As regras de pagamento são utilizadas nos processos de pagamento semi-automático e automático e servem como agrupadores que definem como os documentos devem ser faturados, considerando o tipo do documento e os transportadores a ele relacionados. Assim, é possível determinar formas de faturamento distintas de acordo com a peculiaridade de cada transportador ou documento, bem como, atribuir à estes agrupamentos as regras que definem as datas de faturamento e vencimento das faturas que serão geradas.
Para utilizar as funcionalidades das Regras de Pagamento, acesse: Menu Principal>Gestão de Pagamento>Configurações>Regras de Pagamento.
Visualização das Regras de Pagamento |
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Na tela principal, são apresentados ao usuário os agrupamentos de pagamento já configurados:
•Identificador: Nome dado ao agrupamento no momento da criação ou edição do mesmo;
•Pagamento: Identifica como será realizado o faturamento dos documentos vinculados à regra, podendo ser:
oSemi-automático: As faturas são geradas e fechadas automaticamente alterando o status da mesma para "Liberada para pagamento" e não movendo a mesma para Faturas em Pagamento.
oAutomático: As faturas são geradas e fechadas automaticamente, movendo a mesma para Faturas em Pagamento.
•Cobrança: Forma de cobrança, podendo ser:
oEnviar Prefat;
oRecepcionar DocCob.
•Documentos: Documentos configurados na regra (CT-e/NFS-e/Nota de débito ou CIOT);
•Regra Data Base Pagamento: Nome da regra para cálculo da data de faturamento utilizada no agrupamento;
•Regra Data Base Vencimento: Nome da regra para cálculo da data de vencimento utilizada no agrupamento.
Para cada regra configurada, é possível visualizar nos detalhes da mesma as seguintes informações:
•Grupo de transportadores: Nomes dos grupos de transportadores vinculados a regra.
•Clientes: Clientes vinculados a regra.
Gestão e Manutenção das Regras de Pagamento |
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Para fazer a gestão das regras de pagamento, estão disponíveis as seguintes opções:
•Novo: Abre a tela para que seja possível configurar um novo agrupamento de configurações de pagamento;
•Editar: Permite a edição de uma regra específica para realização dos ajustes necessários;
•Excluir: Exclui a regra em questão.
Não será possível adicionar duas regras com as mesmas configurações nos seguintes casos: •Grupo de transportadores e tipo de documentos; •Grupo de transportadores, tipo de documento e cliente; |
Configuração de Pagamento |
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Na tela Configuração de Pagamento, é possível visualizar nas abas Grupos Transportadores e Filiais, um contador de registro indicando a quantidade de registros que contém cada aba.
Configuração de Regras de Pagamento - Pagamento/Cobrança |
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Ao clicar na ação "Novo" na tela de configurações para pagamento, o usuário será redirecionado para a tela de criação de regras, na qual é possível informar as seguintes configurações:
•Identificador: Campo onde é possível criar um nome de identificação para a regra;
•Pagamento: Define o tipo de pagamento: semi-automático ou automático;
•Cobrança: Permite escolher se o tipo de cobrança será por meio de:
oEnvio de PreFat ao Transportador;
oRecepção de DocCob do Transportador.
É possível ter ambas as configurações de cobrança ativadas. Nestes cenário o nddFrete irá gerar a PreFat e disponibilizar ao transportador e aguardar o retorno do docCob gerado pelo mesmo para efetuar as conciliações necessárias entre os dois documentos. |
Não será possível cadastrar duas regras com os mesmos identificadores. |
Configuração de Regras de Pagamento - Tipos de Documentos/Regras |
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•Tipo do Documento: Define para quais documentos serão aplicadas as regras que estão sendo configuradas:
•CT-e: Conhecimento de Transporte Eletrônico;
•NFS-e: Nota Fiscal de Serviço Eletrônico;
•RPA: Recibo de Pagamento de Autônomo;
•Nota de Débito: Utilizada para se efetuar cobrança de valores para os quais não seja compatível a emissão de nota fiscal.
•Regra Data Base Pagamento: Essa regra define as configurações de data que os DPS estarão disponíveis para faturamento, cadastradas nas regras de Data Base de Pagamento;
•Regra Data Base Vencimento: Essa regra define as configurações de data de vencimento das faturas, cadastradas nas regras de Data Base de Vencimento.
Configuração de Regras de Pagamento - Grupos Transportadores |
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A aba grupo de transportadores permite visualizar os grupos disponíveis para que possam sejam vinculados as regras de pagamento, onde serão atribuidos o agrupamento entre regras e os grupos que utilizarão as mesmas.
É necessário selecionar pelo menos um grupo. |
Na tela principal de visualização dos grupos de transportadores, o ícone detalhes
, exibe as informações dos transportares vinculados ao grupo, para que possa ter conhecimento do contexto deste, ao aplicar as regras sobre o mesmo.
Configuração de Regras de Pagamento - Filiais |
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A aba filiais permite atribuir o agrupamento entre regras e as filiais que utilizarão as mesmas.
Não é obrigatório preencher filiais, porém regras com filiais vinculadas são priorizadas. |
Configuração de Regras de Pagamento - Regras de liberação |
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A aba regras de liberação permite configurar as regras para quando o DPS irá ficar disponível para pagamento.
•Dias após emissão: Quantidade de dias corridos após a emissão, que o DPS ficará disponível para pagamento;
•IOD: Necessita do recebimento das informações sobre a carga para que o DPS fique disponível para pagamento;
•POD: Necessita do recebimento da prova de entrega para que o DPS fique disponível para pagamento;
•Aprovação manual: Necessita receber aprovação manual para que o DPS fique disponível para pagamento;
•Liberação de pagamento: Quando ativo o parâmetro considera o evento de pagamento que virá do OTM.
Configuração de Regras de Pagamento - Agrupamento DPS |
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A aba agrupamento DPS permite configurar as regras de agrupamento, para que que possam ser definidas as quebras dos DPS que serão agrupados para compor a fatura, durante da montagem da mesma.
Agrupamento de DPS - Arrastando as colunas para cima, os documentos podem ser agrupados por:
•Cidade de origem;
•Destinatário;
•Tipo de DPS;
•Estado de origem;
•Estado de destino;
•Cidade de destino;
•Alíquota;
•Modal.
Limitações - As faturas podem ser limitadas por:
•Valor - Os documentos serão incluídos na fatura até que atinja o valor (R$) derminado, que irão compor a fatura.
•Quantidade de DPS - Os documentos serão incluídos na fatura até que atinja a quantidade de DPS determinado, que irão compor a fatura.
Ao atingir cada limitador a fatura é quebrada em um novo arquivo. |
Configuração de Regras de Pagamento - Conclusão |
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A aba Conclusão permite visualizar todas as informações da regra em questão já configuradas, para que que possa ser feita a verificação se foram configuradas corretamente.
Pagamento Automático |
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Quanto ao funcionamento da automatização do Pagamento possibilitada pelas Regras de Pagamento, quando configurado Regra do tipo Automática e/ou Semi Automática, cabe considerar a seguinte forma de processamento:
1.Embarques em Operação
Identifica o agrupamento para validação das regras de liberação para pagamento, para que possa validar se existem regras criadas para liberar o documento para que se torne pagável, onde:
•Identifica o tipo do documento relacionado ao embarque.
•Identifica o Transportador do Embarque.
•Identifica a filial do embarque.
•Verifica se exsistem regras de liberação associadas ao documento/transportador/filial.
•Identifica as regras de liberação relacionadas ao tipo de documento.
•Considera a quantidade de dias configuradas para tornar o documento pagável.
•Se marcada a opção IOD nas regras verifica se todas as NF-es relacionadas ao documento possuem o evento.
•Se marcada a opção POD nas regras verifica se todas as NF-es relacionadas ao documento possuem o evento.
•Se marcada a opção "Liberação de Pagamento" nas regras verifica se todas as NF-es relacionadas ao documento possuem o evento.
•Se marcada a opção "Aprovação Manual" nas regras verifica se os embaques e custos já estão aprovados.
•Então se todas as regras foram atendidas move os embarques em Operação para Pagável automaticamente.
2.Documentos Pagáveis
Fecha a fatura automaticamente (Automática), esta é movida para em faturamento, após identificar os documentos que podem ser faturados, onde:
•Identifica o tipo de cobrança através do tipo de documento, transportador e filial vinculados a este documento e verifica se o parâmetro de cobrança "Enviar PreFat" está ativo nas regras de pagamento.
•Calcula a data de faturamento, com base na data em que o documento se tornou pagável somada a data base de pagamento, vinculada à regra de pagamento em que o documento se adequa.
•Verifica a data de faturamento dos documentos e identifica quais destes podem ser inclusos em uma fatura.
•Identifica o tipo do documento a ser faturado, para que sejam aplicadas as respectivas regras de pagamento.
•Verifica se para os embarques pagáveis existem CIOT relacionados por viagem ou por período.
•Caso o CIOT tenha sido gerado por embarque, a fatura só poderá ter o embarque e os custos daquele embarque. Caso o CIOT tenha sido gerado por período agrupa na fatura relacionada ao CIOT todos os documentos relacionados ao transportador que estão pagáveis.
•Soma os valores dos documentos a serem agrupados na fatura, para gerar o valor bruto da mesma.
•Calcula o valor de impostos da fatura: valor total de SEST/SENAT, IRRF e INSS para subtrair do valor bruto da fatura e gerar o valor líquido.
•Se o transportador for classificado como TAC, soma a taxa de antecipação configurada para este transportador, relacionado na fatura, ao valor líquido.
•Se o transportador for classificado como ETC Equiparado, soma a taxa de antencipação configurada para o transportador, ao valor da fatura (Não calcula impostos.
•Calcula da data de vencimento, com base na data gerada de faturamento somada a regra de data base de vencimento, vinculada regra de pagamento em que o documento se adequa.
•Então a fatura é fechada e movida automaticamente para os documentos em faturamento.
Caso o CIOT tenha sido gerado por embarque, a fatura somente poderá ter o embarque e os custos daquele embarque; Se o transportador for do tipo ETC Equiparado não permite criar faturas com CT-es de embarques distintos; Ou se o transportador for do tipo ETC Normal permite criar faturas relacionando CT-es de embarques distintos. |
3.Documentos em Faturamento
Fecha a fatura automaticamente após a mesma estar em faturamento:
•Identifica o tipo de pagamento se automático ou semi-automático.
•Se o tipo de pagamento for semi-automático o documento não é fechado.
•Se o tipo de pagamento for automático o documento será fechado automaticamente.
•Envia a solicitação para a aplicação nddCargo para criação da nova parcela o CIOT.
•Então a fatura é fechada automaticamente.
•Se a fatura for do tipo normal e o parâmetro das configurações gerais "Recepcionar apontamento de baixa" estiver desabilitado então a fatura é fechada e continua em faturamento e o status é alterado para "liberada para pagamento".
•Se a fatura for do tipo CIOT a fatura não leva em consideração o parâmetro de recepcionar apontamento de baixas e a fatura é movida para faturas em pagamento.
•Caso a fatura seja do tipo normal e o parâmetro de recepcionar apontamento de baixa estiver habilitado a mesma será movida para faturas em pagamento, onde após recepcionar a baixa do nddCargo irá gerar a RPA ao ser paga.