Regras de Pagamento

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Regras de Pagamento

 

 As regras de pagamento são utilizadas nos processos de pagamento semi-automático e automático e servem como agrupadores que definem como os documentos devem ser faturados, considerando o tipo do documento e os transportadores a ele relacionados. Assim, é possível determinar formas de faturamento distintas de acordo com a peculiaridade de cada transportador ou documento, bem como, atribuir à estes agrupamentos as regras que definem as datas de faturamento e vencimento das faturas que serão geradas.

 

Para utilizar as funcionalidades das Regras de Pagamento, acesse: Menu Principal>Gestão de Pagamento>Configurações>Regras de Pagamento.

 

 

Visualização das Regras de Pagamento

 

Na tela principal, são apresentados ao usuário os agrupamentos de pagamento já configurados:

 

Identificador: Nome dado ao agrupamento no momento da criação ou edição do mesmo;

Pagamento: Identifica como será realizado o faturamento dos documentos vinculados à regra, podendo ser:

oSemi-automático: As faturas são geradas e fechadas automaticamente alterando o status da mesma para "Liberada para pagamento" e não movendo a mesma para Faturas em Pagamento.

oAutomático: As faturas são geradas e fechadas automaticamente, movendo a mesma para Faturas em Pagamento.

Cobrança: Forma de cobrança, podendo ser:

oEnviar Prefat;

oRecepcionar DocCob.

Documentos: Documentos configurados na regra (CT-e/NFS-e/Nota de débito ou CIOT);

Regra Data Base Pagamento: Nome da regra para cálculo da data de faturamento utilizada no agrupamento;

Regra Data Base Vencimento: Nome da regra para cálculo da data de vencimento utilizada no agrupamento.

 

Para cada regra configurada, é possível visualizar nos detalhes da mesma as seguintes informações:

Grupo de transportadores: Nomes dos grupos de transportadores vinculados a regra.

Clientes: Clientes vinculados a regra.

 

Gestão e Manutenção das Regras de Pagamento

 

Para fazer a gestão das regras de pagamento, estão disponíveis as seguintes opções:

 

Novo: Abre a tela para que seja possível configurar um novo agrupamento de configurações de pagamento;

Editar: Permite a edição de uma regra específica para realização dos ajustes necessários;

Excluir: Exclui a regra em questão.

 

screen_saw_payment_configuration_zoom70

 

 

Não será possível adicionar duas regras com as mesmas configurações nos seguintes casos:

Grupo de transportadores e tipo de documentos;

Grupo de transportadores, tipo de documento e cliente;

Configuração de Pagamento

 

Na tela Configuração de Pagamento, é possível visualizar nas abas Grupos Transportadores e Filiais, um contador de registro indicando a quantidade de registros que contém cada aba.

 

hmfile_hash_b77133ab

 

Configuração de Regras de Pagamento - Pagamento/Cobrança

 

Ao clicar na ação "Novo" na tela de configurações para pagamento, o usuário será redirecionado para a tela de criação de regras, na qual é possível informar as seguintes configurações:

 

Identificador: Campo onde é possível criar um nome de identificação para a regra;

Pagamento: Define o tipo de pagamento: semi-automático ou automático;

Cobrança: Permite escolher se o tipo de cobrança será por meio de:

oEnvio de PreFat ao Transportador;

oRecepção de DocCob do Transportador.

 

                     

 

É possível ter ambas as configurações de cobrança ativadas. Nestes cenário o nddFrete irá gerar a PreFat e disponibilizar ao transportador e aguardar o  retorno do docCob gerado pelo mesmo para efetuar as conciliações necessárias entre os dois documentos.

 

payment_&_charging_zoom70

 

 

Não será possível cadastrar duas regras com os mesmos identificadores.

 

Configuração de Regras de Pagamento - Tipos de Documentos/Regras

 

Tipo do Documento: Define para quais documentos serão aplicadas as regras que estão sendo configuradas:

 

CT-e: Conhecimento de Transporte Eletrônico;

NFS-e: Nota Fiscal de Serviço Eletrônico;

RPA: Recibo de Pagamento de Autônomo;

Nota de Débito: Utilizada para se efetuar cobrança de valores para os quais não seja compatível a emissão de nota fiscal.

 

Regra Data Base Pagamento: Essa regra define as configurações de data que os DPS estarão disponíveis para faturamento, cadastradas nas regras de Data Base de Pagamento;

Regra Data Base Vencimento: Essa regra define as configurações de data de vencimento das faturas, cadastradas nas regras de Data Base de Vencimento.

 

documenttype_rules_zoom70

 

Configuração de Regras de Pagamento - Grupos Transportadores

 

A aba grupo de transportadores permite visualizar os grupos disponíveis para que possam sejam vinculados as regras de pagamento, onde serão atribuidos o agrupamento entre regras e os grupos que utilizarão as mesmas.

 

 

É necessário selecionar pelo menos um grupo.

 

grupostransportador_configuracaopagamento_zoom75

Na tela principal de visualização dos grupos de transportadores, o ícone detalhes detalhes_icone,  exibe as informações dos transportares vinculados ao grupo, para que possa ter conhecimento do contexto deste, ao aplicar as regras sobre o mesmo.

 

Configuração de Regras de Pagamento - Filiais

 

A aba filiais permite atribuir o agrupamento entre regras e as filiais que utilizarão as mesmas.

 

 

Não é obrigatório preencher filiais, porém regras com filiais vinculadas são priorizadas.

 

payment_customers_zoom70

 

Configuração de Regras de Pagamento - Regras de liberação

 

A aba regras de liberação permite configurar as regras para quando o DPS irá ficar disponível para pagamento.

 

release_rule_payment_zoom70

 

Dias após emissão: Quantidade de dias corridos após a emissão, que o DPS ficará disponível para pagamento;

IOD: Necessita do recebimento das informações sobre a carga para que o DPS fique disponível para pagamento;

POD: Necessita do recebimento da prova de entrega para que o DPS fique disponível para pagamento;

Aprovação manual: Necessita receber aprovação manual para que o DPS fique disponível para pagamento;

Liberação de pagamento: Quando ativo o parâmetro considera o evento de pagamento que virá do OTM.

 

Configuração de Regras de Pagamento - Agrupamento DPS

 

A aba agrupamento DPS permite configurar as regras de agrupamento, para que que possam ser definidas as quebras dos DPS que serão agrupados para compor a fatura, durante da montagem da mesma.

 

agrupamentodps_configpagamento_zoom75

 

Agrupamento de DPS - Arrastando as colunas para cima, os documentos podem ser agrupados por:

Cidade de origem;

Destinatário;

Tipo de DPS;

Estado de origem;

Estado de destino;

Cidade de destino;

Alíquota;

Modal.

 

Limitações - As faturas podem ser limitadas por:

Valor - Os documentos serão incluídos na fatura até que atinja o valor (R$) derminado, que irão compor a fatura.

Quantidade de DPS - Os documentos serão incluídos na fatura até que atinja a quantidade de DPS determinado, que irão compor a fatura.

 

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Ao atingir cada limitador a fatura é quebrada em um novo arquivo.

 

Configuração de Regras de Pagamento - Conclusão

 

A aba Conclusão permite visualizar todas as informações da regra em questão já configuradas, para que que possa ser feita a verificação se foram configuradas corretamente.

 

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Pagamento Automático

 

 

Quanto ao funcionamento da automatização do Pagamento possibilitada pelas Regras de Pagamento, quando configurado Regra do tipo Automática e/ou Semi Automática, cabe considerar a seguinte forma de processamento:

 

1.Embarques em Operação

 

Identifica o agrupamento para validação das regras de liberação para pagamento, para que possa validar se existem regras criadas para liberar o documento para que se torne pagável, onde:
 

Identifica o tipo do documento relacionado ao embarque.

Identifica o Transportador do Embarque.

Identifica a filial do embarque.

Verifica se exsistem regras de liberação associadas ao documento/transportador/filial.

Identifica as regras de liberação relacionadas ao tipo de documento.

Considera a quantidade de dias configuradas para tornar o documento pagável.

Se marcada a opção IOD nas regras verifica se todas as NF-es relacionadas ao documento possuem o evento.

Se marcada a opção POD nas regras verifica se todas as NF-es relacionadas ao documento possuem o evento.

Se marcada a opção "Liberação de Pagamento"  nas regras verifica se todas as NF-es relacionadas ao documento possuem o evento.

Se marcada a opção "Aprovação Manual" nas regras verifica se os embaques e custos já estão aprovados.

Então se todas as regras foram atendidas move os embarques em Operação para Pagável automaticamente.

 

2.Documentos Pagáveis

 

Fecha a fatura automaticamente (Automática), esta é movida para em faturamento, após identificar os documentos que podem ser faturados, onde:

 

Identifica o tipo de cobrança através do tipo de documento, transportador e filial vinculados a este documento e verifica se o parâmetro de cobrança "Enviar PreFat" está ativo nas regras de pagamento.

Calcula a data de faturamento, com base na data em que o documento se tornou pagável somada a data base de pagamento, vinculada à regra de pagamento em que o documento se adequa.

Verifica a data de faturamento dos documentos e identifica quais destes podem ser inclusos em uma fatura.

Identifica o tipo do documento a ser faturado, para que sejam aplicadas as respectivas regras de pagamento

Verifica se para os embarques pagáveis existem CIOT relacionados por viagem ou por período.

Caso o CIOT tenha sido gerado por embarque, a fatura só poderá ter o embarque e os custos daquele embarque. Caso o CIOT tenha sido gerado por período agrupa na fatura relacionada ao CIOT todos os documentos relacionados ao transportador que estão pagáveis. 

Soma os valores dos documentos a serem agrupados na fatura, para gerar o valor bruto da mesma.

Calcula o valor de impostos da fatura: valor total de SEST/SENAT, IRRF e INSS para subtrair do valor bruto da fatura e gerar o valor líquido.

Se o transportador for classificado como TAC, soma a taxa de antecipação configurada para este transportador, relacionado na fatura, ao valor líquido.  

Se o transportador for classificado como ETC Equiparado, soma a taxa de antencipação configurada para o transportador, ao valor da fatura (Não calcula impostos.

Calcula da data de vencimento, com base na data gerada de faturamento somada a regra de data base de vencimento, vinculada regra de pagamento em que o documento se adequa.

Então a fatura é fechada e movida automaticamente para os documentos em faturamento.

 

 

Caso o CIOT tenha sido gerado por embarque, a fatura somente poderá ter o embarque e os custos daquele embarque;

Se o transportador for do tipo ETC Equiparado não permite criar faturas com CT-es de embarques distintos;

Ou se o transportador for do tipo ETC Normal permite criar faturas relacionando CT-es de embarques distintos.

 

3.Documentos em Faturamento

 

Fecha a fatura automaticamente após a mesma estar em faturamento:

 

Identifica o tipo de pagamento se automático ou semi-automático.

Se o tipo de pagamento for semi-automático o documento não é fechado.

Se o tipo de pagamento for automático o documento será fechado automaticamente.

Envia a solicitação para a aplicação nddCargo para criação da nova parcela o CIOT.

Então a fatura é fechada automaticamente.

Se a fatura for do tipo normal e o parâmetro das configurações gerais "Recepcionar apontamento de baixa" estiver desabilitado então a fatura é fechada e continua em faturamento e o status é alterado para "liberada para pagamento".

Se a fatura for do tipo CIOT a fatura não leva em consideração o parâmetro de recepcionar apontamento de baixas e a fatura é movida para faturas em pagamento.

Caso a fatura seja do tipo normal e o parâmetro de recepcionar apontamento de baixa estiver habilitado a mesma será movida para faturas em pagamento, onde após recepcionar a baixa do nddCargo irá gerar a RPA ao ser paga.