A emissão de faturas pelo Portal do Embarcador estará disponível quando a configuração Tipo de Emissão, no cadastro do embarcador, estiver com a opção "Somente pelo Embarcador" selecionada, além disso, o perfil "Financeiro" deve estar habilitado para o usuário.Para a emissão da fatura, devem ser preenchidos os dados solicitados na tela Emitir Fatura, acessada pela opção Emitir. Após a emissão, a fatura gerada é processada pela Localização, a qual valida as informações inseridas e em seguida, exibe o resultado na tela de Status da conciliação de fatura, onde é possível verificar os dados informados na fatura e ajustar manualmente os documentos de transporte com valores divergentes do embarque.O resultado do processamento é analisado conforme os status: Aguardando aprovação, Aprovado e Rejeitado, listados no item Fatura, os quais identificam a necessidade de ajuste manual (inclusão de custos acessórios) para a aprovação da mesma.O Status da conciliação de fatura também pode ser acessado através dos DETALHES de cada fatura.
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A opção Emitir, do menu Faturas, exibe a tela para informar os dados que farão parte da fatura.Para selecionar os CT-es que irão compor a fatura, os mesmos devem ser filtrados pelo Embarcador, Transportador e Tomador e caso necessário, pela Data de Emissão.Após preencher as informações e Pesquisar, serão listados os CT-es correspondentes aos dados aplicados nos campos Embarcador, Transportador, Tomador e Data de Emissão, permitindo selecionar os CT-es que farão parte da fatura. A medida que os CT-es são acrescentados à fatura, é apresentado o valor total do documento de cobrança, no campo: Valor total.Ainda é possível informar se há algum ajuste de valor, através das opções: "Ajuste de desconto" e "Ajuste de acréscimo". Quando houver ajuste, o campo Valor do ajuste, será exibido, para que o valor referente ao ajuste seja informado. Este valor não interfere no valor total da fatura, trata-se apenas de uma informação adicional.Caso a fatura precise ser identificada por alguma informação diferente dos dados selecionados nos filtros ou pelo número da mesma, isto pode ser feito através do campo Identificador, onde poderá ser preenchido com até 50 caracteres, informações como a Capa da Fatura ou outra observação necessária.A Data de Vencimento da fatura pode ser alterada caso haja necessidade, porém é apresentada uma sugestão de vencimento, acrescendo à data que a fatura está sendo gerada, a quantidade de dias configurada em: Prazo de Vencimento(dias), na aba de Faturamento do cadastro do Embarcador.
Após os dados preenchidos e os documentos CT-es selecionados, a fatura deverá ser enviada para processamento. Para isso, o usuário deverá confirmar a emissão através do botão Confirmar. O resultado da análise das informações do documento de cobrança, e a conciliação dos valores a receber dos CT-es com os embarques correspondentes, é exibido na tela de Status da Conciliação da Fatura.
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Assim que a fatura é processada pela Localização, o usuário é direcionado à tela de Status da Conciliação da Fatura, onde é possível justificar a diferença de valores ou identificar o motivo de uma fatura rejeitada.A justificativa da diferença de valores deve ser realizada através da inclusão de custos acessórios, pois a fatura só será aprovada quando o valor a receber dos CT-es coincidir com o valor do shipment referente aos CT-es. Após incluir os custos acessórios, a fatura deverá ser submetida a nova validação pela Localização, através do botão Aprovar.
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