Pré Requisitos |
Deve possuir Empresa, Concentrador e QRCode cadastrados.
Configuração |
Acesse o e-Connector Settings e na área de configurações, clique em Lojas. A seguinte tela é apresentada:
Para cadastrar uma nova loja clique em
. Será exibida a tela para cadastro dos dados, preencha-os conforme descrito abaixo.
✓ Nome: Nome da Loja a ser cadastrada;
✓ Identificador: Deverá ser o nome que servirá de Identificador da Loja;
✓ CNPJ: Deve ser informado o CNPJ;
✓ Empresa: Selecione a empresa, a qual deve ser previamente cadastrada;
✓ Concentrador: Selecione o concentrador cadastrado anteriormente;
✓ QRCode: Selecione o QRCode previamente cadastrado, lembrando que somente será apresentado aqueles QRCodes cadastrados com o CNPJ raiz da loja que está sendo cadastrada;
✓ Utilizar versão do QRCode da Empresa: Marque esta opção para utilizar a versão do QRCode da empresa vinculada a esta loja;
✓ Versão default QRCode: Será habilitada apenas se a opção "Utilizar versão do QRCode da Empresa" estiver desabilitada, através deste campo é possível definir manualmente a versão do QRCode.
✓ Tipo de Processo de Emissão:
oProcesso Normal NFCe/SAT - Para utilização do processo de envio SAT e NFCe sem a utilização do Integrador. Importante lembrar que para processamento MFe é obrigatório o uso do Integrador;
oProcesso Integrador Agente - Para o processamento SAT Agente MFe com a utilização do Integrado;
oProcesso Integrador SatServer Concentrador - Para processamento do MultiSat Concentrador MFe com a utilização do integrador.
Impressão: |
✓ Utilizar configuração da empresa: Selecionando este campo, será considerado as configurações de impressão realizadas na empresa.
Os campos a seguir somente serão editáveis quando a opção "Utilizar Configuração da Empresa" não estiver selecionada.
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✓ Utilizar COO: Para utilizar a contagem de COO (número da ordem da operação), marque a opção Utilizar COO;
✓ Manter espelhos de impressões: Com essa opção selecionada, uma pasta chamada Mirror será criada dentro da pasta printer (essa por sua vez estará dentro da pasta Control ) tanto no Concentrador quanto no Agente, e após ser processado uma nota para ser impressa, será criada dentro da pasta Mirror um arquivo com o nome igual a nomenclatura da nota recém enviada. O conteúdo desse arquivo consiste em informações das notas impressas, a cada nota enviada será inserida as informações dessa nota no arquivo, sequencialmente. Ao passar 36 dias o sistema irá excluir esse arquivo da pasta Mirror;
✓ Imprimir COO: Com essa opção selecionada, será inserido um registro na coluna COO da tabela TBCONTROLNUMBER. O conteúdo desta coluna será sempre o próximo número a ser utilizado pela impressão. Ex: A coluna COO possui o número 1, a próxima nota enviada e impressa virá com o Número de COO 2;
✓ Imprimir via do estabelecimento: Com essa opção selecionada será possível configurar a quantidade de cópias em que será impresso em caso de emissão em contingência off-line. Quando configurado a quantidade de cópias deve ser impresso apenas a via do contribuinte;
✓ Emular portas USB 2.0 nas portas USB 3.0: Com esta opção selecionada será possível emular apenas em ambientes LINUX as portas USB 2.0 nas portas USB 3.0, quando a BIOS do PDV suportar;
✓ Tipo de impressão: Selecione o tipo de impressão desejado conforme os campos abaixo:
o Default: Utiliza o modelo nativo do Java.
o JSSC Serial: Utiliza uma biblioteca de terceiros. Homologado apenas para as impressoras Bematech - MP4200 TH e Elgin i9, em ambientes Windows.
✓ Formulário: Selecione o formulário (cadastro de formulário);
✓ Impressora: Selecione a impressora (cadastro da impressora);
✓ Formulário Sat Envio: Selecione um formulário SAT de envio (cadastro de formulário);
✓ Formulário Sat de Cancelamento: Selecione um formulário SAT de cancelamento (cadastro de formulário);
✓ Logotipo: Selecione um logotipo (cadastro logotipo);
✓ Número de Cópias: Quantidade de cópias que deverão ser impressas de cada nota processada;
✓ Tempo para captura da impressão: Esse campo deve disponibilizar parâmetro no concentrador para realizar o controle de intervalo de impressão. Possui o valor mínimo de 1000 ms (1 segundo).
Existe dois formatos de impressão NFC-e e SAT compatíveis com a solução e-Forms NFC-e, onde além do tradicional formato pelo spooler de impressão, a solução aborda a impressão diretamente para a porta COM do Sistema Operacional; O identificador de qual método de impressão será utilizado estará associado ao nome da impressora onde será incluso o identificador port= para se especificar a utilização das portas COM; Exemplo: Impressão utilizando serviço de impressão normal: ▪Para XML: <PrinterName>nddPrint</PrinterName> ▪Para TXT: 10250;nddPrint Exemplo: Impressão utilizando a porta COM: ▪Para XML: <PrinterName>port=COM5</PrinterName> ou <PrinterName>port=ttyS99</PrinterName> ▪Para TXT: 10250;port=COM5 ou 10250;port=ttyS99 - Caso o usuário opte por utilizar a impressão através da porta COM, a utilização do identificador port: deve estar disponível no config.xml de forma obrigatória. |
Integração: |
Configurações de Integração
✓ Utilizar Integração: Marcando esta opção, serão geradas integrações no concentrador/banco de dados concentrador;
✓ Gerar integração no: A versão atual, contempla apenas, integração no Concentrador;
✓ Integrar em: É possível escolher onde serão armazenadas as integrações, podendo ser em um diretório ou então em um banco de dados;
✓ Tipo de diretório: Único ou por agente, esta opção só estará disponível, quando o armazenamento das integrações estiver configurado para diretório.
Banco de Dados
✓ String de Conexão: Informações do Banco de Dados. Esta opção só estará disponível, quando o armazenamento das integrações estiver configurado para Banco de Dados;
✓ Nome da tabela: Informar nome da tabela na qual foi criada no Banco de dados. Esta opção só estará disponível, quando o armazenamento das integrações estiver configurado para Banco de Dados;
Integração de Retorno
✓ Utilizar configuração de empresa: Habilitando esta opção, os campos de integração abaixo, herdarão as configurações da empresa que a loja pertence;
✓ Integrar QRCode na autorização pelo concentrador: Marcando esta opção, o QRCode será integrado no documento;
✓ Integrar CFe retornado pelo SAT: Com essa opção ativada o sistema irá gerar a integração em XML ou TXT da CFe processada;
✓ Integrar número de tentativas de envio: Para habilitar a edição deste campo basta marcar o campo acima. Esta opção irá integrar, o número de tentativas de envio do documento SAT, no arquivo de retorno;
✓ Integrar status de alerta do SAT: Para habilitar a integração do status de alerta de equipamento/contingência SAT, basta ativar essa opção;
✓ Não integrar mensagens da SEFAZ: Ao habilitar esta opção as mensagens da SEFAZ não serão integradas, lembrando que ao marcar utilizar configuração da empresa, esta opção será considerada apenas se estiver habilitada no cadastro da empresa vinculada a loja.
Para a utilizar a importação da integração para o concentrador, é necessário que o Job esteja configurado para integrar via banco de dados. Os registros de integrações no banco de dados do eForms NFCe, serão excluídos, após a confirmação de integração por parte do Concentrador. Para mais informações sobre integração via banco de dados no concentrador Clique Aqui. Connection Strings: MySQL: ▪jdbc:mysql://[endereco servidor]:[porta]/[nome do banco]?user=[usuario]&password=[senha] •Exemplo: jdbc:mysql://localhost:3306/nfce?user=root&password=vertrigo
SQL Server: ▪jdbc:sqlserver://[endereco servidor]:[porta];databaseName=[nome do banco];user=[usuario];password=[senha] •Exemplo: jdbc:sqlserver://localhost:1433;databaseName=INTEGRATION;user=sa;password=123456
Oracle: ▪jdbc:oracle:thin:[Nome do Banco]/[senha]@[endereco servidor]:[porta]:[usuario] •Exemplo: jdbc:oracle:thin:INTEGRATION/12345@172.31.40.222:1521:orcl |
Conversão: |
Opções de layout
✓ Layout: Neste campo será possível indicar o uso de um layout específico para a loja (cadastro de layout);
Opções de conversão
✓ Utilizar configuração de empresa: Habilitando esta opção, os campos de integração abaixo, herdarão as configurações da empresa que a loja pertence;
✓ Remoção da Tag de detalhamento específico de Combustível (comb): Fará a remoção automática da tag comb caso esta opção seja marcada;
✓ Remoção da caracteres especiais e acentuados: Fará a remoção automática dos caracteres especiais e acentuados dos documentos enviados.
Agentes: |
Na aba Agentes serão mostrados todos os Agentes cadastrados tanto pelo Settings, quanto automaticamente através do processamento via Agente/Concentrador.
Para adicionar um novo agente, clique em
. Preencha os dados conforme descrito abaixo.
✓ Chave: A chave é o nome do agente, determinado no arquivo que é enviado pelo PDV;
✓ Token: Para cada Agente é gerado um token automaticamente;
✓ Codificação: Escolha uma das codificações para o Agente utilizar ao processar os documentos eletrônicos (UTF-8, UTF-16, UTF-16BE, UTF-16LE, US-ASCII ou ISO-8859-1).
✓ Ativo: Com esta opção, a solução entenderá que o usuário de fato utiliza este Agente, sendo assim será sinalizado e contabilizado no e-monitor;
✓ Tempo de espera para cada envio de autorização ao concentrador (ms): Tempo de espera entre a comunicação do agente com o concentrador.
Quando é utilizado a entrada via Socket (TCP), é importante que o tempo de espera dos envios de autorização ao concentrador seja igual ou inferior a 20000 (ms).
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Aba Impressão
✓ Utilizar configuração da loja: Selecionando este campo, os demais dados referente a impressão serão importados da loja que o agente pertence.
✓ Manter espelhos de impressões: Com essa opção selecionada, uma pasta chamada Mirror (Control>Printer>Mirror) será criada tanto no Concentrador quanto no Agente, e após ser processado uma nota para ser impressa, será criada dentro da pasta Mirror um arquivo com o nome igual a nomenclatura da nota recém enviada. O conteúdo desse arquivo consiste em informações das notas impressas, a cada nota enviada será inserida as informações dessa nota no arquivo, sequencialmente. Ao passar 36 dias o sistema irá excluir esse arquivo da pasta Mirror.
✓ Imprimir COO: Com essa opção selecionada, será inserido um registro na coluna COO da tabela TBCONTROLNUMBER. O conteúdo desta coluna será sempre o próximo número a ser utilizado pela impressão;
Ex.: A coluna COO possui o número 1, a próxima nota enviada e impressa virá com o Número de COO 2.
✓ Imprimir via do estabelecimento: Com essa opção selecionada será possível configurar a quantidade de cópias em que será impresso em caso de emissão em contingência off-line. Quando configurado a quantidade de cópias deve ser impresso apenas a via do contribuinte;
✓ Formulário: Será possível selecionar um formulário (cadastro de formulário);
✓ Impressora: Será possível selecionar uma impressora (cadastro de impressora);
✓ Formulário Sat Envio: Será possível selecionar um formulário SAT de envio (cadastro de formulário);
✓ Formulário Sat de Cancelamento: Será possível selecionar um formulário SAT de cancelamento (cadastro de formulário);
✓ Logotipo: Será possível selecionar um logotipo (cadastro de logotipo)
✓ Número de Cópias: Quantidade de cópias que deverão ser impressas de cada nota processada;
✓ Tempo para captura da impressão: Esse campo deve disponibilizar parâmetro no concentrador para realizar o controle de intervalo de impressão. Possui o valor mínimo de 8000 ms (8 segundos).
Aba Proxy
✓ Usar servidor proxy: Para utilizar proxy, marque esta opção.
✓ Endereço: Insira o endereço do proxy.
✓ Porta: Insira a porta utilizada.
Caso seja necessário autenticar neste servidor, marque a opção Usar Autenticação e em seguida preencha os campos Usuário e Senha. Caso este usuário pertença a algum domínio da empresa, preencha o campo Domínio também.
Aba Automatização
✓ Configuração SAT prioritária: Selecione o SAT a ser utilizado para a formação do arquivo configdata.xml, o não preenchimento deste campo fará com que o sistema utilize o SAT configurado como default para a obtenção dos dados necessários para formar o arquivo. Clicando em adicionar, será listado os equipamentos SAT cadastrados para a loja que este agente pertence;
✓ Configuração Integrador prioritário: Selecione o cadastro de Integrador prioritário. Clicando em adicionar, será listado os equipamentos SAT cadastrados para a loja que este agente pertence;
✓ Utilizar configuração da Loja: Marcando esta opção, o Agente irá utilizar o Cadastro de Sat Server default da Loja;
✓ SAT Server: Selecione o SAT a ser utilizado para a formação do arquivo configdata.xml, o não preenchimento deste campo, fará com que o sistema utilize o SAT configurado como default para a obtenção dos dados necessários para formar o arquivo.
Quando é usada o tipo de contingência como "Nenhum" todos os documentos processados sem comunicação com a retaguarda ou sefaz tipo "1" é retornado um "205; Falha de comunicação com a SEFAZ", porém neste fluxo os documentos resultantes de falha não são enviados para a retaguarda.
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Aba Integrador MFe
Esta Aba será habilitada, somente quando o Tipo de Processo de Emissão for "Processo Integrador Agente".
Configurações do Integrador MFe
✓ Utilizar configuração da loja: Ao marcar esta opção será considerado o tipo de integração configurada na aba integrador MFe da loja;
✓ Tipo de Integração: Selecione o tipo de integração utilizado pelo integrador, podendo ser via arquivo ou via biblioteca.
Aba Configurações (Agentes>Configurações)
✓ Tempo de espera para envio da autorização ao concentrador (ms): Informe o tempo que será padrão para os Agentes que serão criados no futuro;
Quando é utilizado a entrada via Socket (TCP), é importante que o tempo de espera dos envios de autorização ao concentrador seja igual ou inferior a 20000 (ms).
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✓ Aplicar configurações a todos os agentes: Caso o usuário possua muitos Agentes e precise alterar a configuração desses já existentes basta realizar a alteração na Aba Configurações e clicar em Aplicar configurações a todos os agentes para que a nova configuração seja aplicada;
Automatização: |
Opções de automatização
✓ Utilizar configuração da empresa: Marcando esta opção, as configurações de automatização serão importadas da empresa que a loja pertence.
Ao marcar a opção Utilizar configuração da empresa, o restante das opções são desabilitadas pois será herdado as configurações da empresa.
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✓ Tipo de contingência: É possível selecionar os seguintes tipos de contingências:
o Normal - Ao selecionar essa opção será emitido os documentos apenas em contingência NFCe (modelo 65);
o SAT Agente - Quando selecionado será emitido diretamente para o equipamento SAT, sem passar por outro módulo;
o SAT Server Agente - Essa opção fará com que o SAT Server capture o arquivo no Agent;
o SAT Server Concentrador - Através dessa opção, o Agent vai enviar o arquivo para o Concentrador e o SAT Server capturará a nota no concentrador, para retornar posteriormente o documento ao Agente;
o SAT Agente/Server Mista - Caso o Agente tenha o SAT Server vinculado, o tipo de contingência dele será SAT Server Agent, caso não tenha, será SAT Agent;
Caso a loja utilize associação automática de assinatura SAT habilitada, a mesma será desabilitada quando selecionado o tipo de contingência igual a SAT Agente/Server Mista.
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o MF-e - Para utilizar essa opção deve ter previamente configurado o integrador Direct nas conexões de saída SEFAZ ;
o Nenhum - Não será utilizado nenhum tipo de contingência.
Quando é usada o tipo de contingência como "Nenhum" todos os documentos processados sem comunicação com a retaguarda ou sefaz tipo "1" é retornado um "205; Falha de comunicação com a SEFAZ", porém neste fluxo os documentos resultantes de falha não são enviados para a retaguarda.
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✓ Utilizar contingência de: É possível selecionar um dos tipos de utilização da contingência:
o Nenhum - Não será adotado nenhum procedimento quando o sistema estiver em contingência;
o Automatizar - O sistema entrará automaticamente em contingência, alterando o tipo de emissão de Normal (1) para Contingência (9);
o Sinalizar - O sistema não automatizará a alteração do tipo de emissão, apenas sinalizará quando a emissão for Normal (1) para um ambiente que esteja em Contingência (9);
o Automatizar e gerar número - Será cancelado o documento, onde ocorreu o problema de comunicação, e gerado um outro documento para autorização em contingência. A emissão dos próximos documentos, o comportamento será semelhante ao da opção Automatizar.
✓ Gerar cancelamento/inutilização para falhas de comunicação (Agente/Concentrador/Sefaz): Marcando esta opção, serão cancelados automaticamente os documentos que falharem comunicação com a SEFAZ/Concentrador;
✓ Gerar cancelamento/inutilização para notas rejeitadas Normal: Marcando esta opção, serão cancelados automaticamente os documentos rejeitados no processo Normal;
Ao marcar/desmarcar a opção Gerar cancelamento/inutilização para notas rejeitadas Normal deverá ser reiniciado o serviço NFCeEletronicConnectorService obrigatoriamente, para que a configuração seja validada.
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✓ Utilizar série de Contingência: Habilite esta opção, para utilização de série de contingência de documentos. Este mesmo só será possível caso o tipo da contingência utilizada for normal. Este parâmetro representa a virada para a utilização da série de contingência;
✓ Utilizar o controle de numeração para série em contingência: Habilite esta opção, para utilização do controle de numeração para série em contingência de documentos. Este mesmo só será possível caso o tipo da contingência utilizada for normal. Com este parâmetro habilitado o controle de numeração de série de contingência passa a ser controlado pela solução NDD NFCe.
✓ Tempo para disparar can-inu para notas que não foram informadas o destinatário (min): Ao recepcionar uma nota sem o destinatário e não haver correção do mesmo dentro do período estipulado, será disparado um can-inu para o documento. O valor informado deve ser de no mínimo 1 minuto e o máximo de 1440 minutos (24 horas), onde por padrão essa opção vem com 1440 minutos.
Configurações de Contingências SAT
Os dados das Configurações de Contingência SAT só serão ativos para preenchimento, se o Concentrador escolhido no campo acima possua na configuração a Contingência Multi SAT.
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✓ Servidor SAT Primário: Deverá ser selecionado no botão Localizar o Server SAT primário para uso que foi cadastrado anteriormente;
✓ Servidor SAT Secundário: Deverá ser selecionado no botão Localizar o Server SAT secundário para uso que foi cadastrado anteriormente;
✓ Tempo de espera do retorno de solicitação enviada ao Multi SAT: Campo usado para cadastrar o tempo de espera de um retorno após solicitação enviada ao Servidor SAT cadastrado;
✓ Tempo de espera para reenvio da solicitação ao Multi SAT: Campo usado para cadastrar o tempo de espera de um reenvio de uma solicitação ao servidor SAT cadastrado;
✓ Timeout de comunicação com o Webservice (ms): Tempo de comunicação da loja com o WebService;
✓ Se falhar Comunicação com o SAT Server utilizar o próximo da lista: Marcando esta opção, caso o SAT Server padrão falhar, o Agente utilizará o próximo SAT Server cadastrado na lista abaixo;
✓ Cadastro de SAT Server: Vincule aqui todos os cadastros de SAT Servers desejados (cadastro SAT Server).
Caso o tipo de contingência seja igual a SAT Agente/Server Mista e o usuário queira remover o SAT Server da loja, os Agentes vinculados a este SAT Server passarão a ser SAT Agente.
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Monitoramento status Agente: |
✓ Quantidade de Agente OFF-LINE para sinalizar status alerta: Neste campo o usuário determinará a quantidade de Agentes que estarão off-line para sinalizar no e-monitor o status de alerta.
✓ Quantidade de Agente OFF-LINE para sinalizar status crítico: Neste campo o usuário determinará a quantidade de Agentes que estarão off-line para sinalizar no e-monitor o status crítico.
SAT: |
Aba Monitoramento > Status
✓ Quantidade de SAT OFF-LINE para sinalizar status alerta: Neste campo o usuário determinará a quantidade de SATs OFF-LINE para sinalizar no e-monitor o status alerta.
✓ Quantidade de SAT OFF-LINE para sinalizar status crítico: Neste campo o usuário determinará a quantidade de SATs que estarão off-line para sinalizar no e-monitor o status crítico.
✓ Quantidade de SAT REPRESADO para sinalizar status alerta: Neste campo o usuário determinará a quantidade de SATs REPRESADOS para sinalizar no e-monitor o status alerta.
✓ Quantidade de SAT REPRESADO para sinalizar status crítico: Neste campo o usuário determinará a quantidade de SATs REPRESADOS para sinalizar no e-monitor o status crítico.
✓ Quantidade de SAT BLOQUEADO para sinalizar status alerta: Neste campo o usuário determinará a quantidade de SATs BLOQUEADOS para sinalizar no e-monitor o status alerta.
✓ Quantidade de SAT BLOQUEADO para sinalizar status crítico: Neste campo o usuário determinará a quantidade de SATs BLOQUEADOS para sinalizar no e-monitor o status crítico.
✓ Tempo em minutos para considerar SAT REPRESADO (ultima comunicação): Tempo configurável em minutos para o sistema considerar o equipamento SAT com o status Represado.
Aba Monitoramento > Equipamento
✓ Quantidade de SAT com BATERIA BAIXA para sinalizar status alerta: Informe a quantidade de equipamentos SATs com nível de bateria baixo para sinalizar no e-monitor o status alerta;
✓ Quantidade de SAT com BATERIA BAIXA para sinalizar status crítico: Informe a quantidade de equipamentos SATs com nível de bateria baixo para sinalizar no e-monitor o status crítico;
✓ Quantidade de SAT com CERTIFICADO EXPIRANDO para sinalizar status alerta: Informe a quantidade de equipamentos SAT com CERTIFICADO EXPIRANDO para sinalizar no e-monitor;
✓ Quantidade de SAT com CERTIFICADO EXPIRANDO para sinalizar status crítico: Informe a quantidade de equipamentos SAT com CERTIFICADO EXPIRANDO para sinalizar no e-monitor;
✓ Tempo em HORAS para considerar CERTIFICADO EXPIRANDO: Informe o tempo em HORAS para considerar o certificado utilizado como expirando;
✓ Quantidade de SAT com POUCA MEMÓRIA para sinalizar status alerta: Informe a quantidade de equipamentos SATs com POUCA MEMÓRIA para sinalizar no e-monitor o status alerta;
✓ Quantidade de SAT com POUCA MEMÓRIA para sinalizar status crítico: Informe a quantidade de equipamentos SATs com POUCA MEMÓRIA para sinalizar no e-monitor o status crítico;
✓ Quantidade mínima em MB disponível para considerar SAT com POUCA MEMÓRIA: Informe a quantidade mínima em MB disponível para considerar o equipamento SAT com pouca memória.
As configurações realizadas aqui serão vitais para a compreensão e visualização da situação dos módulos do e-Forms NFC-e no e-Monitor.
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Aba Monitoramento > Agendamento
✓Agendar consultas de status SAT: Com esse checkbox marcado, as configurações de agendamento estarão disponíveis para cadastramento;
✓Frequência: Na opção frequência deverá ser informado o tempo em minutos, essa informação deverá apresentar automaticamente na Grid de horários programados;
✓Horário: Na opção horário, será informado o valor, podendo ser adicionado, ou selecionando na grid um existente podendo removê-lo.
Caso o usuário opte pela opção Frequência a escolha mínima será de 30 minutos. Se optar por Horários poderá adicionar o horário que quiser para o agendamento.
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Aba Configurações
Nesta aba serão cadastrados os equipamentos SAT.
Clique em
para adicionar um novo equipamento SAT e preencha os campos conforme descrito a seguir.
✓ Default: Habilitando este checkbox, este equipamento SAT será utilizado como default. Caso seja o primeiro equipamento a ser cadastrado, a opção estará desabilitada para edição;
✓ Identificador: Nesse campo deverá ser informado o nome do componente, a nomenclatura deve seguir o padrão CamelCase, composta pelo nome do fabricante junto com a palavra sat.
Ex.: TancaSat
✓ CNPJ do emissor: Este campo deverá ser preenchido com o CNPJ do emissor;
✓ IE do emissor: Este campo deverá ser preenchido com a Inscrição Estadual do emissor;
✓ Código de ativação: Código que o fornecedor do dispositivo disponibiliza deverá ser colocado aqui;
✓ CNPJ do Software House: Campo deverá ser preenchido com o CNPJ da Software House;
✓ Caminho da DLL: Caminho da pasta raiz, onde se encontra a DLL;
✓ Número de tentativas de envio: Número de tentativas para realizar a comunicação com o equipamento SAT, antes que seja retornado falha de comunicação com o equipamento;
✓ Tempo entre tentativas de envio (seg): Intervalo entre as tentativas acima cadastradas;
✓ Associação automática de Assinatura AC: Com este checkbox habilitado, será associado automaticamente a Assinatura AC dos equipamento para a assinatura informada no campo Assinatura AC.
Assinatura AC
Esta funcionalidade (Assinatura AC) está disponível a partir do release 90060.
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✓ Default: Habilitando esta opção, a assinatura AC será a Default para equipamentos novos. Equipamentos que já estão cadastrados no sistema, utilizarão a Assinatura AC antiga até que seja solicitada a Reassociação de forma manual;
✓ Identificador: Informe o Identificador que deve ser gerado automaticamente através do GUID pela retaguarda;
✓ Assinatura AC: Assinatura de comunicação;
✓ Número de tentativas: Número de tentativas para associamento de assinatura do cadastro de no mínimo 0 e máximo 20 tentativas. Quando o número de tentativas for 0, o Agente irá tentar associar a Assinatura AC até conseguir. Ou seja, o valor de tentativas 0 é ilimitado; Também ao atingir o número total de tentativas, a solução irá entender que a associação ocorreu com sucesso, não tentando faze-la de novo posteriormente;
✓ Timeout para associar assinatura (s): Tempo para associamento de assinatura do cadastro de no mínimo 20 segundos e no máximo 10 minutos (600s);
✓ Data de expiração: Data de expiração da Assinatura AC (apenas informativo);
Integrador MFe |
Aba Integrador MFe > Configurações
Os campos dessa aba somente serão habilitados quando o tipo de processo de emissão for selecionado igual a Processo Integrador Agente ou Processo Integrador SAT Server Concentrador.
Configurações do Integrador MFe
✓ Tipo de Integração: Processo utilizado para comunicação com o Integrador.
oIntegração via arquivo: Esta opção habilita a área de configuração dos processos via arquivo, a qual será processada via integrador.
oIntegração via biblioteca: Esta opção habilita o processamento dos arquivos ped-env, ped_can-inu e ped_status-sat, os quais serão enviados diretamente para o equipamento MFe e não passarão pelo integrador.
✓ Tipo de Processo:
oNormal: Fluxo onde o Agente ou o SatServer processa a informação na hora;
oSíncrono: Fluxo onde o SatServer irá armazenar os processos do Integrador em sua base local criando uma fila. Os processos ocorrem sempre com base na fila de banco;
oAssíncrono: Fluxo onde o SatServer irá armazenar os processos do integrador em sua base local criando uma fila. Os arquivos do integrador serão processados apenas a partir de um horário especifico. Ao selecionar a opção assíncrono, as três opções a seguir, são apresentadas:
•Hora do Processamento: Horário agendado para envio dos arquivos de cartão ao Integrador;
•Tempo máximo de processamento: Preencha este com o tempo máximo desejável que será processados os documentos para esta configuração do integrador. Obs: 1 a 12 horas;
•Automatizar a Contingência: Quando utilizado, o sistema de Contingencia é automatizado automaticamente;
✓ Tipo de Emissão:
oApenas MF-e: Somente enviará documentos MF-e;
oUtilizar o NFC-e como Contingência: Utilizará como contingência, somente arquivos NFC-e;
oIntegrador Direct: Passa a enviar os documentos para a SEFAZ do Ceará via Web Service. Quando selecionado, deverá ser obrigatório ter um SAT configurado na loja para o estado do Ceará (CE).
✓ Ao selecionar utilizar o NFC-e como contingência e integrador NFCe Agent sincrono ou normal, o Agent irá começar a receber um configcertificatedata.xml vindo do Concentrador, porém o mesmo irá conter somente um CNPJ que deverá ser o que está na loja.
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✓ Automatizar contingência: Esta opção deve ser habilitada para que a contingência seja automatizada;
✓ Incluir envio de pagamento (env-pag) POS em batch: Para habilitar esta opção o tipo de processo de emissão deve ser integrador agente e o tipo de processo síncrono;
✓Tentativas de cancelamento no Integrador NFC-e: numero de tentativas de cancelamento que o agente ira fazer caso não consiga se comunicar com o integrador durante o Envio de autorização.
✓ Número de Tentativas de Comunicação com o Integrador: Os processo de venda e cancelamento são os únicos processo que possuem a “repescagem” junto ao hardware MFe em SAT Agente. Em caso de falha venda ou do cancelamento é consultado o Status do integrador e caso este esteja “OK” é disparado a consulta do número de sessão do hardware. Caso o integrador não esteja OK o processo é encerrado com erro, Esta opção será habilitada, somente quando o Tipo de Processo de Emissão for "Processo Integrador Agent";
✓ Tempo entre cada Tentativa de Comunicação (ms): Tempo que o sistema irá aguardar antes de executar uma nova tentativa, Esta opção será habilitada, somente quando o Tipo de Processo de Emissão for "Processo Integrador Agent";
✓ Timeout para autorização da venda (ms): Este campo refere-se ao tempo para a autorização da venda com o integrador, o qual deve possuir o valor de 2000 a 600000 ms (milissegundos);
✓ Timeout para autorização de pagamentos (ms): Este campo refere-se ao tempo para a autorização dos pagamentos com o integrador, o qual deve possuir o valor de 2000 a 600000 ms (milissegundos);
✓ Código de ativação do integrador: Informe o código AC;
✓ Processar pagamentos offline somente quando agente estiver ocioso: Habilite esta opção, para processar pagamentos offline quando o agente direcionado estiver de modo ocioso. Ou seja, estar sem processar nenhum documento por um determinado tempo (configurável - Tempo para considerar agente ocioso).
Os parâmetros Processar pagamentos offline somente quando agente estiver ocioso.
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✓ Tempo para considerar agente ocioso (horas): Adicione o tempo em horas para realização de nova tentativa de processamento dos arquivos represados.
Integração Via Arquivo
✓ Caminho de Entrada Agente: Diretório de comunicação entre Agente e Integrador. A pasta input é criada de forma automática pelo integrador, porém podem ser configuradas no integrador em outros diretórios;
✓ Caminho Retornos Agente: Diretório de comunicação entre Agente e Integrador. A pasta output é criada de forma automática pelo integrador, porém podem ser configuradas no integrador em outros diretórios;
✓ Caminho não Processados Agente: Diretório de comunicação entre Agente e Integrador. Na pasta outunprocessfolder o sistema irá armazenar todo e qualquer arquivo que ficar perdido nas pastas input e output;
✓ Caminho de Processamento Agente: Diretório de comunicação entre Agente e Integrador. Na pasta processfolder o sistema irá armazenar todos os documentos que foram processados corretamente pelo sistema;
✓ Caminho de Entrada Sat Server: Diretório de comunicação entre Sat Server e Integrador. A pasta input é criada de forma automática pelo integrador, porém podem ser configuradas no integrador em outros diretórios;
✓ Caminho Retornos Sat Server: Diretório de comunicação entre Sat Server e Integrador. A pasta output é criada de forma automática pelo integrador, porém podem ser configuradas no integrador em outros diretórios;
✓ Caminho não Processados Sat Server: Diretório de comunicação entre Sat Server e Integrador. Na pasta outunprocessfolder o sistema irá armazenar todo e qualquer arquivo que ficar perdido nas pastas input e output;
✓ Caminho de Processamento Sat Server: Diretório de comunicação entre Sat Server e Integrador. Na pasta processfolder o sistema irá armazenar todos os documentos que foram processados corretamente pelo sistema.
Integração Via Biblioteca
✓ Caminho da Biblioteca Agente: Diretório da biblioteca de comunicação entre Agente e Integrador;
✓ Caminho da Biblioteca Sat Server: Diretório da biblioteca de comunicação entre Sat Server e Integrador.
Aba Integrador MFe > Configurações Integrador
Clique em
para criar uma nova configuração do integrador. Será apresentada a seguinte tela, preencha os campos conforme descrito abaixo.
✓ Default: Marque este checkbox para tornar esta, a configuração padrão de integrador. Obs: somente um cadastro pode ser marcado como default;
✓ Identificador: Nome identificador do cadastro de configuração do Integrador;
✓ CNPJ do emissor: Este campo deverá ser preenchido com o CNPJ do emissor;
✓ Código de ativação: Código de ativação disponibilizado pelo fabricante do equipamento MFe;
✓ IE do emissor: Este campo deverá ser preenchido com a Inscrição Estadual do emissor;
✓ CNPJ do Software House: Este campo deverá ser preenchido com o CNPJ da Software House do equipamento MFe;
✓ Aplicação comercial: Preencha este campo com a descrição da aplicação comercial que será utilizado neste cadastro;
✓ Automação comercial: Preencha este campo com a descrição da automação comercial que será utilizado neste cadastro;
✓ Usar servidor da SEFAZ: Habilite este checkbox para utilizar um servidor da Sefaz para comunicação com o Integrador;
✓ Endereço IP Sefaz: Endereço de IP do servidor da Sefaz que será utilizado para comunicação com o Integrador;
✓ Chave de acesso: Preencha este campo com a chave de acesso do equipamento MFe Integrador;
✓ Assinatura: Deve ser inserido a assinatura AC (Assinatura de Comunicação), a qual é disponibilizada pela SEFAZ. Caso não seja informado a assinatura, não será possível realizar o processamento dos documentos;
✓ Caminho DLL: Caminho da DLL do equipamento, o qual deve ser informado para que ocorra o processamento pelo equipamento corretamente;
✓ Entrada do arquivo: Preencha este campo com o caminho do diretório criado para a entrada dos arquivos enviados;
✓ Saída do arquivo: Preencha este campo com o caminho do diretório criado para a saída dos arquivos enviados;
✓ Entrada terminal de arquivo: Preencha este campo com o caminho do diretório criado para a entrada terminal dos arquivos enviados;
✓ Saída terminal de arquivo: Preencha este campo com o caminho do diretório criado para a saída terminal dos arquivos enviados;
✓ Informações: Dados utilizados apenas para exemplos de configurações;
✓ Porta comunicação 1: Digite a porta de comunicação primária do cadastro de configuração do Integrador;
✓ Porta comunicação 2: Digite a porta de comunicação Secundária do cadastro de configuração do Integrador;
✓ Path de Configuração: Caminho onde será armazenado o path de configuração do integrador.ooo;
✓ Usar proxy: Habilite este checkbox para utilizar configurações de proxy neste cadastro;
✓ Enderreço IP proxy: Endereço de IP do proxy que será utilizado neste cadastro;
✓ Porta proxy: Numeração da porta que será utilizada para o endereço de IP do proxy deste cadastro;
✓ Usuário proxy: Crie um nome de usuário para este endereço de IP do proxy que será utilizado neste cadastro;
✓ Senha proxy: Crie uma senha para o usuário deste endereço de IP do proxy que será utilizado neste cadastro.
✓ Número de tentativas de envio: Número de tentativas em que será realizado a comunicação com equipamento MFe, antes que seja retornado falha de comunicação com o mesmo;
✓ Tempo entre tentativas de envio (seg): Intervalo entre as tentativas de envios acima cadastradas.
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✓ Campos Adicionais: Atualmente utilizado para configuração de B2B e B2B Diretório.
oCampo: Deve se preenchido como B2B ou B2BDirectory;
oValor: Para o uso do B2B informe neste campo o e-mail do destinatário, caso seja utilizado o B2BDiretory informe aqui o diretório a ser utilizado.