Esta tela permite que seja possível visualizar os documentos em faturamento, ou seja, os documentos que estavam pagáveis e foram inclusos em uma fatura.
Para utilizar as funcionalidades dos Documentos em Faturamento, acesse: Menu Principal>Gestão de Pagamento>Documentos em Faturamento.
Na tela é possível realizar as seguintes ações:
•Fechar Fatura.
•Cancelar Fatura: Altera o status de Evento da Fatura para "Cancelada" e torna os documentos vinculados a mesma "Pagáveis".
•Exportar CSV: Exporta os dados de todas as faturas em faturamento para um arquivo no formato CSV.
Cancelar Fatura |
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Ao clicar na ação "Cancelar Fatura", deve-se informar o motivo do cancelamento.
Exportar CSV |
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Ao clicar na ação "Exportar CSV", é exibido um pop-up para selecionar as colunas que deseja fazer o download:
Permite exportar as informações que estão sendo exibidas na grid em formato CSV; Considera-se o filtro e/ou a ordenação aplicada no momento da exportação das informações; Permite definir quais as colunas devem ser exportadas. |
Fechar Fatura |
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Ao clicar na ação "Fechar Fatura" é exibido um pop-up de confimação se deseja realmente fechar a fatura selecionada:
Ao confirmar a ação ocorre o fechamento da fatura, é atribuido a mesma número e série.
E as seguintes ações por tipo de transportador:
oTAC: Solicita o pagamento, gera um número e série para fatura, troca o status da fatura para "em Pagamento" , armazena o XML da RPA.
oETC Equiparado: Solicita o pagamento, gera um número e série para fatura, troca o status da fatura para "em Pagamento", armazena o xml do documento que compõe a fatura.
oETC Normal: Gera um número e série para fatura, troca o status da fatura para "em Pagamento"(se o parametro "Recepcionar Apontamentos de Pagamento" nas configurações Gerais estiver ativo, caso contrário mantém como em pagamento), armazena o xml do documento que compõe a fatura e o doccob da Fatura para a integração.
Ao fechar uma fatura composta por CT-e Normal, complementar ou substituição é enviado para integração com o OTM os Refnuns com as informações de Chave, Número, série, protocolo e data do CT-e, bem como a alterção do status de emissão do embarque para DADOS_DPS_RECEBIDO. Ao fechar uma fatura composta por RPA é enviado para integração com o OTM os Refnums com as informações de número do CIOT e número da RPA, bem como a alterção do status de emissão do embarque para DADOS_DPS_RECEBIDO. Para faturas que possuem CT-e ou RPA do mesmo embarque, o status é alterado apenas ao fechar a primeira fatura. |
Na área principal da tela são exibidos todos os documentos que estão em faturamento, relacionando aos mesmos as seguintes informações:
•Tipo: Tipo da fatura:
oCIOT;
oNormal.
•Série: Série da fatura atribuido após o fechamento;
•Fatura: Número da fatura atribuido após o fechamento;
•Ordem de Pagamento: Informado no manualmente no momento da geração da fatura;
•Data de faturamento: A data que o documento se tornou faturável;
•Tomador: Nome de exibição do tomador;
•CNPJ Tomador: CNPJ do tomador vinculado a fatura;
•Transportador: Nome de exibição do transportador;
•CNPJ/CPF Transportador: CNPJ do transportador vinculado a fatura;
•Valor Total da Fatura(Serviços): Valor bruto da fatura;
•Valor liquido da fatura: Saldo final da fatura;
•Data de vencimento: Data de vencimento da fatura;
•Doc. Transporte: Quantidade de documentos de transporte que compõe a fatura.
•Status da fatura: Status da fatura no status em faturamento:
•Aguardando fechar;
•Cancelada;
•Liberada para Pagamento;
•Aguardando Apontamento.
•Núm Doc: Número de documento gerado;
O status "Liberada para Pagamento" ocorre ao fechar a fatura do tipo normal e o parâmetro de "Recepcionar Apontamentos de Pagamento" nas configurações gerais, estiver desativado, tal ação gera número e série para fatura e altera o status para liberada para pagamento, porém a mesma continua em faturamento. |
O status "Aguardando Apontamento" ocorre ao fechar fatura com parâmetro "Exigir Confirmação de Pagamento no Fechamento da Fatura" nas configurações gerais, estiver ativado, tal ação gera número e série para fatura e altera o status para aguardando apontamento, até que sejam recepcionados os apontamentos de amortização da fatura. |
O número e série gerados no momento do fechamento da fatura são informações cadastradas na filial ou na Configuração geral. Caso os dps que compõem a fatura sejam de filiais distintas, a informação é buscada da Configuração Geral, se não exisitir, é gerada com base no primeiro documento da fatura. |
Não é permitido fechar uma fatura com algum documento com status "inativo"(cancelado, anulado, substituído) |
Nos detalhes da fatura, a aba "documentos da Fatura" são exibidas as seguintes informações referentes aos documentos que compõem a fatura:
•Tipo: Tipo do documento que compõe a fatura (CT-e/NFS-e/Nota de débito ou RPA).
•Série: Série dos documentos vinculados a fatura;
•Número: O número do documento;
•Data de Emissão: A data de emissão do documento em questão;
•Filial: Filial embarcadora relacionada ao documento;
•CNPJ Filial: CNPJ da filial embarcadora;
•Situação: Situação do DPS na fatura.
•Status: Status fiscal do documento;
•Núm Doc: Número de documento gerado;
•Valor: Valor do documento.
Na aba "Motivos do Cancelamento" será exibido o motivo do cancelamento da Fatura(Essa aba só é exibida se a Fatura em questão tenha sido cancelada):
• Motivo: Campo de texto livre onde o usuário informa um motivo pelo qual cancelou a Fatura no momento da ação de "Cancelar Fatura".
Na aba Dados do CIOT serão apresentados os dados referente ao CIOT vinculado a fatura em questão:
A aba Dados do CIOT será apresentada somente quando o tipo do transportador for TAC. |
Através do menu de contexto contido em cada registro, é possível acessar as seguintes opções disponíveis no portal do embarcador:
•Editar fatura.
Somente é possível editar faturas que não estão fechadas ou canceladas. |
•Tomador: Nome de exibição do tomarador relacionado ao documento;
•Transportador: Nome de exibição do transportador relacionado ao documento;
•Data de Vencimento: Data de vencimento da fatura;
•Valor Bruto: Valor total sem descontos da fatura em questão;
•Impostos: impostos relacionado ao documento;
•Valor Liquido: Valor final da fatura.
Nos documentos vinculados a fatura estão os seguintes campos:
•Tipo: Tipo do documento:
oRPA;
oNFS-e;
oCT-e;
oNota de Débito;
•Série: Série do documento.
•Número: O número do documento;
•Data de emissão: Data de Emissão do documento. Para o caso de documentos do tipo RPA, considera-se a data em que se tornou um "documento pagável";
•Contratante: Contratante do embarque em questão;
•CNPJ Contratante: CNPJ do contratante do embarque em questão;
•Filial: Filial do documento em questão;
•CNPJ Filial: CNPJ da filial do embarque em questão;
•Transportador: transportador do embarque relacionado a embarque em questão;
•CNPJ/CPF Transportador: CNPJ ou CPF do transportador do embarque relacionado ao documento em questão.
Nos detalhes deve ser possível a visualização dos seguintes itens:
•Embarque: DomainName configurado e o Xid(número do embarque);
•Série: Série do documento;
•Número: O número do documento;
•Data de emissão: Data de Emissão do documento;
•Emitente: Emitente do documento;
•Emitente: CNPJ do Emitente do documento;
•Destinatário: Destinatário do documento.
•CNPJ/CPF Destinatário: CNPJ ou CPF do destinatário do documento.
•IOD: Informação de entrega(Information of delivery);
•POD: Prova de entrega(Proof of delivery);
•Liberação: A data da liberação do embarque em questão.
Ainda na tela será possível informar os dados de faturamento:
•Data de faturamento: A data em que o documento se tornou faturável;
•Data de vencimento: A data em que o documento irá vencer;
•Ordem de Pagamento: Ordem de pagamento gerada a critério do embarcador;
•Impostos: Impostos do documento em questão;
•Antecipação de Taxas: Antecipação de taxas relacionadas ao transportador da Fatura;
•Valor Líquido da Fatura: Valor final da fatura em questão;
•Observações: Observações referidas a fatura.
Na opção "incluir" é listado apenas os DPS's que são do mesmo transportador e tomador da fatura em edição. |
É exibido na tela um ícone de notificação quando existem documentos cancelados, anulados ou substituídos.
Será exibido o ícone de notificação apenas se os DPSs da fatura estiverem inativos. |