Com o intuito de agrupar os incidentes que possuem características em comum, foram criadas as classificações de Origem e Tipo, onde:
•Origem: define o fluxo do processo ao qual o documento vinculado ao incidente está relacionado, como por exemplo, recebimento do documento (Entrada Eletrônica), registro de entrada da mercadoria (Entrada Física), etc.
•Tipo: categorizam os incidentes considerando o cenário em que foram gerados, por exemplo, incidentes gerados por falta de ações (Pendência) ou por problemas relacionados ao documento vinculado (Rejeição).
A tabela a seguir, relaciona todas as Origens tratadas na versão 5.1.0 do produto nddConnect para o módulo Gestão de Entrada:
Origem |
Processo |
|---|---|
Administração |
Relaciona os incidentes gerados a partir de pendências obrigatórias (Manifestação Obrigatória de Valor, por exemplo) ou pendências do processo interno (falta do registro físico). |
Conciliação |
Agrupa incidentes que visam alertar sobre possíveis problemas relacionados à recepção de mercadorias e o transporte destas. |
Conferência Física |
Incidentes relacionados aos processos vinculados à conferência física (Aceito, Aceito com Restrições, Não Aceito) dos documentos recepcionados. |
Entrada Eletrônica |
Consideram incidentes relacionados ao processo de recepção do documento eletrônico, disponibilizado pelos fornecedores das empresas. |
Entrada Física |
Incidentes relacionados aos processos vinculados à entrada física (Aceito, Aceito com Restrições, Não Aceito) dos documentos recepcionados. |
Lista Sefaz |
Identificam incidentes ocasionados a partir de checagens entre os documentos recepcionados e os documentos relacionados e disponibilizados através da Lista de Documentos Destinados da SEFAZ. |
Pedido de Compra |
Relaciona os incidentes gerados a partir de pendências obrigatória (Número do Pedido de Compra). |
Registro ERP |
O Registro ERP tem o objetivo de informar ao nddConnect que o fluxo dos processos fiscais de um documento foi concluído dentro da empresa, portanto incidentes desta origem orientam sobre a mudança de status do documento durante ou após este fluxo, ou a pendência de alguma informação. |
Como subcategoria das origens já listadas anteriormente, são relacionados os tipos abaixo:
Tipo |
Descrição |
AD-e |
Indicam incidentes relacionados à irregularidades tributárias encontradas nos Conhecimentos de Transporte recepcionados pela empresa. |
Dados Documento |
Agrupam incidentes que informam a falta de informações nos documentos eletrônicos recepcionados. |
Fiscal |
Relacionam incidentes que tratam obrigações legais da empresa em relação aos documentos recepcionados. |
Inconsistência |
Indicam incidentes relacionados à incoerências nos documentos recepcionados ou no processo de recepção dos documentos. |
Pendência |
Identificam fluxos incompletos, devido à ausência de ações (sejam de processos automáticos ou operacionais). |
Rejeição |
Indicam falhas no conteúdo dos documentos ou irregularidades fiscais. |
Suspeita |
Incidentes que podem denotar a ocorrência de fraudes ou equívocos no processo. |
Validador Tributário |
Consideram incidentes relacionados à irregularidades tributárias encontradas nas NF-es recepcionadas pela empresa. |