As regras de pagamento são utilizadas nos processos de pagamento semi-automático e automático e servem como agrupadores que definem como os documentos devem ser faturados, considerando o tipo do documento e os transportadores a ele relacionados. Assim, é possível determinar formas de faturamento distintas de acordo com a peculiaridade de cada transportador ou documento, bem como, atribuir à estes agrupamentos as regras que definem as datas de faturamento e vencimento das faturas que serão geradas.
Para utilizar as funcionalidades das Regras de Pagamento, acesse: Menu Principal>Gestão de Pagamento>Configurações>Regras de Pagamento.
Visualização das Regras de Pagamento |
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Na tela principal, são apresentados ao usuário os agrupamentos de pagamento já configurados:
•Identificador: Nome dado ao agrupamento no momento da criação ou edição do mesmo;
•Pagamento: Identifica como será realizado o faturamento dos documentos vinculados à regra, podendo ser:
oSemi-automático: As faturas são geradas e fechadas automaticamente alterando o status da mesma para "Liberada para pagamento" e não movendo a mesma para Faturas em Pagamento.
oAutomático: As faturas são geradas e fechadas automaticamente, movendo a mesma para Faturas em Pagamento.
•Cobrança: Forma de cobrança, podendo ser:
oEnviar Prefat;
oRecepcionar DocCob.
•Documentos: Documentos configurados na regra (CT-e/NFS-e/Nota de débito ou CIOT);
•Regra Data Base Pagamento: Nome da regra para cálculo da data de faturamento utilizada no agrupamento;
•Regra Data Base Vencimento: Nome da regra para cálculo da data de vencimento utilizada no agrupamento.
Para cada regra configurada, é possível visualizar nos detalhes da mesma as seguintes informações:
•Grupo de transportadores: Nomes dos grupos de transportadores vinculados a regra.
•Clientes: Clientes vinculados a regra.
Gestão e Manutenção das Regras de Pagamento |
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Para fazer a gestão das regras de pagamento, estão disponíveis as seguintes opções:
•Novo: É apresentado tela para que seja possível configurar um novo agrupamento de configurações de pagamento;
Não será possível adicionar duas regras com as mesmas configurações nos seguintes casos: •Grupo de transportadores e tipo de documentos; •Grupo de transportadores, tipo de documento e cliente; |
•Editar: Permite a edição de uma regra específica para realização dos ajustes necessários;
•Excluir: É possível remover um registro, clicando no botão excluir disponível em cada registro;
1. Somente poderá excluir uma regra de pagamento se a mesma não tiver vínculo com faturas ativas. 2. Caso a regra esteja vinculada a uma fatura cancelada, será apresentada a seguinte mensagem validação: "Existem faturas que estão vinculadas a essa regra de pagamento", porém será possível excluir a regra. 3. Se a fatura selecionada estiver vinculada a faturas abertas, a regra não poderá ser excluída, onde é apresentada a seguinte mensagem de alerta: "Não é possível excluir a regra de pagamento selecionada. Existem faturas vinculadas que estão abertas". |
Configuração de Pagamento |
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Na tela Configuração de Pagamento, é possível visualizar nas abas Grupos Transportadores e Filiais, um contador de registro indicando a quantidade de registros que contém cada aba.
Configuração de Regras de Pagamento - Informações da regra |
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Ao clicar na ação "Novo" na tela de configurações para pagamento, o usuário será redirecionado para a tela de criação de regras, na qual é possível informar as seguintes configurações:
•Identificação:
•Nome da Regra: Campo onde é possível criar um nome de identificação para a regra;
•Tipo da Regra:
•Execução: Define o tipo de pagamento: semi-automático ou automático;
•Automático: Move os dps que se encontram com status de "em operacação" para "pagável" , cria a fatura automaticamente com os dps que já se encontram com satus de "pagável" e fecha a fatura automaticamente.
•Semi-automático: Move os dps que se encontram com status de "em operacação" para "pagável" e cria a fatura automaticamente com os dps que já se encontram com satus de "pagável".
Não será possível cadastrar duas regras com os mesmos identificadores. |
Configuração de Regras de Pagamento - Documentos |
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•Tipo do Documento: Define para quais documentos serão aplicadas as regras que estão sendo configuradas:
•CT-e: Conhecimento de Transporte Eletrônico;
•NFS-e: Nota Fiscal de Serviço Eletrônico;
•RPA: Recibo de Pagamento de Autônomo;
•Nota de Débito: Utilizada para se efetuar cobrança de valores para os quais não seja compatível a emissão de nota fiscal.
•OST: Ordem de Serviço de Transporte.
•Dias após emissão: Quantidade de dias corridos após a emissão, que o DPS ficará disponível para pagamento;
•IOD: Necessita do recebimento das informações sobre a carga para que o DPS fique disponível para pagamento;
•POD: Necessita do recebimento da prova de entrega para que o DPS fique disponível para pagamento;
•Aprovação manual: Necessita receber aprovação manual para que o DPS fique disponível para pagamento;
•Liberação de pagamento: Quando ativo o parâmetro considera o evento de pagamento que virá do OTM.
Se selecionado o tipo de documento RPA, não é possível selecionar outros tipos. |
Configuração de Regras de Pagamento - Filiais/Pontos de Operação |
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A aba filiais/ponto de operação permite atribuir o agrupamento entre regras e aos participantes que utilizarão as mesmas.
Não é obrigatório preencher filiais, porém regras com filiais vinculadas são priorizadas. |
Configuração de Regras de Pagamento - Grupos Transportadores |
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A aba grupo de transportadores permite visualizar os grupos disponíveis para que possam ser vinculados as regras de pagamento, onde serão atribuidos o agrupamento entre regras e os grupos que utilizarão as mesmas.
É necessário selecionar pelo menos um grupo. |
Na tela principal de visualização dos grupos de transportadores, o ícone detalhes
, exibe as informações dos transportares vinculados ao grupo, para que possa ter conhecimento do contexto deste, ao aplicar as regras sobre o mesmo.
Configuração de Regras de Pagamento - Faturamento |
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A aba Faturamento permite configurar as regras de agrupamento, para que que possam ser definidas as quebras dos DPS que serão agrupados para compor a fatura, durante da montagem da mesma.
Cobrança - As faturas podem ser cobradas por:
•Envio de Pré Fatura- Ao marcar essa opção é criada a fatura automaticamente e disponibilizada o documento de pré-fatura para o transportador.
•Recepção de Fatura de Cobrança - Ao marcar essa opção não é gerada a fatura automaticamente, e aguarda a recepção do documento de cobrança do transportador.
É possível ter ambas as configurações de cobrança ativadas. Nestes cenário o nddFrete irá gerar a PreFat e disponibilizar ao transportador e aguardar o retorno do docCob gerado pelo mesmo para efetuar as conciliações necessárias entre os dois documentos. |
Será exibido os "Agrupamentos por DPS", "Limitações Máximas por Fatura" e "Regras Data Base", somente quando o "Envio de Pré Fatura" estiver ativo. |
Regra Data Base Pagamento - Permite selecionar a configuração de regra de data base de pagamento, ou seja, a data que irá ser gerada a fatura, essa informação é populada no momento em que o dps se torna pagável, cadastradas nas regras de Data Base de Pagamento.
Regra Data Base Vencimento - Permite selecionar a configuração de regra de data base de vencimento, ou seja, a data que irá vencer o prazo de pagamento da fatura , cadastradas nas regras de Data Base de Vencimento.
Agrupamento de DPS - Arrastando as colunas para cima, os documentos podem ser agrupados por:
•Cidade de origem;
•Destinatário;
•Tipo de DPS;
•Estado de origem;
•Estado de destino;
•Cidade de destino;
•Alíquota;
•Modal.
•Grupo de Transportador
Quando agrupado por Grupo de Transportador, será criado a fatura com os DPSs dos transportadores vinculados ao Grupo, sendo assim é permitido faturas com mais de um transportador. A fatura deve respeitar o CNPJ de faturamento informado no Grupo, caso não possua um CNPJ , deverá criar faturas com CNPJ referente aos transportadores dos DPSs. |
Limitações - As faturas podem ser limitadas por:
•Valor - Os documentos serão incluídos na fatura até que atinja o valor (R$) derminado, que irão compor a fatura.
•Quantidade de DPS - Os documentos serão incluídos na fatura até que atinja a quantidade de DPS determinado, que irão compor a fatura.
Ao atingir cada limitador a fatura é separada em um novo arquivo. |
Configuração de Regras de Pagamento - Resumo |
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A aba Resumo permite visualizar todas as informações da regra em questão já configuradas, para que que possa ser feita a verificação se foram configuradas corretamente.
Pagamento Automático |
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Quanto ao funcionamento da automatização do Pagamento possibilitada pelas Regras de Pagamento, quando configurado Regra do tipo Automática e/ou Semi Automática, cabe considerar a seguinte forma de processamento:
1.Embarques em Operação
Identifica o agrupamento para validação das regras de liberação para pagamento, para que possa validar se existem regras criadas para liberar o documento para que se torne pagável, onde:
•Identifica o tipo do documento relacionado ao embarque.
•Identifica o Transportador do Embarque.
•Identifica a filial do embarque.
•Verifica se exsistem regras de liberação associadas ao documento/transportador/filial.
•Identifica as regras de liberação relacionadas ao tipo de documento.
•Considera a quantidade de dias configuradas para tornar o documento pagável.
•Se marcada a opção IOD nas regras verifica se todas as NF-es relacionadas ao documento possuem o evento.
•Se marcada a opção POD nas regras verifica se todas as NF-es relacionadas ao documento possuem o evento.
•Se marcada a opção "Liberação de Pagamento" nas regras verifica se todas as NF-es relacionadas ao documento possuem o evento.
•Se marcada a opção "Aprovação Manual" nas regras verifica se os embaques e custos já estão aprovados.
•Então se todas as regras foram atendidas move os embarques em Operação para Pagável automaticamente.
2.Documentos Pagáveis
Fecha a fatura automaticamente (Automática), esta é movida para em faturamento, após identificar os documentos que podem ser faturados, onde:
•Identifica o tipo de cobrança através do tipo de documento, transportador e filial vinculados a este documento e verifica se o parâmetro de cobrança "Enviar PreFat" está ativo nas regras de pagamento.
•Calcula a data de faturamento, com base na data em que o documento se tornou pagável somada a data base de pagamento, vinculada à regra de pagamento em que o documento se adequa.
•Verifica a data de faturamento dos documentos e identifica quais destes podem ser inclusos em uma fatura.
•Identifica o tipo do documento a ser faturado, para que sejam aplicadas as respectivas regras de pagamento.
•Verifica se para os embarques pagáveis existem CIOT relacionados por viagem ou por período.
•Caso o CIOT tenha sido gerado por embarque, a fatura só poderá ter o embarque e os custos daquele embarque. Caso o CIOT tenha sido gerado por período agrupa na fatura relacionada ao CIOT todos os documentos relacionados ao transportador que estão pagáveis.
•Soma os valores dos documentos a serem agrupados na fatura, para gerar o valor bruto da mesma.
•Calcula o valor de impostos da fatura: valor total de SEST/SENAT, IRRF e INSS para subtrair do valor bruto da fatura e gerar o valor líquido.
•Se o transportador for classificado como TAC, soma a taxa de antecipação configurada para este transportador, relacionado na fatura, ao valor líquido.
•Se o transportador for classificado como ETC Equiparado, soma a taxa de antencipação configurada para o transportador, ao valor da fatura (Não calcula impostos.
•Calcula da data de vencimento, com base na data gerada de faturamento somada a regra de data base de vencimento, vinculada regra de pagamento em que o documento se adequa.
•Então a fatura é fechada e movida automaticamente para os documentos em faturamento.
Caso o CIOT tenha sido gerado por embarque, a fatura somente poderá ter o embarque e os custos daquele embarque; Se o transportador for do tipo ETC Equiparado não permite criar faturas com CT-es de embarques distintos; Ou se o transportador for do tipo ETC Normal permite criar faturas relacionando CT-es de embarques distintos. |
3.Documentos em Faturamento
Fecha a fatura automaticamente após a mesma estar em faturamento:
•Identifica o tipo de pagamento se automático ou semi-automático.
•Se o tipo de pagamento for semi-automático o documento não é fechado.
•Se o tipo de pagamento for automático o documento será fechado automaticamente.
•Envia a solicitação para a aplicação nddCargo para criação da nova parcela o CIOT.
•Então a fatura é fechada automaticamente.
•Se a fatura for do tipo normal e o parâmetro das configurações gerais "Recepcionar apontamento de baixa" estiver desabilitado então a fatura é fechada e continua em faturamento e o status é alterado para "liberada para pagamento".
•Se a fatura for do tipo CIOT a fatura não leva em consideração o parâmetro de recepcionar apontamento de baixas e a fatura é movida para faturas em pagamento.
•Caso a fatura seja do tipo normal e o parâmetro de recepcionar apontamento de baixa estiver habilitado a mesma será movida para faturas em pagamento, onde após recepcionar a baixa do nddCargo irá gerar a RPA ao ser paga.