Faturas

 

O documento de cobrança, DOCCOB ou fatura, é gerado pelo agrupamento de CT-es aprovados, disponibilizando o total e a data final para pagamento dos documentos de transporte. A fatura pode ser emitida pelo embarcador, via Portal do Embarcador, ou pelo transportador através do ERP, sendo que neste caso, o transportador precisará enviar a fatura via Web Service (vide Manual de Integração do Transportador) ou através do upload no Portal do Transportador.

Cada fatura é identificada pelo número e série, portanto não é possível emitir faturas com a mesma identificação. Quando for emitida pelo Portal do Embarcador, o controle do número e da série será feito automaticamente.

Pode conter em uma fatura CT-es de diferentes embarques, entretanto quando os CT-es selecionados passam do valor do embarque, a fatura fica com o status Aguardando aprovação, onde estará disponível para ser analisada e aprovada ou rejeitada.

A situação das faturas pode ser verificada conforme os seguintes status:

 

Aguardando aprovação: Informa que o valor da fatura (soma do valor a receber dos CT-es normais que estão na fatura) é maior que o valor do shipment e a diferença precisa ser aprovada;

Aprovado: Refere-se à fatura sem pendências, onde não é necessária nenhuma ação, pois a soma dos valores dos CT-es é equivalente ou inferior ao valor planejado para o embarque;

Rejeitado: Este status será apresentado quando a fatura for rejeitada manualmente ou quando enviada para a Localização via upload ou Web Service, onde o documento é validado. Quando a fatura é gerada via tela, pelo embarcador, os dados apresentados já estão filtrados de modo a evitar a rejeição do documento.

O motivo pelo qual um documento de cobrança foi rejeitado pode ser visualizado nos detalhes da fatura, através desta opção no botão de ações de cada registro. Quando o motivo for específico de um documento CT-e, o mesmo será exibido junto ao documento dentro da fatura.

As faturas poderão ser rejeitadas pelos seguintes motivos:

 

A data de vencimento da Fatura é menor do que a data atual do sistema: Esta mensagem sinaliza que a data de vencimento informada no DOCCOB é inferior à data atual. A fatura deve ser gerada com data de vencimento igual ou posterior à atual;

A ocorrência <descrição da ocorrência> exige aprovação e a mesma não está aprovada: Quando uma parada ou um dos documentos, referentes ao embarque do CT-e informado na fatura, possui um evento logístico criado, que esteja configurado para exigir aprovação, e o mesmo não está aprovado, é apresentada esta mensagem de rejeição. A mesma mensagem é apresentada quando há um custo acessório criado vinculado à parada ou a algum documento e também não está aprovado;

CT-e está <rejeitado ou aguardando aprovação> e não é válido para a Fatura: Apenas CT-es aprovados podem ser incluídos em faturas, portanto a fatura será rejeitada quando conter documentos que foram rejeitados ou estão aguardando aprovação;

CT-e já está incluso na Fatura: <número da Fatura>, Série: <série da Fatura>, com situação: <status da Fatura>: Quando um CT-e que já está em uma Fatura aprovada ou aguardando aprovação é informado na fatura enviada, esta mensagem é apresentada;

CT-e não localizado e/ou não relacionado ao Shipment <Xid e DomainName informados no shipment>: Este motivo será apresentado quando o CT-e informado na fatura não for encontrado na localização ou, quando este documento não estiver vinculado ao shipment;

CT-e não pode fazer parte da fatura porque não possui cálculo do crédito dos impostos. Status do cálculo: <Status cálculo>: Esta validação restringe a inclusão de CT-es sem cálculo do crédito de imposto em DOCCOB, pois apenas CT-es com cálculo do crédito realizado com sucesso (sincronizado) podem fazer parte de um documento de cobrança. Além de retornar o status do processamento do cálculo do crédito na mensagem (Em processamento e Com erro), o mesmo pode ser verificado na aba Crédito de imposto, nos detalhes do CT-e;

CT-e possui informações não condizentes com o CT-e recebido pela localização: {lista_de_inconsistências}: Esta mensagem é exibida quando alguma informação do CT-e, recebido pela Localização, não está igual a informação preenchida na fatura. Os dados considerados nesta validação, são os seguintes:

CTe Cancelado;

Data de Emissão;

Emitente (CNPJ Transportador);

Número;

Série;

Valor do Frete;

Valor do ICMS.

Ocorrência <descrição da ocorrência> não gerada, porém é obrigatória em nível de <Embarque, Parada, NF-e ou CT-e>: <lista de NF-e ou CT-e, parada ou embarque>: Será apresentada esta mensagem quando um evento logístico estiver configurado como obrigatório e o mesmo não existir para nenhuma parada ou documento vinculado ao shipment;

Série 99 não é permitida: Quando a Fatura for enviada à Localização através do upload e a série informada for 99, será apresentada essa mensagem, pois a série 99 é exclusiva para as emissões realizadas pelo Portal do Embarcador;

Shipment: <Xid identificador do shipment> e domínio: <domínio informado no shipment> não localizado e/ou não relacionado com Embarcador <CNPJ Embarcador>: Sinaliza que o embarque informado na fatura não foi recebido pela Localização ou, não foi emitido pelo embarcador informado;

Tipo de cobrança Bancária exige que informações da agência e conta sejam informadas na fatura: Esse status será apresentado quando a informação do tipo de cobrança for preenchida com a opção Bancária e os dados de agência e conta corrente não forem encontrados no DOCCOB;

Valor total da fatura é diferente do valor total dos CT-es informados: Significa que a soma do valor a receber dos CT-es que compõem a fatura é diferente do valor total informado para a fatura.

 

Observações:

Os status não informam se a fatura foi ou não paga, refletem apenas a situação do fluxo do transporte até a emissão da fatura;

Para a correção de faturas rejeitadas, após o ajuste, é necessário enviá-las novamente com novo número;

CT-es complementares não bloqueiam a aprovação da fatura, pois é necessário aprovar e vincular cada um ao custo acessório correspondente, antes de serem inclusos na fatura.

 

Esta tela é apresentada apenas para usuários com perfil master ou financeiro, nela encontram-se todas as faturas emitidas pelo embarcador e pelo transportador, bem como o status que as mesmas possuem, para que seja possível identificar qual documento de cobrança precisa ser aprovado. Além disso, indica na coluna BAIXADO a integração da mesma com o ERP.

 

faturamento_faturas_zoom70

 

Observação:

As faturas são disponibilizadas conforme a última alteração realizada, ou seja, a fatura editada por último será mostrada primeiro.

 

Detalhes

 

A opção DETALHES de cada fatura, irá exibir a tela de Status da Conciliação da Fatura. Nela são apresentados os documentos que compõem a fatura, agrupados por embarque, onde permite identificar a diferença entre o valor dos documentos com o valor do shipment, para as faturas aguardando aprovação ou, o motivo pelo qual os documentos foram rejeitados.

Além disso, são disponibilizados os custos (base e acessórios) referentes aos documentos da fatura.

Caso os embarques já estejam em outras faturas que foram aprovadas, é apresentado o valor pago deste embarque nas outras faturas.

 

detalhes_fatura_zoom70

 

Doc. Transporte

 

É possível verificar os dados dos CT-es que compõem a fatura, através da opção DOC. TRANSPORTE, em cada fatura.

 

pe_fatura_docs_transporte_zoom70

 

Visualizar Relatório

 

Através dessa ação, é possível visualizar o relatório da fatura selecionada, bem como efetuar a impressão do mesmo.

 

visualizar_relatorio_fatura_zoom70