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Cadastro Manual

Para acessar a guia Cadastro Manual, navegue entre os menus: Principal>Documentos Originários>Cadastro Manual

 

Na tela deverão ser informados todos os dados do documento originário.

 

Dados Gerais

 

Na aba dados gerais são informados os dados básicos iniciais para tornar o documento disponível, tais como: cliente, ponto de operação, versão do documento, tipo de ambiente e chave de acesso.

 

 

Apesar da chave de acesso não ser um campo obrigatório, para que o documento se torne disponível, esta deve ser informada, caso contrário o documento será não conforme.

 

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Dados Gerais

Cliente - Indica a qual cliente, cadastrado na aplicação nddFrete, pertence o documento.

Ponto de Operação - Indica a qual ponto de operação pertence o documento.

Order Release fiscal - Ao inserir uma nota fiscal no sistema, seus respectivos dados serão enviados ao OTM automaticamente, o resultado dessa transação será a geração da Order Release, a qual será identificada por informações do cliente - domínio (Domain Name) e CNPJ - e com número do Documento Originário. Após sua geração o campo "Order Release fiscal" apresentará o identificador da ordem de liberação fiscal relacionada ao Documento Originário.

 

A geração da order release pode ocorrer também de forma manual através da opção "Gerar release" localizada na tela de monitoramento de documentos disponíveis.

Embarque - Esta opção é habilitada automaticamente quando recepcionado um shipment sell.

XID Shipment - Preenchido quando recepciona um shipment buy de planejamento (somente planejamento). O valor a ser apresentado no campo corresponde a informação do agrupador do cliente. Quando informado um novo "agrupador cliente", armazena o XID do shipment buy de planejamento vinculado a este documento originário. Caso informado um "agrupador cliente" já existente, armazena o XID do shipment buy de planejamento vinculado ao primeiro documento originário.

DomainName Shipment - Preenchido quando recepciona um shipment buy de planejamento (somente planejamento). O valor a ser apresentado no campo corresponde a informação do agrupador do cliente. Quando informado um novo "agrupador cliente", armazena o domain name do shipment buy de planejamento vinculado a este documento originário. Caso informado um "agrupador cliente" já existente, armazena o domain name do shipment buy de planejamento vinculado ao primeiro documento originário.

Agrupador Cliente - Indica o identificador por parte do cliente, para separação dos documentos originários em grupo.

Versão do Documento

1.NF-e 3.10;

2.NF-e 4.00.

Tipo Ambiente

1.Produção;

2.Homologação.

Chave de acesso - Chave de acesso do documento, composta por 44 dígitos.

Série - Série do documento, capturado automaticamente da chave da nota.

Número - Número do documento, capturado automaticamente da chave da nota.

Data de Emissão - Data de emissão do documento.

Frete por conta

1.Por conta do emitente;

2.Por conta do destinátario/remetente;

3.Por conta de terceiros;

4.Sem frete.

 

 

Utilizada a opção de frete por conta de terceiros, habilita uma nova aba para preenchimento das informações do terceiro.

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Caso for sem frete, não será gerado a order release fiscal.

 

CFOP - É o código fiscal de operações e prestações.

Nat. Op. Descrição -  É a descrição do que será feito com a mercadoria.

Finalidade

1.Normal;

2.Complementar;

3.Ajuste;

4.Devolução.

Dados do transportador - São os dados do responsável pelo transporte informados na nota, que pode ser os dados do:

1.Operador Logístico;

2.Transportador Subcontratado;

3.Vazio - Pois durante a emissão do documento, pode-se ainda não saber quem será o responsável pelo transporte.

 

Remetente/Expedidor

 

Na aba Remetente/Expedidor são informados os dados do remetente e dados do expedidor (local de retirada).

 

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Dados do Remetente - O remetente do documento pode ser um cliente ou um participante cadastrados na aplicação.

 

Dados do Expedidor (Local de Retirada) - Os dados do expedidor equivalem aos dados do local de retirada. Caso não informado irá buscar a informação do endereço alternativo do remetente, se a informação não existir será replicado os dados do remetente.

 

 

Destinatário/Recebedor

 

Na aba Destinatário/Recebedor são informados os dados do destinatário e do recebedor (local de entrega).

 

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Dados do Destinatário - O destinatário do documento pode ser um cliente ou um participante cadastrados na aplicação.

 

Dados do Recebedor (Local de Entrega) - Os dados do recebedor equivalem aos dados do local de entrega. Caso não informado irá buscar a informação do endereço alternativo do destinatário, se a informação não existir será replicado os dados do destinatário.

 

 

Ao informar o remetente e o destinatário devemos ter um cuidado especial, pois essas informações não podem coincidir com o mesmo perfil de participante. Isto é, caso informado um cliente para o remetente e um cliente para o destinatário o documento será inconsistente. Caso informado um participante para o remetente e um participante para o destinatário, este irá buscar o cliente vinculado ao participante e então um será o cliente enquanto o outro será um participante, porém se ambos possuírem clientes vinculados aos participantes, então tanto o remetente quando destinatário serão clientes, o que torna o documento inconsistente.

 

Terceiros

 

A aba terceiros é habilitada apenas quando o frete for por conta de terceiros, para que possa informar os dados do mesmo.

 

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Dados da Carga

 

Na aba dados de carga devem ser informados os dados:

 

1.Peso bruto fiscal (Kg);

2.Peso bruto operacional (kg);

3.Peso Cubado;

4.Quantidade volumes fiscais;

5.Quantidade volumes operacionais;

6.Valor total;

7.Valor total dos produtos e serviços;

8.Cubagem.

 

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Os campos "Peso Bruto Operacional", "Quant. Volumes Operacional" e "Cubagem", serão liberados para edição ao realizar os processos de cancelamento de embarque e substituição.

 

Dados Adicionais

 

Na aba dados adicionais pode-se informar dados adicionais de uso livre.

 

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Após o cadastro, o documento passará por validações que irão determinar se este ficará disponível, não conforme ou inconsistente.

 

DPSs Relacionados

 

Ao realizar o cadastro manual de uma NF-e de ajuste, além das "informações gerais", dos "participantes do documento", dos "dados da carga" e dos "dados adicionais", devem ser informados também os CT-es relacionados ao processo de substituição na aba “DPSs relacionados”. Para isso basta buscar o CT-e pelo número e adicioná-lo a nota fiscal de ajuste.

 

 

Esta aba está relacionada ao processo de substituição de CT-e e ficará disponível apenas para NF-e de ajuste.

 

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A Nota Fiscal de Ajuste tem o objetivo de identificar as notas fiscais emitidas para fins de ajustes na escrituração, ou seja, notas que não se referem às operações com produtos/mercadorias e que devem ser emitidas apenas para fins escriturais, como correção de valores de Conhecimento de Transporte eletrônico (CT-e).

 

O botão "Enviar OTM" ficará disponível apenas para NF-e de ajuste. Após o acionamento deste, a nota ficará bloqueada para edição.