Documentos em Faturamento

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Documentos em Faturamento

Esta tela permite que seja possível visualizar os documentos em faturamento, ou seja, os documentos que estavam pagáveis e foram inclusos em uma fatura.

 

Para utilizar as funcionalidades dos Documentos em Faturamento, acesse: Menu Principal>Gestão de Pagamento>Documentos em Faturamento.

 

Na tela é possível realizar as seguintes ações:

Fechar Fatura.

Cancelar Fatura: Altera o status de Evento da Fatura para "Cancelada" e torna os documentos vinculados a mesma "Pagáveis".

Exportar CSV: Exporta os dados de todas as faturas em faturamento para um arquivo no formato CSV.

 

billingdocs_zoom70

 

Cancelar Fatura

 

Ao clicar na ação "Cancelar Fatura", deve-se informar o motivo do cancelamento.

 

cancelationdialog_zoom70

 

Exportar CSV

 

Ao clicar na ação "Exportar CSV", é exibido um pop-up para selecionar as colunas que deseja fazer o download:

 

 

Permite exportar as informações que estão sendo exibidas na grid em formato CSV;

Considera-se o filtro e/ou a ordenação aplicada no momento da exportação das informações;

Permite definir quais as colunas devem ser exportadas.

 

export_billingdocs_zoom70

 

Fechar Fatura

 

Ao clicar na ação "Fechar Fatura" é exibido um pop-up de confimação se deseja realmente fechar a fatura selecionada:

 

closeinvoiceconfirm_zoom70

 

 

Ao confirmar a ação ocorre o fechamento da fatura, é atribuido a mesma número e série.

 

E as seguintes ações por tipo de transportador:

oTAC: Solicita o pagamento, gera um número e série para fatura, troca o status da fatura para "em Pagamento" , armazena o XML  da RPA.

oETC Equiparado: Solicita o pagamento, gera um número e série para fatura, troca o status da fatura para "em Pagamento", armazena o xml do documento que compõe a fatura.

oETC Normal: Gera um número e série para fatura, troca o status da fatura para "em Pagamento"(se o parametro "Recepcionar Apontamentos de Pagamento" nas configurações Gerais estiver ativo, caso contrário mantém como em pagamento), armazena o xml do documento que compõe a fatura e o doccob da Fatura para a integração.

 

 

Ao fechar uma fatura composta por CT-e Normal, complementar ou substituição é enviado para integração com o OTM os Refnuns com as informações de Chave, Número, série, protocolo e data do CT-e, bem como a alterção do status de emissão do embarque para DADOS_DPS_RECEBIDO.

Ao fechar uma fatura composta por RPA  é enviado para integração com o OTM os Refnums com as informações de número do CIOT e número da RPA, bem como a alterção do status de emissão do embarque para DADOS_DPS_RECEBIDO.

Para faturas que possuem CT-e ou RPA do mesmo embarque, o status é alterado apenas ao fechar a primeira fatura.

 

Na área principal da tela são exibidos todos os documentos que estão em faturamento, relacionando aos mesmos as seguintes informações:

 

Tipo: Tipo da fatura:

oCIOT;

oNormal.

Série: Série da fatura atribuido após o fechamento;

Fatura: Número da fatura atribuido após o fechamento;

Ordem de Pagamento: Informado no manualmente no momento da geração da fatura;

Data de faturamento: A data que o documento se tornou faturável;

Tomador:  Nome de exibição do tomador;

CNPJ Tomador:  CNPJ do tomador vinculado a fatura;

Transportador: Nome de exibição do transportador;

CNPJ/CPF Transportador: CNPJ do transportador vinculado a fatura;

Valor Total da Fatura(Serviços): Valor bruto da fatura;

Valor liquido da fatura: Saldo final da fatura;

Data de vencimento: Data de vencimento da fatura;

Doc. Transporte: Quantidade de documentos de transporte que compõe a fatura.

Status da fatura: Status da fatura no status em faturamento:

Aguardando fechar;

Cancelada;

Liberada para Pagamento;

Aguardando Apontamento.

Núm Doc: Número de documento gerado;

 

 

O status "Liberada para Pagamento" ocorre ao fechar a fatura do tipo normal e o parâmetro de "Recepcionar Apontamentos de Pagamento" nas configurações gerais, estiver desativado, tal ação gera número e série para fatura e altera o status para liberada para pagamento, porém a mesma continua em faturamento.

 

O status "Aguardando Apontamento" ocorre ao fechar fatura com parâmetro "Exigir Confirmação de Pagamento no Fechamento da Fatura" nas configurações gerais, estiver ativado, tal ação gera número e série para fatura e altera o status para aguardando apontamento, até que sejam recepcionados os apontamentos de amortização da fatura.

 

O número e série gerados no momento do fechamento da fatura são informações cadastradas na filial ou na Configuração geral.
Caso essas informações nao forem cadastradas na filial e na Configuração geral, é gerada com base no primeiro documento da fatura;

Caso os dps que compõem a fatura sejam de filiais distintas, a informação é buscada da Configuração Geral, se não exisitir, é gerada com base no primeiro documento da fatura.

 

Não é permitido fechar uma fatura com algum documento com status "inativo"(cancelado, anulado, substituído)

Nos detalhes da fatura,  a aba "documentos da Fatura"  são exibidas as seguintes informações referentes aos documentos que compõem a fatura:

 

Tipo: Tipo do documento que compõe a fatura (CT-e/NFS-e/Nota de débito ou RPA).

Série: Série dos documentos vinculados a fatura;

Número: O número do documento;

Data de Emissão: A data de emissão do documento em questão;

Filial: Filial embarcadora relacionada ao documento;

CNPJ Filial: CNPJ da filial embarcadora;

Situação: Situação do DPS na fatura.

Status: Status fiscal do documento;

Núm Doc: Número de documento gerado;

Valor: Valor do documento.

 

invoicedetails_zoom70
 

Na aba "Motivos do Cancelamento"  será exibido o motivo do cancelamento da Fatura(Essa aba só é exibida se a Fatura em questão tenha sido cancelada):

 

       Motivo: Campo de texto livre onde o usuário informa um motivo pelo qual cancelou a Fatura no momento da ação de "Cancelar Fatura".

 

cancelreason_zoom70

 

Na aba Dados do CIOT serão apresentados os dados referente ao CIOT vinculado a fatura em questão:

 

ciotdata_zoom70

 

 

A aba Dados do CIOT será apresentada somente quando o tipo do transportador for TAC.

 

Através do menu de contexto contido em cada registro, é possível acessar as seguintes opções disponíveis no portal do embarcador:

 

Editar fatura.

 

detalhes_da_fatura_zoom70

 

 

Somente é possível editar faturas que não estão fechadas ou canceladas.

 

Tomador: Nome de exibição do tomarador relacionado ao documento;

Transportador: Nome de exibição do transportador relacionado ao documento;

Data de Vencimento: Data de vencimento da fatura;

Valor Bruto: Valor total sem descontos da fatura em questão;

Impostos: impostos relacionado ao documento;

Valor Liquido: Valor final da fatura.

 

Nos documentos vinculados a fatura estão os seguintes campos:

 

Tipo: Tipo do documento:

oRPA;

oNFS-e;

oCT-e;

oNota de Débito;

Série: Série do documento.

Número: O número do documento;

Data de emissão: Data de Emissão do documento. Para o caso de documentos do tipo RPA, considera-se a data em que se tornou um "documento pagável";

Contratante: Contratante do embarque em questão;

CNPJ Contratante: CNPJ do contratante do embarque em questão;

Filial: Filial do documento em questão;

CNPJ Filial: CNPJ da filial do embarque em questão;

Transportador: transportador do embarque relacionado a embarque em questão;

CNPJ/CPF Transportador: CNPJ ou CPF do transportador do embarque relacionado ao documento em questão.

 

Nos detalhes deve ser possível a visualização dos seguintes itens:

 

Embarque: DomainName configurado e o Xid(número do embarque);

Série: Série do documento;

Número: O número do documento;

Data de emissão: Data de Emissão do documento;

Emitente: Emitente do documento;

Emitente: CNPJ do Emitente do documento;

Destinatário: Destinatário do documento.

CNPJ/CPF Destinatário: CNPJ ou CPF do destinatário do documento.

IOD: Informação de entrega(Information of delivery);

POD: Prova de entrega(Proof of delivery);

Liberação: A data da liberação do embarque em questão.

 

Ainda na tela será possível informar os dados de faturamento:

 

Data de faturamento: A data em que o documento se tornou faturável;

Data de vencimento: A data em que o documento irá vencer;

Ordem de Pagamento: Ordem de pagamento gerada a critério do embarcador;

Impostos: Impostos do documento em questão;

Antecipação de Taxas: Antecipação de taxas relacionadas ao transportador da Fatura;

Valor Líquido da Fatura: Valor final da fatura em questão;

Observações: Observações referidas a fatura.

 

dados_de_faturamento_zoom70

 

 

Na opção "incluir" é listado apenas os DPS's que são do mesmo transportador e tomador da fatura em edição.

 

É exibido na tela um ícone de notificação quando existem documentos cancelados, anulados ou substituídos.

 

 

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Será exibido o ícone de notificação apenas se os DPSs da fatura estiverem inativos.