As regras de pagamento são utilizadas nos processos de pagamento semi-automático e automático e servem como agrupadores que definem como os documentos devem ser faturados, considerando o tipo do documento e os transportadores a ele relacionados. Assim, é possível determinar formas de faturamento distintas de acordo com a peculiaridade de cada transportador ou documento, bem como, atribuir à estes agrupamentos as regras que definem as datas de faturamento e vencimento das faturas que serão geradas.
Para utilizar as funcionalidades das Regras de Pagamento, acesse: Menu Principal>Gestão Financeira>Configurações>Regras de Pagamento.
Visualização das Regras de Pagamento |
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Na tela principal, são apresentados ao usuário os agrupamentos de pagamento já configurados:
•Identificador: Nome dado ao agrupamento no momento da criação ou edição do mesmo;
•Pagamento: Identifica como será realizado o faturamento dos documentos vinculados à regra, podendo ser:
oSemi-automático: As faturas são geradas automaticamente.
oAutomático: As faturas são geradas e fechadas automaticamente.
•Cobrança: Forma de cobrança, podendo ser:
oEnviar Prefat;
oRecepcionar DocCob.
•Documentos: Documentos configurados na regra (CT-e/NFS-e/Nota de débito ou CIOT);
•Regra Data Base Pagamento: Nome da regra para cálculo da data de faturamento utilizada no agrupamento;
•Regra Data Base Vencimento: Nome da regra para cálculo da data de vencimento utilizada no agrupamento.
Para cada regra configurada, é possível visualizar nos detalhes da mesma as seguintes informações:
•Grupo de transportadores: Nomes dos grupos de transportadores vinculados a regra.
•Clientes: Clientes vinculados a regra.
Gestão e Manutenção das Regras de Pagamento |
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Para fazer a gestão das regras de pagamento, estão disponíveis as seguintes opções:
•Novo: É apresentado tela para que seja possível configurar um novo agrupamento de configurações de pagamento;
Não será possível adicionar duas regras com as mesmas configurações nos seguintes casos: •Grupo de transportadores e tipo de documentos; •Grupo de transportadores, tipo de documento e cliente; |
•Editar: Permite a edição de uma regra específica para realização dos ajustes necessários;
•Executar: Permite executar a regra automática selecionada;
•Excluir: É possível remover um registro, clicando no botão excluir disponível em cada registro;
1. Somente poderá excluir uma regra de pagamento se a mesma não tiver vínculo com faturas ativas. 2. Caso a regra esteja vinculada a uma fatura cancelada, será apresentada a seguinte mensagem validação: "Existem faturas que estão vinculadas a essa regra de pagamento", porém será possível excluir a regra. 3. Se a fatura selecionada estiver vinculada a faturas abertas, a regra não poderá ser excluída, onde é apresentada a seguinte mensagem de alerta: "Não é possível excluir a regra de pagamento selecionada. Existem faturas vinculadas que estão abertas". |
Configuração de Pagamento |
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Na tela Configuração de Pagamento, é possível visualizar nas abas Grupos Transportadores e Filiais, um contador de registro indicando a quantidade de registros que contém cada aba.
Configuração de Regras de Pagamento - Informações da regra |
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Ao clicar na ação "Novo" na tela de configurações para pagamento, o usuário será redirecionado para a tela de criação de regras, na qual é possível informar as seguintes configurações:
•Identificação:
•Nome da Regra: Campo onde é possível criar um nome de identificação para a regra;
•Tipo da Regra:
•Execução: Define o tipo de pagamento: semi-automático ou automático;
•Automático: Move os dps que se encontram com status de "em operacação" para "pagável" , cria a fatura automaticamente com os dps que já se encontram com satus de "pagável" e fecha a fatura automaticamente.
•Semi-automático: Move os dps que se encontram com status de "em operacação" para "pagável" e cria a fatura automaticamente com os dps que já se encontram com satus de "pagável".
Não será possível cadastrar duas regras com os mesmos identificadores. |
Configuração de Regras de Pagamento - Documentos |
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•Tipo do Documento: Define para quais documentos serão aplicadas as regras que estão sendo configuradas:
•CT-e: Conhecimento de Transporte Eletrônico;
•NFS-e: Nota Fiscal de Serviço Eletrônico;
•DPA: Recibo de Pagamento de Autônomo;
•Nota de Débito: Utilizada para se efetuar cobrança de valores para os quais não seja compatível a emissão de nota fiscal.
•OST: Ordem de Serviço de Transporte.
•Dias após emissão: Quantidade de dias corridos após a emissão, que o DPS ficará disponível para pagamento;
•IOD: Necessita do recebimento das informações sobre a carga para que o DPS fique disponível para pagamento;
•POD: Necessita do recebimento da prova de entrega para que o DPS fique disponível para pagamento;
•Aprovação manual: Necessita receber aprovação manual para que o DPS fique disponível para pagamento;
•Liberação de pagamento: Quando ativo o parâmetro considera o evento de pagamento que virá do TMS.
Se selecionado o tipo de documento DPA, não é possível selecionar outros tipos. |
Configuração de Regras de Pagamento - Filiais/Pontos de Operação |
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A aba filiais/ponto de operação permite atribuir o agrupamento entre regras e aos participantes que utilizarão as mesmas.
Não é obrigatório preencher filiais, porém regras com filiais vinculadas são priorizadas. |
Configuração de Regras de Pagamento - Grupos Transportadores |
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A aba grupo de transportadores permite visualizar os grupos disponíveis para que possam ser vinculados as regras de pagamento, onde serão atribuidos o agrupamento entre regras e os grupos que utilizarão as mesmas.
É necessário selecionar pelo menos um grupo. |
Na tela principal de visualização dos grupos de transportadores, o ícone detalhes
, exibe as informações dos transportares vinculados ao grupo, para que possa ter conhecimento do contexto deste, ao aplicar as regras sobre o mesmo.
Configuração de Regras de Pagamento - Referenciadores |
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A aba permite adicionar referenciadores para que possam ser selecionados os documentos pela regra.
Ao deixar um referenciador com valor em branco, serão considerados todos os documentos que contem algum valor referente ao referenciador cadastrado. |
Configuração de Regras de Pagamento - Faturamento |
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A aba Faturamento permite configurar as regras de agrupamento, para que que possam ser definidas as quebras dos DPS que serão agrupados para compor a fatura, durante da montagem da mesma.
Cobrança - As faturas podem ser cobradas por:
•Envio de Pré Fatura- Ao marcar essa opção é criada a fatura automaticamente e disponibilizada o documento de pré-fatura para o transportador.
•Recepção de Fatura de Cobrança - Ao marcar essa opção não é gerada a fatura automaticamente, e aguarda a recepção do documento de cobrança do transportador.
É possível ter ambas as configurações de cobrança ativadas. Nestes cenário o nddFrete irá gerar a PreFat e disponibilizar ao transportador e aguardar o retorno do docCob gerado pelo mesmo para efetuar as conciliações necessárias entre os dois documentos. |
Será exibido os "Agrupamentos por DPS", "Limitações Máximas por Fatura" e "Regras Data Base", somente quando o "Envio de Pré Fatura" estiver ativo. |
Regra Data Base Pagamento - Permite selecionar a configuração de regra de data base de pagamento, ou seja, a data que irá ser gerada a fatura, essa informação é populada no momento em que o dps se torna pagável, cadastradas nas regras de Data Base de Pagamento.
Regra Data Base Vencimento - Permite selecionar a configuração de regra de data base de vencimento, ou seja, a data que irá vencer o prazo de pagamento da fatura , cadastradas nas regras de Data Base de Vencimento.
Agrupamento de DPS - Arrastando as colunas para cima, os documentos podem ser agrupados por:
•Município de origem;
•Destinatário;
•Tipo de DPS;
•Estado de origem;
•Estado de destino;
•Município de destino;
•Alíquota;
•Modal.
•Grupo de Transportador
•Cliente
Quando agrupado por Grupo de Transportador, será criado a fatura com os DPSs dos transportadores vinculados ao Grupo, sendo assim é permitido faturas com mais de um transportador. A fatura deve respeitar o CNPJ de faturamento informado no Grupo, caso não possua um CNPJ , deverá criar faturas com CNPJ referente aos transportadores dos DPSs. |
Limitações - As faturas podem ser limitadas por:
•Valor - Os documentos serão incluídos na fatura até que atinja o valor (R$) derminado, que irão compor a fatura.
•Quantidade de DPS - Os documentos serão incluídos na fatura até que atinja a quantidade de DPS determinado, que irão compor a fatura.
Ao atingir cada limitador a fatura é separada em um novo arquivo. |
Condições:
•Fatura apenas Documentos desta Regra - Se ativo este parâmetro, os documentos serão faturados pela mesma regra que os deixou em situação Pagável, impossibilitando as demais regras de faturarem o documento.
Configuração de Regras de Pagamento - Resumo |
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A aba Resumo permite visualizar todas as informações da regra em questão já configuradas, para que que possa ser feita a verificação se foram configuradas corretamente.
Pagamento Automático |
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Quanto ao funcionamento da automatização do Pagamento possibilitada pelas Regras de Pagamento, quando configurado Regra do tipo Automática e/ou Semi Automática, cabe considerar a seguinte forma de processamento:
1.Embarques em Operação
Identifica o agrupamento para validação das regras de liberação para pagamento, para que possa validar se existem regras criadas para liberar o documento para que se torne pagável, onde:
•Identifica o tipo do documento relacionado ao embarque.
•Identifica o Transportador do Embarque.
•Identifica a filial do embarque.
•Verifica se exsistem regras de liberação associadas ao documento/transportador/filial.
•Identifica as regras de liberação relacionadas ao tipo de documento.
•Considera a quantidade de dias configuradas para tornar o documento pagável.
•Se marcada a opção IOD nas regras verifica se todas as NF-es relacionadas ao documento possuem o evento.
•Se marcada a opção POD nas regras verifica se todas as NF-es relacionadas ao documento possuem o evento.
•Se marcada a opção "Liberação de Pagamento" nas regras verifica se todas as NF-es relacionadas ao documento possuem o evento.
•Se marcada a opção "Aprovação Manual" nas regras verifica se os embaques e custos já estão aprovados.
•Então se todas as regras foram atendidas move os embarques em Operação para Pagável automaticamente.
2.Documentos Pagáveis
Fecha a fatura automaticamente (Automática), esta é movida para em faturamento, após identificar os documentos que podem ser faturados, onde:
•Identifica o tipo de cobrança através do tipo de documento, transportador e filial vinculados a este documento e verifica se o parâmetro de cobrança "Enviar PreFat" está ativo nas regras de pagamento.
•Calcula a data de faturamento, com base na data em que o documento se tornou pagável somada a data base de pagamento, vinculada à regra de pagamento em que o documento se adequa.
•Verifica a data de faturamento dos documentos e identifica quais destes podem ser inclusos em uma fatura.
•Identifica o tipo do documento a ser faturado, para que sejam aplicadas as respectivas regras de pagamento.
•Verifica se para os embarques pagáveis existem CIOT relacionados por viagem ou por período.
•Caso o CIOT tenha sido gerado por embarque, a fatura só poderá ter o embarque e os custos daquele embarque. Caso o CIOT tenha sido gerado por período agrupa na fatura relacionada ao CIOT todos os documentos relacionados ao transportador que estão pagáveis.
•Soma os valores dos documentos a serem agrupados na fatura, para gerar o valor bruto da mesma.
•Calcula o valor de impostos da fatura: valor total de SEST/SENAT, IRRF e INSS para subtrair do valor bruto da fatura e gerar o valor líquido.
•Se o transportador for classificado como TAC, soma a taxa de antecipação configurada para este transportador, relacionado na fatura, ao valor líquido.
•Se o transportador for classificado como ETC Equiparado, soma a taxa de antencipação configurada para o transportador, ao valor da fatura (Não calcula impostos.
•Calcula da data de vencimento, com base na data gerada de faturamento somada a regra de data base de vencimento, vinculada regra de pagamento em que o documento se adequa.
•Então a fatura é fechada e movida automaticamente para os documentos em faturamento.
Caso o CIOT tenha sido gerado por embarque, a fatura somente poderá ter o embarque e os custos daquele embarque; Se o transportador for do tipo ETC Equiparado não permite criar faturas com CT-es de embarques distintos; Ou se o transportador for do tipo ETC Normal permite criar faturas relacionando CT-es de embarques distintos. |
3.Documentos em Faturamento
Fecha a fatura automaticamente após a mesma estar em faturamento:
•Identifica o tipo de pagamento se automático ou semi-automático.
•Se o tipo de pagamento for semi-automático o documento não é fechado.
•Se o tipo de pagamento for automático o documento será fechado automaticamente.
•Envia a solicitação para a aplicação nddCargo para criação da nova parcela o CIOT.
•Então a fatura é fechada automaticamente.
•Se a fatura for do tipo normal e o parâmetro das configurações gerais "Recepcionar apontamento de baixa" estiver desabilitado então a fatura é fechada e continua em faturamento e o status é alterado para "liberada para pagamento".
•Se a fatura for do tipo CIOT a fatura não leva em consideração o parâmetro de recepcionar apontamento de baixas e a fatura é movida para faturas em pagamento.
•Caso a fatura seja do tipo normal e o parâmetro de recepcionar apontamento de baixa estiver habilitado a mesma será movida para faturas em pagamento, onde após recepcionar a baixa do nddCargo irá gerar o DPA a ser pago.