Anterior  Próximo

Navegação:  e-Forms NFC-e 4.8.5.0 > Configuração e-Forms NFC-e

Cadastrar Loja

Pré-requisitos

 

Antes de iniciar o procedimento, verifique se atende aos requisitos abaixo:

 

Pré-Requisitos

 

Não há.

 

Passo a passo

 

a.Acesse o menu Iniciar> Programas> NDDigital> e-Connector Settings.

 

b.No menu principal do e-Connector Settings, clique em clip1891.

 

clip2071_zoom50

 

c.Clique em clip0188, então a tela abaixo será exibida:

 

clip1899_zoom65

 

 

Nome: Nome da Loja a ser cadastrada.

Identificador: Deverá ser o nome que servirá de Identificador da Loja.

Empresa: Campo responsável por informar a empresa que a loja será vinculada. Para selecionar uma empresa, que foi previamente cadastrada, clique em clip0360. Para saber como cadastrar uma nova empresa Clique aqui.

Concentrador: Neste campo, ao clicar em clip0360 deverá conter todos os Concentradores cadastrados no Sistema, o usuário deverá escolher aquele que trabalhará com a loja. Para saber como cadastrar um novo concentrador Clique aqui.

QRCode: Campo responsável por informar um QRCode utilizado pela loja. Para selecionar um novo QRCode, que foi previamente cadastrado, clique em clip0360. Para saber como cadastrar um novo QRCode Clique aqui.

 

 

Aba Impressão:

 

 

Utilizar configuração da empresa: Selecionando este campo, os demais dados referente a impressão serão importados da empresa informada.

 

IMPORTANTE:

Os campos a seguir somente serão editáveis quando a opção Utilizar configuração da empresa não estiver selecionada.

 

Manter espelhos de impressões: Com essa opção selecionada, uma pasta chamada Mirror será criada dentro da pasta printer (essa por sua vez estará dentro da pasta Control ) tanto no Concentrador quanto no Agente, e após ser processado uma nota para ser impressa, será criada dentro da pasta Mirror um arquivo com o nome igual a nomenclatura da nota recém enviada. O conteúdo desse arquivo consiste em informações das notas impressas, a cada nota enviada será inserida as informações dessa nota no arquivo, sequencialmente. Ao passar 15 dias o sistema irá excluir esse arquivo da pasta Mirror.

Imprimir COO: Com essa opção selecionada, será inserido um registro na coluna COO da tabela TBCONTROLNUMBER. O conteúdo desta coluna será sempre o próximo número a ser utilizado pela impressão. Ex: A coluna COO possui o número 1, a próxima nota enviada e impressa virá com o Número de COO 2.

Imprimir via do estabelecimento: Com essa opção selecionada será possível configurar a quantidade de cópias em que será impresso em caso de emissão em contingência off-line. Quando configurado a quantidade de cópias deve ser impresso apenas a via do contribuinte.

Formulário: Será possível selecionar um formulário que foi inserido no cadastro da empresa.

 

clip1840_zoom60

 

Impressora: Será possível selecionar uma impressora que foi previamente cadastrada na seção Impressora no Menu Lateral do Connector Settings.

 

clip1841_zoom60

 

Formulário Sat Envio: Será possível selecionar um formulário SAT de envio que foi inserido no cadastro da empresa.

Formulário Sat de Cancelamento: Será possível selecionar um formulário SAT de cancelamento que foi inserido no cadastro da empresa.

Logotipo: Será possível selecionar um logotipo que foi inserido no cadastro da empresa.

 

clip1842_zoom60

 

 

Número de Cópias: Quantidade de cópias que deverão ser impressas de cada nota processada.

Tempo para captura da impressão: Esse campo deve disponibilizar parâmetro no concentrador para realizar o controle de intervalo de impressão. Possui o valor mínimo de 8000 ms (8 segundos).

Campos Automáticos: Deverão ser adicionados aqui os campos automáticos que saíram nas notas impressas.

 

IMPORTANTE:

 

Existe agora dois formatos de impressão NFC-e e SAT compatíveis com a solução e-Forms NFC-e. Agora além do tradicional formato pelo spooler de impressão, a solução aborda a impressão diretamente para a porta COM do Sistema Operacional;

 

O identificador de qual método de impressão será utilizado estará associado ao nome da impressora onde será incluso o identificador port= para se especificar a utilização das portas COM;

 

Ex.:

 

Impressão utilizando serviço de impressão normal:

Para XML: <PrinterName>nddPrint</PrinterName>

Para TXT: 10250;nddPrint

 

Impressão utilizando a porta COM:

Para XML: <PrinterName>port=COM5</PrinterName> ou <PrinterName>port=ttyS99</PrinterName>

Para TXT: 10250;port=COM5 ou 10250;port=ttyS99

 

Obs.:

Caso o usuário opte por utilizar a impressão através da porta COM, a utilização do identificador port: deve estar disponível no config.xml de forma obrigatória. E isso será feito através do cadastro de Impressora.

 

 

Aba Agentes:

 

Na aba Agentes vamos ter os agentes cadastrados e as configurações dos mesmos:

 

cadastrar_agente_zoom60

 

Existem duas abas nessa seção, a aba Agentes e a aba Configurações:

 
clip1921

 

Na aba Agentes serão mostrados todos os Agentes cadastrados tanto pelo Settings, quanto automaticamente através do processamento via Agente/Concentrador.

 

clip1923_zoom60

 

Já na aba Configurações o usuário poderá definir a configuração padrão do Tempo de espera para envio da autorização ao concentrador (ms) para os Agentes que serão criados no futuro.

 

config_agente_zoom60

 

Aplicar configurações a todos os agentes: Caso o usuário possua muitos Agentes e precise alterar a configuração desses já existentes basta realizar a alteração na Aba Configurações e clicar em Aplicar configurações a todos os agentes para que a nova configuração seja aplicada.

 

Caso posteriomente seja necessário editar as configurações separadamente será possível através da seleção do Agente e clicar no ícone clip1924.

 

Para efetuar o cadastro de um Agente, clique no botão clip1639. A imagem abaixo será exibida:

 

novo_agente_zoom60

 

Chave: A chave é basicamente o nome do agente, determinado no arquivo que é enviado pelo PDV.

Token: Para cada Agente é Gerado um token automaticamente.

Codificação: Escolha uma das Codificações para o Agente utilizar ao processar os documentos eletrônicos.

 

clip1633_zoom60

 

Checkbox Ativo: Com esse Checkbox ativo, a solução entenderá que o usuário de fato utiliza esse Agente, sendo assim será sinalizado e contabilizado no e-monitor através do número ao lado deste ícone. Para agentes: clip1945 / Para Equipamentos SAT: clip1946.

Tempo de espera para cada envio de autorização ao concentrador (ms): Tempo de espera entre a comunicação do agente com o concentrador.

Na janela Adicionar agente existem duas abas,  Impressão e Proxy:

 

aba_agentes

 

Aba Impressão:

 

 

Utilizar configuração da loja: Selecionando este campo, os demais dados referente a impressão serão importados da loja que o agente pertence.

 

IMPORTANTE:

Os campos a seguir somente serão editáveis quando a opção Utilizar configuração da loja não estiver selecionada.

 

Manter espelhos de impressões: Com essa opção selecionada, uma pasta chamada Mirror será criada dentro da pasta printer (essa por sua vez estará dentro da pasta Control ) tanto no Concentrador quanto no Agente, e após ser processado uma nota para ser impressa, será criada dentro da pasta Mirror um arquivo com o nome igual a nomenclatura da nota recém enviada. O conteúdo desse arquivo consiste em informações das notas impressas, a cada nota enviada será inserida as informações dessa nota no arquivo, sequencialmente. Ao passar 15 dias o sistema irá excluir esse arquivo da pasta Mirror.

Imprimir COO: Com essa opção selecionada, será inserido um registro na coluna COO da tabela TBCONTROLNUMBER. O conteúdo desta coluna será sempre o próximo número a ser utilizado pela impressão. Ex: A coluna COO possui o número 1, a próxima nota enviada e impressa virá com o Número de COO 2.

Imprimir via do estabelecimento: Com essa opção selecionada será possível configurar a quantidade de cópias em que será impresso em caso de emissão em contingência off-line. Quando configurado a quantidade de cópias deve ser impresso apenas a via do contribuinte.

Formulário: Será possível selecionar um formulário que foi inserido no cadastro da empresa.

 

clip1840_zoom60

 

Impressora: Será possível selecionar uma impressora que foi previamente cadastrada na seção Impressora no Menu Lateral do Connector Settings.

 

clip1841_zoom60

 

Formulário Sat Envio: Será possível selecionar um formulário SAT de envio que foi inserido no cadastro da empresa.

Formulário Sat de Cancelamento: Será possível selecionar um formulário SAT de cancelamento que foi inserido no cadastro da empresa.

Logotipo: Será possível selecionar um logotipo que foi inserido no cadastro da empresa.

 

clip1842_zoom60

 

 

Número de Cópias: Quantidade de cópias que deverão ser impressas de cada nota processada.

Tempo para captura da impressão: Esse campo deve disponibilizar parâmetro no concentrador para realizar o controle de intervalo de impressão. Possui o valor mínimo de 8000 ms (8 segundos).

Campos Automáticos: Deverão ser adicionados aqui os campos automáticos que saíram nas notas impressas.

 

 

Aba Proxy:

 

Usar servidor proxy: Marque a opção Usar servidor Proxy e logo em seguida preencha os campos Endereço e Porta, que são parâmetros obrigatórios.

 

Caso seja necessário autenticar neste servidor, marque a opção Usar autenticação e em seguida preencha os campos Usuário e Senha. Caso este usuário pertença a algum domínio da empresa, preencha o campo Domínio também.

 

clip1641_zoom60

 

 

 

IMPORTANTE:

Os dados das Configurações de Contingência SAT só serão ativos para preenchimento caso o Concentrador escolhido no campo acima possua na configuração a Contingência SAT Server.

 

Aba Contingência SAT:

 

satserver_zoom60

 

Servidor SAT Primário: Deverá ser selecionado no botão Localizar o Server SAT primário para uso que foi cadastrado anteriormente. Para mais informações clique aqui.

Servidor SAT Secundário: Deverá ser selecionado no botão Localizar o Server SAT secundário para uso que foi cadastrado anteriormente. Para mais informações clique aqui.

Tempo de espera do retorno de solicitação enviada ao SAT server: Campo usado para cadastrar o tempo de espera de um retorno após solicitação enviada ao Servidor Sat cadastrado.

Tempo de espera para reenvio da solicitação ao SAT server: Campo usado para cadastrar o tempo de espera de um reenvio de uma solicitação ao servidor SAT cadastrado.

 

Aba Monitoramento status Agente:

 

monitoramento_zoom60

 

Quantidade de Agente OFF-LINE para sinalizar status alerta: Neste campo o usuário determinará a quantidade de Agentes que estarão offline para sinalizar no e-monitor o status de alerta.

Quantidade de Agente OFF-LINE para sinalizar status crítico: Neste campo o usuário determinará a quantidade de Agentes que estarão offline para sinalizar no e-monitor o status crítico.

 

Aba Monitoramento SAT:

 

monitoramento_sat_zoom60

 

Status:

 

Quantidade de SAT OFF-LINE para sinalizar status alerta: Neste campo o usuário determinará a quantidade de SAT's OFF-LINE para sinalizar no e-monitor o status alerta.

Quantidade de SAT OFF-LINE para sinalizar status crítico: Neste campo o usuário determinará a quantidade de SAT's que estarão offline para sinalizar no e-monitor o status crítico.

 

Quantidade de SAT REPRESADO para sinalizar status alerta: Neste campo o usuário determinará a quantidade de SAT's REPRESADOS para sinalizar no e-monitor o status alerta.

Quantidade de SAT REPRESADO para sinalizar status crítico: Neste campo o usuário determinará a quantidade de SAT's REPRESADOS para sinalizar no e-monitor o status crítico.

 

Quantidade de SAT BLOQUEADO  para sinalizar status alerta: Neste campo o usuário determinará a quantidade de SAT's BLOQUEADOS para sinalizar no e-monitor o status alerta.

Quantidade de SAT BLOQUEADO para sinalizar status crítico: Neste campo o usuário determinará a quantidade de SAT's BLOQUEADOS para sinalizar no e-monitor o status crítico.

 

Tempo em minutos para considerar SAT REPRESADO (ultima comunicação): Tempo configurável em minutos para o sistema considerar o equipamento SAT com o status Represado.

 

Equipamento:

 

monitorar_equipamento_zoom60

 

Quantidade de SAT com BATERIA BAIXA para sinalizar status alerta: Neste campo o usuário determinará a quantidade de equipamentos SAT's com nível de bateria baixo para sinalizar no e-monitor o status alerta.

Quantidade de SAT com BATERIA BAIXA para sinalizar status crítico: Neste campo o usuário determinará a quantidade de equipamentos SAT's com nível de bateria baixo para sinalizar no e-monitor o status crítico.

 

Quantidade de SAT com CERTIFICADO EXPIRANDO para sinalizar status alerta: Neste campo o usuário determinará a quantidade de equipamentos SAT com CERTIFICADO EXPIRANDO para sinalizar no e-monitor o status alerta.

Quantidade de SAT com CERTIFICADO EXPIRANDO para sinalizar status crítico: Neste campo o usuário determinará a quantidade de equipamentos SAT com CERTIFICADO EXPIRANDO para sinalizar no e-monitor o status crítico.
 

Tempo em HORAS para considerar CERTIFICADO EXPIRANDO: Neste campo o usuário determinará o tempo em HORAS para considerar o certificado utilizado como expirando.
 

Quantidade de SAT com POUCA MEMÓRIA para sinalizar status alerta: Neste campo o usuário determinará a quantidade de equipamentos SAT's com POUCA MEMÓRIA para sinalizar no e-monitor o status alerta.

Quantidade de SAT com POUCA MEMÓRIA para sinalizar status crítico: Neste campo o usuário determinará a quantidade de equipamentos SAT's com POUCA MEMÓRIA para sinalizar no e-monitor o status crítico.
 

Quantidade mínima em MB disponível para considerar SAT com POUCA MEMÓRIA: Neste campo o usuário determinará a quantidade mínima em MB disponível para considerar o equipamento SAT com pouca memória.

 

Importante:

As configurações realizadas aqui serão vitais para a compreensão e visualização da situação dos módulos do e-Forms NFC-e no e-Monitor. Para mais detalhes clique aqui.

 

 

Agendamento:

 

agendamento_zoom60

 

Agendar consultas de status SAT: Com esse checkbox marcado, as configurações de agendamento estarão disponíveis para cadastramento.

 

•Será possível selecionar duas opções "Frequência" ou "Horários";

•Na opção frequência deverá ser informado o tempo em minutos, essa informação deverá apresentar automaticamente na Grid de horários programados;

•Na opção horário, será informado o valor, podendo ser adicionado, ou selecionando na grid um existente podendo removê-lo.

 

Importante:

•Caso o usuário opte pela opção "Frequência" a escolha mínima será de 30 minutos;

•Se optar por "Horários" poderá adicionar o horário que quiser para o agendamento.