Outbound / Transferência

Anterior
Próximo
Imprimir

Outbound / Transferência

 O fluxo da operação de outbound com as integrações entre os sistemas, bem como os momentos de atualização de embarques podem ser observados na ilustração a seguir:

 

fluxosoutboundtransf_zoom75

 

Planejado: A recepção de um Shipment com o CLL_STATUS_VIAGEM PLANEJADO sinaliza ao nddFrete que o transporte está sendo sendo planejado, roteirizado, precificado e ainda não está pronto para ser embarcado e, com isso, ainda podem haver alterações no embarque. As atualizações permitidas nesta etapa são as seguintes:

Custos;

Releases;

Refnums;

Locations;

Stops;

Equipamentos;

Transportador;

Motorista;

Peso.

Ainda não há emissões de documentos nesta etapa, apenas cálculo do pré-ICMS e o cálculo do pedágio para a rota.

Ao realizar o cálculo do pré-ICMS com sucesso, é integrado com o TMS o CLL_STATUS_DO com o valor COMPLETO.

 

Iniciado: No processo de outbound este status sinaliza o início das operações fiscais, com as emissões das NF-es, e o processo físico de carregamento do veículo que prestará o serviço, com isso é possível enviar as notas geradas ao nddFrete. Enquanto o embarque estiver com status viagem INICIADO, as seguintes informações poderão ser atualizadas:

Custos;

Releases;

Refnums;

Locations;

Stops;

Equipamentos;

Transportador;

Motorista;

Peso.

 

Embarcado: Este status informa ao nddFrete que o processo de emissão de documentos fiscais e o carregamento do veículo foram concluídos e o transporte será iniciado, com isso é possível que o nddFrete gere os pré-documentos correspondentes aos CT-es que o transportador emitirá ou, os documentos de transporte de responsabilidade do embarcador: CIOT e vale-pedágio. Durante o processo de transporte é possível atualizar as seguintes informações:

Custos Acessórios;

Ocorrências.

Caso ocorra alguma falha no processo de emissão do CIOT ou do vale-pedágio, é possível atualizar os dados do motorista ou do equipamento para efetuar o reprocessamento da emissão do CIOT ou do vale-pedágio com falha. Para isso, deve ser informado no Shipment o CLL_STATUS_EMISSAO com o valor PRE_EMISSAO_ENVIADA.

 

 

CLL_STATUS_VIAGEM: O status da viagem informa a situação da operação conforme o cenário logístico, e a partir dele, o nddFrete restringe algumas atualizações e dispara processos fiscais e financeiros, bem como emissão de documentos, disponibilização e gestão financeira;

CLL_STATUS_EMISSAO: Juntamente com o status viagem, deve ser enviado ao nddFrete para sinalizar as etapas de emissão dos documentos fiscais, durante a execução do serviço. Também é utilizado para retornar ao TMS falhas no processo de emissão ou o vínculo do embarque com DPS emitidos ou recebidos.