O documento de cobrança, DOCCOB ou fatura, é gerado pelo agrupamento de CT-es aprovados, disponibilizando o total e a data final para pagamento dos documentos de transporte. A fatura pode ser emitida pelo embarcador, via Portal do Embarcador, ou pelo transportador através do ERP, sendo que neste caso, o transportador precisará enviar a fatura via Web Service à Localização (vide Manual de Integração do Transportador).Cada fatura é identificada pelo número e série, portanto não é possível emitir faturas com a mesma identificação. Quando for emitida pelo Portal do Embarcador, o controle do número e da série será feito automaticamente.Pode conter em uma fatura CT-es de diferentes embarques, entretanto quando os CT-es selecionados passam do valor do embarque, a fatura fica com o status Aguardando aprovação, onde estará aguardando a inclusão de custos acessórios para justificar a diferença de valor.A situação das faturas podem ser verificadas conforme os seguintes status:
•Aguardando aprovação: Informa que o valor da fatura (soma do valor a receber dos CT-es da fatura) é maior que o valor do shipment e a diferença precisa ser justificada através da inclusão de custos acessórios. A fatura só será aprovada quando os valores forem iguais, para isso, será necessário inserir custos acessórios com valores que sejam equivalentes a diferença; •Aprovado: Refere-se à fatura sem pendências, onde não é necessária nenhuma ação, pois a soma dos valores dos CT-es é equivalente ou inferior ao valor planejado para o embarque; •Rejeitado: Este status será apresentado quando for informado na fatura um dado que não é possível justificar através do custo acessório. Esta situação ocorre com mais frequência quando a fatura é enviada para a Localização via Web Service, onde o documento deve ser montado pelo ERP. Atualmente apenas os transportadores enviam os documentos de cobrança por Web Service. Quando a fatura é gerada via tela, pelo embarcador, os dados apresentados já estão filtrados de modo a evitar a rejeição do documento. O motivo de um documento de cobrança ter sido rejeitado pode ser visualizado nos detalhes da fatura, através desta opção no botão de ações de cada registro. Quando o motivo for específico de um documento CT-e, o mesmo será exibido no registro deste documento dentro da fatura.As faturas poderão ser rejeitadas pelos seguintes motivos:▪A data de vencimento da Fatura é menor do que a data atual do sistema: Esta mensagem sinaliza que a data de vencimento informada no DOCCOB é inferior à data atual. É permitido gerar faturas com vencimento para a data atual ou posterior; ▪CT-e está <rejeitado ou aguardando aprovação> e não é válido para a Fatura: Apenas CT-es aprovados podem ser incluídos em faturas, portanto a fatura será rejeitada quando conter documentos que foram rejeitados ou estão aguardando aprovação; ▪CT-e já está incluso na Fatura: <número da Fatura>, Série: <série da Fatura>, com situação: <status da Fatura>: Quando um CT-e que já está em uma Fatura Aprovada ou Aguardando aprovação é informado em outra fatura, esta mensagem é apresentada; ▪CT-e não localizado e/ou não relacionado ao Shipment <Xid e DomainName informados no shipment>: Este motivo será apresentado quando o CT-e informado na fatura não for encontrado na localização ou, quando este documento não estiver vinculado ao shipment; ▪CT-e não pode fazer parte da fatura porque não possui cálculo do crédito dos impostos. Status do cálculo: <Status cálculo>: Esta validação restringe a inclusão de CT-es sem cálculo do crédito de imposto em DOCCOB, pois apenas CT-es com cálculo do crédito realizado com sucesso podem fazer parte de um documento de cobrança. Além de retornar o status do processamento do cálculo do crédito na mensagem (Em processamento e Com erro), o mesmo pode ser verificado na aba Crédito de imposto, nos detalhes do CT-e; ▪CT-e possui informações não condizentes com o CT-e recebido pela localização: {lista_de_inconsistências}: Esta mensagem é exibida quando alguma informação do CT-e, recebido pela Localização, não está igual a informação preenchida na fatura. Os dados considerados nesta validação, são os seguintes: •CTe Cancelado; •Data de Emissão; •Emitente (CNPJ Transportador); •Número; •Série; •Valor do Frete; •Valor do ICMS. ▪O Embarcador exige IOD e o CT-e possui NF-es sem IOD aprovado: {lista_de_nfes}: Será apresentada esta mensagem, quando no cadastro do embarcador, a opção Requer IOD estiver configurada como: "Sim", e algum IOD, referente à alguma NF-e que compõe o CT-e informado na fatura, não estiver aprovado; ▪Série 99 não é permitida: Quando a Fatura for enviada à Localização através do upload e a série informada for 99, será apresentada essa mensagem, pois a série 99 é exclusiva para as emissões realizadas pelo portal; ▪Shipment: <Xid identificador do shipment> e domínio: <domínio informado no shipment> não localizado e/ou não relacionado com Embarcador <CNPJ Embarcador>: Sinaliza que o embarque informado na fatura não foi recebido pela Localização ou, não foi emitido pelo embarcador informado; ▪Tipo de cobrança Bancária exige que informações da agência e conta sejam informadas na fatura: Este status será apresentado quando a informação do tipo de cobrança for preenchida com a opção "Bancária" e os dados de agência e conta corrente não forem encontrados no DOCCOB; ▪Valor total da fatura é diferente do valor total dos CT-es informados: Significa que a soma do valor a receber dos CT-es que compõem a fatura é diferente do valor total informado para a fatura.
Esta tela é apresentada apenas para usuários com perfil master ou financeiro, nela encontram-se todas as faturas emitidas pelo embarcador e pelo transportador, bem como o status que as mesmas possuem, para que seja possível identificar qual documento de cobrança precisa ser ajustado. Além disso, indica na coluna BAIXADO a integração da mesma com o ERP.
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A opção DETALHES de cada fatura, irá exibir a tela de Status da Conciliação da Fatura. Nela são apresentados os documentos que compõem a fatura, agrupados por embarque, onde permite identificar a diferença que precisa ser justificada entre o valor dos documentos com o valor do shipment, para as faturas Aguardando aprovação ou, o motivo dos documentos rejeitados.Caso os embarques já estejam em outras faturas que foram aprovadas, é apresentado o valor pago deste embarque nas outras faturas. |
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Os custos acessórios devem ser incluídos à Fatura e vinculados aos CT-es que possuem valor a receber superior ao valor planejado para o frete. Os embarques com valor inferior aos documentos de transporte serão identificados com o ícone vermelho, indicando a necessidade da inclusão de custos acessórios que justifiquem a diferença.Para a fatura ser aprovada, a soma dos custos acessórios inseridos para os CT-es de um embarque, deve coincidir com o valor do respectivo embarque.O custo acessório pode ser informado através dos DETALHES da fatura, onde apresenta o status da conciliação da mesma:Conforme demonstra a imagem acima, não é possível inserir duas ocorrências iguais para o mesmo CT-e.Após a inclusão dos custos acessórios necessários, a fatura pode ser aprovada. |
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É possível verificar os dados dos CT-es que compõem a fatura, através da opção DOC. TRANSPORTE, em cada fatura. |
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Através dessa ação, é possível visualizar o relatório da fatura selecionada, bem como efetuar a impressão do mesmo. |