O documento de cobrança, DOCCOB ou fatura, é gerado pelo agrupamento de CT-es aprovados, disponibilizando ao embarcador o total e a data final do pagamento destes documentos de transporte. Neste tela, usuários com perfil financeiro, têm acesso ao status e aos detalhes das faturas emitidas, além de poder realizar o envio de DOCCOBs (conforme alinhamento com embarcador).A fatura pode ser emitida pelo transportador, via upload do DOCCOB no Portal do Transportador ou através do ERP, sendo que neste caso, o transportador precisará enviar a fatura via Web Service à Localização (vide Manual de Integração do Transportador). O layout do documento de cobrança pode ser verificado na seção Layout DOCCOB.Cada fatura é identificada pelo número e série, portanto não é possível emitir faturas com a mesma identificação. A série 99 é exclusiva para emissão da fatura pelo embarcador e não deve ser utilizada no DOCCOB.Pode conter em uma fatura CT-es de diferentes embarques, entretanto quando os CT-es informados passam do valor do embarque, a fatura é apresentada ao transportador com o status Aguardando aprovação, até que o embarcador aprove a diferença de valor.A situação das faturas pode ser acompanhada pelos seguintes status:
•Aguardando aprovação: Informa que o valor da fatura (soma do valor a receber dos CT-es informados no DOCCOB) é maior que o valor do shipment e o embarcador deve aprovar a diferença; •Aprovado: Refere-se à fatura sem pendências, aprovada manualmente pelo embarcador ou automaticamente pela Localização (quando a soma dos valores dos CT-es é equivalente ou inferior ao valor planejado para o embarque); •Rejeitado: Este status será apresentado quando for informado na fatura um dado que não é possível que o embarcador justifique através do custo acessório. O motivo de um documento de cobrança ter sido rejeitado pode ser visualizado nos detalhes da fatura, através desta opção no botão de ações de cada registro. Quando o motivo for específico de um documento CT-e, o mesmo será exibido no registro deste documento dentro da fatura.Os DOCCOBSs poderão ser rejeitados pelos seguintes motivos:▪A data de vencimento da Fatura é menor do que a data atual do sistema: Esta mensagem sinaliza que a data de vencimento informada no DOCCOB é inferior à data atual. É permitido gerar faturas com vencimento para a data atual ou posterior; ▪CT-e está <rejeitado ou aguardando aprovação> e não é válido para a Fatura: Apenas CT-es aprovados podem ser incluídos em faturas, portanto a fatura será rejeitada quando conter documentos que foram rejeitados ou estão aguardando aprovação; ▪CT-e já está incluso na Fatura: <número da Fatura>, Série: <série da Fatura>, com situação: <status da Fatura>: Quando um CT-e que já está em uma Fatura Aprovada ou Aguardando aprovação é informado em outra fatura, esta mensagem é apresentada; ▪CT-e não localizado e/ou não relacionado ao Shipment <Xid e DomainName informados no shipment>: Este motivo será apresentado quando o CT-e informado na fatura não for encontrado na localização ou, quando este documento não estiver vinculado ao shipment; ▪CT-e não pode fazer parte da fatura porque não possui cálculo do crédito dos impostos. Status do cálculo: <Status cálculo>: Esta validação restringe a inclusão de CT-es sem cálculo do crédito de imposto em DOCCOB, pois apenas CT-es com cálculo do crédito realizado com sucesso podem fazer parte de um documento de cobrança. Esta situação pode ocorrer para os Conhecimentos de Transporte Eletrônicos vinculados à embarcadores que necessitam do cálculo do crédito de imposto dos CT-es para efetuar o pagamento; ▪CT-e possui informações não condizentes com o CT-e recebido pela localização: {lista_de_inconsistências}: Esta mensagem é exibida quando alguma informação do CT-e, recebido pela Localização, não está igual a informação preenchida na fatura. Os dados considerados nesta validação, são os seguintes: •CTe Cancelado; •Data de Emissão; •Emitente (CNPJ Transportador); •Número; •Série; •Valor do Frete; •Valor do ICMS. ▪O Embarcador exige IOD e o CT-e possui NF-es sem IOD aprovado: {lista_de_nfes}: Esta mensagem será exibida nas faturas emitidas para embarcadores que exigem a aprovação do IOD para efetuar o pagamento dos CT-es, quando pelo menos uma NF-e vinculada a um CT-e que compõe a fatura não possua IOD ou que o mesmo não esteja aprovado; ▪Série 99 não é permitida: Quando a Fatura for enviada à Localização através do upload e a série informada for 99, será apresentada essa mensagem, pois a série 99 é exclusiva para as emissões realizadas pelo embarcador; ▪Shipment: <Xid identificador do shipment> e domínio: <domínio informado no shipment> não localizado e/ou não relacionado com Embarcador <CNPJ Embarcador>: Sinaliza que o embarque informado na fatura não foi recebido pela Localização ou, não foi emitido pelo embarcador informado; ▪Tipo de cobrança Bancária exige que informações da agência e conta sejam informadas na fatura: A fatura é rejeitada quando o embarcador necessita dos dados de agência e conta corrente no DOCCOB e estes não foram informados; ▪Valor total da fatura é diferente do valor total dos CT-es informados: Significa que a soma do valor a receber dos CT-es que compõem a fatura é diferente do valor total informado para a fatura.
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A opção DETALHES de cada fatura, irá exibir a tela de Status da Conciliação da Fatura. Nela são apresentados os documentos que compõem a fatura, agrupados por embarque, onde permite identificar a diferença que precisa ser justificada entre o valor dos documentos com o valor do shipment, para as faturas Aguardando aprovação ou, o motivo dos documentos rejeitados.Caso um embarque possua CT-es em outras faturas que foram aprovadas, é apresentado o valor pago deste embarque nas outras faturas.Além disso, é possível verificar os custos acessórios inclusos pelo embarcador para justificar a diferença de valores não contemplados por CT-es complementares. |
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É possível verificar os dados dos CT-es que compõem a fatura através da opção DOC. TRANSPORTE, em cada fatura. |