O funcionamento do nddFrete depende de informações recebidas dos participantes do processo e, para que isso aconteça, é necessário que algumas parametrizações sejam executadas antes da utilização do sistema. Tais configurações estão descritas no decorrer deste documento e são necessárias para os processos abaixo:
•Recepção de Embarque / Cálculo Pré-ICMS / Cálculo pedágio:
O processamento dos embarques tem início com o recebimento dos Shipments pelo nddFrete, onde é realizado o cálculo do pedágio (quando solicitado no embarque) e do pré-ICMS (quando custo estiver alocado nas Ordens). Após, o resultado do pré-ICMS é enviado ao TMS com fins informativos juntamente com a mensagem legal que deve ser destacada na NF-e, a qual, será integrada com o ERP através de um conector específico.
•Recepção de NF-e / Vínculo com Ordem / Disponibilização dos Documentos do Transporte:
Com as informações enviadas ao TMS, o ERP pode então gerar as NF-es e enviar ao nddFrete para vincular às respectivas Ordens, as quais serão disponibilizadas para o transportador juntamente com as informações do embarque assim que houver a confirmação da liberação.
•Pagamento do Pedágio / Emissão CIOT:
A emissão de CIOT e o pagamento de vale-pedágio estão diretamente ligados a operação e aos status da viagem, onde nos processos de inbound são realizadas quando a viagem for iniciada, sinalizada pelo CLL_STATUS_VIAGEM INICIADO. Já para as operações logísticas de outbound e transferência a emissão do CIOT ou o pagamento de vale-pedágio é feito com o status viagem EMBARCADO.
•Conciliação do CT-e com pré-Documento ou Saldo:
Assim que o CT-e é recebido pelo nddFrete, o mesmo é submetido ao processo de conciliação, que irá avaliar se o documento corresponde ao esperado. Quando configurado para realizar a conciliação por pré-documento, serão verificadas as seguintes informações: Destinatário, Tomador, Notas informadas no CT-e com as notas agrupadas no pré-documento e o valor a receber do CT-e, o qual deve corresponder exatamente ao valor gerado no pré-documento. Ao utilizar a opção de conciliação por saldo, será verificado apenas o Tomador e se o embarque possui saldo suficiente, que acoberte o valor a receber do conhecimento de transporte. Para ambas as validações de valores é possível configurar uma tolerância, permitindo que o documento seja recepcionado mesmo com determinada variação de valor.
Apenas após a conciliação os documentos são internalizados e disponibilizados para pagamento.
•Provisionamento / Pagamento:
O provisionamento é disponibilizado no Portal do Embarcador, no menu de pagamento, assim que o embarque é liberado, onde irá aguardar a chegada dos documentos de transporte para o pagamento. Com a recepção dos CT-es ou das NFS-es, ou ainda, após a geração das Notas de Débito ou das RPAs, os documentos ficarão disponíveis para o pagamento, podendo serem incluídos em faturas manualmente ou através de regras configuradas para geração automática da fatura.
O módulo de pagamento ainda dispõe de integrações via Web Service para disponibilizar os documentos incluídos em fatura ao embarcador, e também para receber a informações dos documentos pagos pelo ERP / TMS (amortização).
•Recepção do IOD/POD/Liberação de Pagamento / Geração da Fatura:
Os eventos logísticos ocorridos no processo de transporte norteiam a geração automática da fatura, quando configurados. Tais eventos podem ser configurados conforme a aplicabilidade do mesmo sobre o nddFrete, por exemplo, a assinatura do canhoto no momento da entrega, pode ser configurado como IOD (Information of Delivery), a confirmação da entrega com o canhoto assinado pelo destinatário, pode ser configurado como POD (Proof of Delivery), e tais eventos podem ser configurados como impeditivos para a geração automática da fatura, onde é necessário aguardá-los para a criação da mesma.
Os eventos logísticos são registrados no TMS e então integrados com o nddFrete através de uma integração específica de ShipmentStatus, ou ainda com uma atualização de Shipment, o qual deve conter a estrutura ShipmentStatus. Também é possível que os eventos sejam registrados para uma Stop específica, onde neste caso, serão vinculados à todas as NF-es pertencentes a Stop informada.
•Disponibilização:
Após a geração e o fechamento da fatura os documentos vinculados à fatura são disponibilizados para o ERP / TMS consultá-los através de chamadas via Web Service e para o TMS, são enviados os dados de identificação dos CT-es, NFS-es, RPAs e CIOTs.
•Recepção da amortização / Disponibilização das informações CT-es:
A medida que o pagamento dos documentos forem sendo realizados, o ERP / TMS pode informar o nddFrete através da chamada de amortização financeira, via Web Service, e com isso, é possível controlar os documentos e as faturas pagas, ficando visualmente atualizadas no Portal do Embarcador.