Validação Pré-Documento

Anterior
Próximo
Imprimir

Validação Pré-Documento

Conciliação por Saldo: Esta conciliação é a mais abrangente e possui menos critérios de validações, entretanto ainda há itens padrões que são analisados para que o documento seja internalizado e possa seguir para o fluxo de pagamento sem problemas, são eles: tomador, saldo do embarque e tolerância configurada, além das validações sistêmicas de transportador e Releases.

 

Mensagem: O valor do CT-e:  <valor do CT-e> é maior que o saldo do Embarque mais a tolerância configurada: <saldo do embarque + tolerância>

Motivo: Esta mensagem é apresentada quando a conciliação ocorrer por saldo e o CT-e recepcionado ultrapassar o valor do saldo do embarque mais a tolerância configurada, pois neste caso podem ter sido recebidos outros CT-es e já terem consumido o saldo do embarque.

Alternativa: É possível solicitar a aprovação e aprovar este documento com a divergência de valor ou ainda, alterar a configuração de tolerância se entender que esta situação é comum e se aplicará aos demais documentos e, em seguida, reprocessar o documento. Também é possível tratar essa situação de forma fiscal, se assim for necessário, solicitando ao transportador que proceda com a substituição ou o cancelamento do documento. A solicitação pode ser feita através do Portal do Embarcador, informando o motivo para que o transportador possa visualizar essa solicitação no Portal do Transportador.

 

 

Conciliação por Pré-documento (documento originário): Esta configuração corresponde ao cenário onde cada NF-e vinculada às Releases será representada por um documento de transporte, ou seja, quando cada NF-e representar um CT-e, portanto, é obrigatório que o CT-e recebido neste cenário possua apenas uma NF-e informada, além disso, são validados os participantes: tomador e destinatário, além do valor da prestação do CT-e com o valor provisionado para o pré-documento com a tolerância configurada.

 

Mensagem: Para efetuar a conciliação por documento originário é necessário que contenha apenas uma NF-e no CT-e. NF-es informadas no CT-e: <Lista de chaves de NF-e>

Motivo: A conciliação por pré-documento gerado por documento originário significa que para cada NF-e vinculada à Release foi gerado um pré-documento, logo os CT-es recebidos para este embarque deveriam possuir apenas a chave correspondente ao pré-documento.

Alternativa: É possível solicitar a aprovação e aprovar este documento com a divergência de NF-e ou ainda, tratar essa situação de forma fiscal, solicitando ao transportador que corrija o CT-e, cancelando-o e gerando o novo corretamente. A solicitação de cancelamento pode ser feita no Portal do Embarcador, informando o motivo, para que o transportador possa visualizar essa solicitação no Portal do Transportador.

Obs.: Caso este cenário ocorra de forma recorrente, convém alinhar as emissões de CT-es com o transportador ou, considerar alterar a forma de conciliação, desde que homologado.

 

Mensagem: O destinatário CNPJ: <CNPJ do destinatário> do CT-e não coincide com o destinatário CNPJ: <CNPJ do destinatário> da NF-e série: <série da NF-e> número: <número da NF-e> vinculada ao Pré-documento série: <série do pré-documento> número: <número do pré-documento>

Motivo: A divergência de destinatário significa que a NF-e do pré-documento encontrado para o CT-e não possui o mesmo destinatário do CT-e. Logo, não é possível que o CT-e seja automaticamente processado pelo sistema.

Alternativa: É possível solicitar a aprovação e aprovar este documento com a divergência de destinatário ou ainda, tratar essa situação de forma fiscal, solicitando ao transportador que corrija o CT-e, cancelando-o e gerando o novo corretamente. A solicitação de cancelamento pode ser feita no Portal do Embarcador, informando o motivo, para que o transportador possa visualizar essa solicitação no Portal do Transportador.

 

Conciliação por Pré-Documento (personalizado): A personalização de pré-documentos corresponde aos critérios de agrupamento dos pedidos por centro de custo e/ou conta contábil, além dos padrões: tomador, origem e destino. Com essas opções ativas, será considerado na conciliação do CT-e com o pré-documento essas informações, e o mesmo só será conciliado automaticamente quando as informações coincidirem. Resumidamente, conciliação por pré-documento personalizado valida: tomador, destinatário, NF-es, centro de custo, conta contábil e valor com tolerância.

 

Mensagem: O centro de custo:  <centro de custo> do CT-e não coincide com o centro de custo: <centro de custo> do Pré-documento série: <série> número: <número>

Motivo: Quando optado pelo pré-documento personalizado, com o agrupamento por centro de custo, será considerado o centro de custo informado no CT-e para validar com o centro de custo das Releases informadas no Embarque. Esta mensagem informa que ambos não coincidem.

Alternativa: É possível solicitar a aprovação e aprovar este documento com a divergência de centro de custo ou ainda, tratar essa situação de forma fiscal, solicitando ao transportador que corrija o CT-e, cancelando-o e gerando o novo corretamente. A solicitação de cancelamento pode ser feita no Portal do Embarcador, informando o motivo, para que o transportador possa visualizar essa solicitação no Portal do Transportador.

 

Mensagem: A conta contábil:  <conta contábil> do CT-e não coincide com a conta contábil: <conta contábil> do Pré-documento série: <série> número: <número>

Motivo: Quando optado pelo pré-documento personalizado, com o agrupamento por conta contábil, será considerada a conta contábil informada no CT-e para validar com a conta contábil das Releases informadas no Embarque. Esta mensagem informa que ambos não coincidem.

Alternativa: É possível solicitar a aprovação e aprovar este documento com a divergência de conta contábil ou ainda, tratar essa situação de forma fiscal, solicitando ao transportador que corrija o CT-e, cancelando-o e gerando o novo corretamente. A solicitação de cancelamento pode ser feita no Portal do Embarcador, informando o motivo, para que o transportador possa visualizar essa solicitação no Portal do Transportador.

 

Mensagem: O destinatário CNPJ: <CNPJ do destinatário> do CT-e não coincide com o destinatário CNPJ: <CNPJ do destinatário> da NF-e série: <série da NF-e> número: <número da NF-e> vinculada ao Pré-documento serie: <série do pré-documento> número: <número do pré-documento>

Motivo: A divergência de destinatário significa que as NF-es do pré-documento encontrado para o CT-e não possui o mesmo destinatário do CT-e. Logo, não é possível que o CT-e seja automaticamente processado pelo sistema.

Alternativa: É possível solicitar a aprovação e aprovar este documento com a divergência de destinatário ou ainda, tratar essa situação de forma fiscal, solicitando ao transportador que corrija o CT-e, cancelando-o e gerando o novo corretamente. A solicitação de cancelamento pode ser feita no Portal do Embarcador, informando o motivo, para que o transportador possa visualizar essa solicitação no Portal do Transportador.

 

Mensagem: As NF-es do CT-e não coincidem com a NF-e do Pré-documento série: <série do pré-documento> número: <número do pré-documento>. NF-es do CT-e: <lista com a chave de NF-es presentes no CT-e>. NF-es do Pré-documento: <lista com a chave de NF-es presentes no pré-documento>

Motivo: Quando uma ou mais NF-es informadas no CT-e, não coincidir 100% com as NF-es do pré-documento encontrado.

Alternativa: É possível solicitar a aprovação e aprovar este documento com a divergência de destinatário ou ainda, tratar essa situação de forma fiscal, solicitando ao transportador que corrija o CT-e, cancelando-o e gerando o novo corretamente. A solicitação de cancelamento pode ser feita no Portal do Embarcador, informando o motivo, para que o transportador possa visualizar essa solicitação no Portal do Transportador.