Detalhes dos Incidentes

 

Com o intuito de agrupar os incidentes que possuem características em comum, foram criadas as classificações de Origem e Tipo, onde:

 

Origem: define o fluxo do processo ao qual o documento vinculado ao incidente está relacionado, como por exemplo, recebimento do documento (Entrada Eletrônica), registro de entrada da mercadoria (Entrada Física), etc.

 

Tipo: categorizam os incidentes considerando o cenário em que foram gerados, por exemplo, incidentes gerados por falta de ações (Pendência) ou por problemas relacionados ao documento vinculado (Rejeição).

 

A tabela a seguir, relaciona todas as Origens tratadas na versão 5.1.0 do produto nddConnect para o módulo Gestão de Entrada:

 

Origem

Processo

Administração

Relaciona os incidentes gerados a partir de pendências obrigatórias (Manifestação Obrigatória de Valor, por exemplo) ou pendências do processo interno (falta do registro físico).

Conciliação

Agrupa incidentes que visam alertar sobre possíveis problemas relacionados à recepção de mercadorias e o transporte destas.

Conferência Física

Incidentes relacionados aos processos vinculados à conferência física (Aceito, Aceito com Restrições, Não Aceito) dos documentos recepcionados.

Entrada Eletrônica

Consideram incidentes relacionados ao processo de recepção do documento eletrônico, disponibilizado pelos fornecedores das empresas.

Entrada Física

Incidentes relacionados aos processos vinculados à entrada física (Aceito, Aceito com Restrições, Não Aceito) dos documentos recepcionados.

Lista Sefaz

Identificam incidentes ocasionados a partir de checagens entre os documentos recepcionados e os documentos relacionados e disponibilizados através da Lista de Documentos Destinados da SEFAZ.

Pedido de Compra

Relaciona os incidentes gerados a partir de pendências obrigatória (Número do Pedido de Compra).

Registro ERP

O Registro ERP tem o objetivo de informar ao nddConnect que o fluxo dos processos fiscais de um documento foi concluído dentro da empresa, portanto incidentes desta origem orientam sobre a mudança de status do documento durante ou após este fluxo, ou a pendência de alguma informação.

 

Como subcategoria das origens já listadas anteriormente, são relacionados os tipos abaixo:

 

Tipo

Descrição

AD-e

Indicam incidentes relacionados à irregularidades tributárias encontradas nos Conhecimentos de Transporte recepcionados pela empresa.

Dados Documento

Agrupam incidentes que informam a falta de informações nos documentos eletrônicos recepcionados.

Fiscal

Relacionam incidentes que tratam obrigações legais da empresa em relação aos documentos recepcionados.

Inconsistência

Indicam incidentes relacionados à incoerências nos documentos recepcionados ou no processo de recepção dos documentos.

Pendência

Identificam fluxos incompletos, devido à ausência de ações (sejam de processos automáticos ou operacionais).

Rejeição

Indicam falhas no conteúdo dos documentos ou irregularidades fiscais.

Suspeita

Incidentes que podem denotar a ocorrência de fraudes ou equívocos no processo.

Validador Tributário

Consideram incidentes relacionados à irregularidades tributárias encontradas nas NF-es recepcionadas pela empresa.