Emitir Fatura

 

A emissão de faturas pelo Portal do Embarcador estará disponível quando a configuração Tipo de Emissão, no cadastro do embarcador, estiver com a opção Somente pelo Embarcador selecionada, além disso, o perfil Financeiro deve estar habilitado para o usuário.

 

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Para a emissão da fatura, devem ser preenchidos os dados solicitados na tela Emitir Fatura, acessada pela opção Emitir. Após a emissão, a fatura gerada é processada pela Localização, a qual valida as informações inseridas e em seguida, exibe o resultado na tela de Status da conciliação de fatura, onde é possível verificar os dados informados na fatura.

O resultado do processamento é analisado conforme os status: Aguardando aprovação, Aprovado e Rejeitado, listados no menu Faturas, os quais identificam a necessidade de análise para aprovação ou rejeição.

O Status da conciliação de fatura também pode ser acessado através dos DETALHES de cada fatura.

 

Emitir

 

A opção Emitir, do menu Faturas, exibe a tela para informar os dados que farão parte da fatura.

 

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Para selecionar os CT-es que irão compor a fatura, os mesmos devem ser filtrados pelo Embarcador, Transportador e Tomador e caso necessário, pela Data de Emissão.

Após preencher as informações e Pesquisar, serão listados os CT-es correspondentes aos dados aplicados nos campos Embarcador, Transportador, Tomador e Data de Emissão, permitindo selecionar os CT-es que farão parte da fatura. A medida que os CT-es são acrescentados à fatura, é apresentado o valor total do documento de cobrança, no campo: Valor total.

Ainda é possível informar se há algum ajuste de valor, através das opções: Ajuste de desconto e Ajuste de acréscimo. Quando houver ajuste, o campo Valor do ajuste, será exibido, para que o valor referente ao ajuste seja informado. Este valor não interfere no valor total da fatura, trata-se apenas de uma informação adicional.

Caso a fatura precise ser identificada por alguma informação diferente dos dados selecionados nos filtros ou pelo número da mesma, isto pode ser feito através do campo Identificador, onde poderá ser preenchido com até 50 caracteres, informações como a Capa da Fatura ou outra observação necessária.

A Data de Vencimento da fatura pode ser alterada caso haja necessidade, porém é apresentada uma sugestão de vencimento, acrescendo à data que a fatura está sendo gerada, a quantidade de dias configurada em: Prazo de Vencimento (dias), na aba de Faturamento do cadastro do Embarcador.

 

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Observações:

Quando houver ocorrência configurada para exigir aprovação, os CT-es só serão exibidos caso a ocorrência esteja aprovada;

Caso a ocorrência esteja configurada como obrigatória e selecionada a opção NF-e para geração, serão listados apenas os CT-es que possuírem essa ocorrência gerada para todas as NF-es relacionadas ao CT-e;

CT-es complementares só serão disponibilizados para fatura quando houver ocorrência de custo acessório vinculada ao CT-e;

Os campos Embarcador, Transportador, Tomador e Data de Emissão, irão exibir os embarcadores, transportadores e os tomadores, apenas quando houverem CT-es a serem pagos vinculados a estes participantes;

Cada CT-e pode fazer parte de apenas uma fatura Autorizada ou Aguardando aprovação;

Caso não existam CT-es emitidos, e disponíveis para serem inclusos em faturas (aprovados), para as embarcadoras vinculadas ao usuário que está emitindo a fatura, será exibida a mensagem: Não há documentos para emissão de fatura, assim que a opção Emitir for acessada.

 

Após os dados preenchidos e os documentos CT-es selecionados, a fatura deverá ser enviada para processamento. Para isso, o usuário deverá confirmar a emissão através do botão Confirmar. O resultado da análise das informações do documento de cobrança, e a conciliação dos valores a receber dos CT-es com os embarques correspondentes, é exibido na tela de Status da Conciliação da Fatura.

Caso a tela Status da Conciliação da Fatura não seja apresentada automaticamente ao final da emissão da fatura, a mesma estará disponível através da opção DETALHES, no botão com as ações de cada fatura.

 

Status da Conciliação da Fatura

 

Assim que a fatura é processada pela Localização, o usuário é direcionado à tela de Status da Conciliação da Fatura, onde é possível identificar o motivo pelo qual a fatura foi rejeitada ou está aguardando aprovação.

 

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