Créditos Tributários |
||
|
||
A área de Créditos Tributários está disponível apenas para o usuário master, através da aba Cadastro, onde estão listados todos os embarcadores, identificando quais deles estão disponíveis para a configuração dos créditos. O cadastro do crédito tributário é necessário para identificar o perfil do tomador do crédito, o qual será utilizado no momento do cálculo.
Apenas os embarcadores com a opção "Sim", configurada no parâmetro CALCULAR CRÉDITO, devem informar os dados para formar o perfil. Estes dados devem ser sincronizados com o módulo tributário através da opção Sincronizar, da tela de configuração. O cálculo do crédito será realizado apenas para os embarcadores que estiverem com o STATUS SINCRONIZAÇÃO igual a "Sincronizado". Para isso, é necessário configurar os parâmetros solicitados através da opção CONFIGURAR, disponível no registro do embarcador optante por calcular o crédito. Após a configuração, o resultado da sincronização é exibido na coluna STATUS SINCRONIZAÇÃO:
•Em processamento: Informa que os dados estão sendo enviados para o módulo tributário. Embarcadores com o cadastro do crédito "Em processamento" não podem alterar os dados e fazer uma nova sincronização, até que o status seja atualizado para "Sincronizado" ou "Com erro". Além disso, os CT-es recebidos neste cenário não terão o cálculo do crédito realizado, podendo ser reprocessados manualmente assim que a sincronização for realizada; •Sincronizado: Significa que os dados informados na configuração do crédito tributário, foram enviados e cadastrados com sucesso no módulo de crédito tributário. A partir desta sincronização, os CT-es recepcionados e conciliados são disponibilizados para o cálculo do crédito. Com o crédito sobre a operação calculado, os CT-es podem ser incluídos em faturas; •Com erro: Sinaliza que houve falha no envio das informação ao módulo de crédito tributário. Neste caso, o motivo da falha pode ser verificado através da opção MOTIVO, no registro com o erro. Assim como o status "Em processamento", embarcadores com falha na sincronização não terão o crédito calculado para CT-es recebidos neste período. Para corrigir o erro e disponibilizar os CT-es para cálculo, a configuração deve ser alterada conforme o motivo informado e sincronizada novamente. Após a sincronização ser realizada com sucesso, os CT-es podem ser reprocessados manualmente.
O parâmetro RETORNAR SITUAÇÃO CRÉDITO refere-se à disponibilização da informação se o embarcador deve ou não tomar o crédito disponível na operação. Esta informação não está disponível no Portal do Embarcador, pois faz parte de integrações específicas com alguns ERPs. A informação da VERSÃO identifica quantas vezes as configurações foram sincronizadas com o módulo tributário. Também é utilizada para identificar os parâmetros que foram utilizados como base para calcular os créditos de determinado CT-e.
|
||
Para configurar os parâmetros de créditos de imposto, selecione a opção CONFIGURAR no registro do embarcador desejado, conforme o exemplo a seguir:
Configure os parâmetros conforme as operações do embarcador selecionado, sendo que todos os campos são obrigatórios.
Após o cadastro o resultado da sincronização será exibido na tela de Créditos tributários, a qual lista todas as sincronizações realizadas e seus respectivos status. |