o Embarque;
•Remarks: Observações relevantes acerca do Embarque;
•Groups and Charges: Informações a respeito dos Grupos e da Carga quanto sua integralidade ou parcialidade referencial;
•Tracking: Informações acerca da rastreabilidade operacional do Embarque em tempo de execução;
•Documents: Documentos de informação do Embarque;
•Order Releases: Ordem de expedição logística constituintes do Shippment Buy. Possuí o nível mais básico de informações a ser tratado pelo nddFrete, sendo caracterizado com unidade do Embarque e possuindo informações planejadas de local, de Origem, local de Coleta, local de Destino, local de Entrega, Prioridade, Peso, Volume da mercadoria a ser transportada, etc.
oOrder Release ID: Numero de identificação do Embarque;
oReference Numbers: Qualificadores adicionais do Order Release para serem utilizados por terceiros em operações/tratamentos/processamentos caracteristícos sobre o Order Release;
oSource Location: Entidade fonte de Origem do Order Release;
oSource Destination: Entidade fonte Destino do Order Release;
oPlan From: Localidade de Planejamento para Coleta da mercadoria do Order Release;
oPlan To: Localidade de Planejamento para Entrega da mercadoria do Order Release;
a.Order Stops: Locais planejados de paradas para coleta/entregas do Order Release;
a.Ship Unit: Pacotes de mercadorias constituintes da Order Release;
b.Line Item: Itens constituintes do Order Release;
c.Constraints: Exigências que podem ser fixadas para operacionalização do Order Release;
d.Services: Serviços adicionais relacionados a Order Release;
e.Involved Parties: Informações relativas as partes envolvidas no Order Release;
f.Other Atributes: Informações complementares/adicionais do Order Release;
g.Remarks: Observações relevantes acerca do Order Release;
Em sua maioria, as entidades e características poderão/deverão ser enriquecidas por qualificadores (Reference Numbers) de forma que ao serem tratados por terceiros implicarão em processos endêmicos nestes. Alguns destes qualificadores são obrigatórios para o atendimento objetivo do nddFrete e/ou de seus módulo complementares. Voltaremos a falar mais sobre Qualificadores em tópico específico.
•A relação não apresenta todos os recursos/entidades ou mesmo características destes, pretendendo apenas dar uma visão superficial do assunto; •Para verificar os qualificadores (Reference Numbers) obrigatórios para validação das entidades de Embarque (Shipment Buy, Order Releases, Stops, etc) pelo nddFrete, deverá se consultar o Implementation Guide - nddFrete de sua versão. •O não atendimento de informe de qualificadores obrigatórios deverá implicar na incosistência da Location; |
A integração com OTM acerca do Shipment Buy e de suas propriedades é distribuída da seguinte forma:
Recepção do Shipment Buy - Interface PlannedShipment |
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Integração disponibilizada do OTM para o nddFrete que permite receber o(s) Buy Shippment ainda em Planejamento Logístico, ou seja que ainda não foram operacionalizados/executados, e que deverão ter atendimentos de planejamento fiscal (pré calculos) e/ou gestão da liberação de pagamento realizada pelo nddFrete. Neste processo, estão compreendidas os cenários logísticos de:
•Outbound: Distribuição de Mercadorias
•Inbound: Coleta de Mercadorias.
Para ambas as operações é permitido a recepção dos seguintes Shipment por parte do nddFrete:
1.Direct:
a. Solicitação de transporte ponto a ponto, uma única origem e único destino;
2.Multistop:
a. Solicitação de viagem com mais de uma parada em seu trajeto;
b. ParaOutbound é permitido apenas uma única origem com vários destinos; consequência podem não ser compatíveis com o nddFrete. nddFrete -Página 6 de 37
c. Para Inbound permitido apenas várias origens com um único destino;
3.Multileg:
a. Solicitação de viagem com dois ou mais trechos de transporte, podendo todo Shipment ter o mesmo transportador ou transportadores distintos;
b. Situação em que a OrderRelease é mencionada em mais de um transporte, ou seja, mais de um Shipment planejado pelo OTM.
Recepção de Atualizações Shipment Buy - Interface ActualShipment |
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Comunicação do OTM para o nddFrete que permite alterações ou apontamentos operacionais sobre o andamento da viagem, valores e elementos. Dependendo da atualização, o sistema realizará uma tratativa dos tipos:
•Fiscal;
•Financeira;
•Gerencial;
A atualização de dados será controlada pelo nddFrete conforme o Status da Viagem, indentificador característico armazenado no Shipment Buy do OTM, onde este poderá receber os seguintes valores:
1.PLANEJADO: Nesta condição é permitido a alteração de qualquer informação do Shipment, isso em operação Outbound e Inbound.
2.INICIADO: Com este status o nddFrete inicia alguns controles de atualização, bloqueando o a alteração de alguns elementos do Shipment já integrado com o sistema;
3.EMBARCADO: Apartir deste status é permitido apenas a atualização do Shipment com apontamentos operacionais, custos acessórios não planejados e dados de uso fiscal em casos em que a emissão apresentou inconsistências. Demais dados do Shipment como remoção ou inclusão de Order Release, ajustes nas Stops não são mais permitidos.
•A regularidade operacional, fiscal e financeira dos embarques no nddFrete tem extrema depêndencia do qualificador Status da Viagem do embarque, não sendo possível e nem considerada sua reversibilidade uma vez que adiantada a sequência das etapas na ordem apresentada acima.
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A depender do Status da Viagem recepcionado o embarque poderá receber ou não a atualização recepcionada.
Os apontamentos operacionais recebidos do OTM relativos aos eventos relacionados ao Embarque deverão estar devidamente definidos na solução nddFrete através das orientações que serão apresentadas no tópico Portal Embarcador, sendo que a gestão destes apontamentos por parte do nddFrete, podem estar ligados diretamente a ações de bloqueio/liberação de faturamento ou pagamento dos documentos fiscais da prestação de serviço do transporte que também serão tratados logo adiante.
•Todo evento integrado com o sistema NDD será considerado como aprovado, pois o fluxo de aprovação é gerido pelo OTM.
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Para os custos acessórios não planejados ou seja, custos que aconteceram após o início da viagem (Status Viagem = "INICIADO"/"EMBARCADOR"), por exemplo, o OTM vai gerar um a atualização do planejamento logístico ao nddFrete.
• O custo acessório não planejado, gerado no OTM, ao ser integrado com o nddFrete será considerado aprovado, pois o fluxo de aprovação é tratado diretamente no OTM
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Para os custos acessórios da venda de frete, será aguardado DPS Complementar para cada custo extra oriundo do OTM. Para os custos acessórios da compra de frete, poderá ser configurado no nddFrete (Abordado no tópico: X ) qual o tipo de documento fiscal o provedor deverá gerar para cada custo extra oriundo do OTM, sendo eles:
•CT-e complementar;
•NFS-e;
•Nota de debito;
•Vale Pedágio;
Todo o cadastro de custos acessórios deve ser realizado no OTM, sendo que, no nddFrete existe apenas a configuração de tipificação desse custo para o documento fiscal. Ao ser criado um novo custo acessório (além dos já disponíveis) no OTM ele deve ser parametrizado no nddFrete. Importante ressaltar que será necessário seguir o Implementation Guide da Oracle para ativar essa funcionalidade dentro do OTM. Estes custos podem simbolizar também despesas referente a recusa, devolução, reentrega nos cenários logísticos de mercado.
• Custo acessório não planejado, gerado no OTM, ao ser integrado com o nddFrete será considerado aprovado, pois o fluxo de aprovação é tratado diretamente no OTM • Custos acessórios não planejados, e não tipificados no nddFrete implicaram na classificação inconsistente da ocorrência recepcionada relativa ao embarque (Abordado no tópico: X ). |
Recepção de Location através do Shipment Buy |
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Integração do OTM para o nddFrete que permite o cadastro automático de transportadores através de interface Location. Nesta interação entre os sistemas é obrigatório que todos os dados de uso obrigatório para cadastro do transportador no nddFrete, sejam repassados pelo OTM, ao contrário o cadastro não será concluído, ficando com status de incompleto. Para consultar os dados cadastrais do transportador, consultar planilha dos dados relacionada no tópico “Anexos” deste documento.
Recepção de PowerUnit (Equipment) através do Shipment Buy |
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O cadastro do equipamento poderá ser efetuado através do PowerUnit informado no Shipment Buy quando o OTM estiver integrado ao módulo FleetManagement da Oracle. A modelo de cadastro do transportador via Driver, o equipamento será cadastrado em tempo de processamento na recepção do Shipment Buy, desconsiderando a necessidade de integração exclusiva de equipamentos.
Recepção de Driver através do Shipment Buy |
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Em projetos em que o OTM estiver integrado ao módulo FleetManagement da Oracle,o cadastro de transportadores ocorre em tempo de processamento, onde na recepção do Shipment Buy os dados cadastrais do
transportadores serão capturados do elemento Driver, dispensando integração exclusiva para cadastro do transportador