Para acessar o Cadastro de Cliente navegue entre os menus: Principal>Participantes da Operação>Cadastro Cliente
A guia “Cliente” contém as principais informações de todos os contratantes de serviços logísticos, cadastrados no nddFrete.
Cadastro de Cliente |
Para criar um novo cliente, acione o botão
, localizado no canto direito da tela "Monitoramento de Clientes":
A seguir abrirá a tela para cadastro, então informe os dados do cliente:
•Ramo de atividade - Utilizado para indicar o CFOP (Código Fiscal de Operações e Prestações), das entradas e saídas de mercadorias do DPS no momento da emissão, quando este for o tomador do serviço.
1.Transportadora
2.Indústria
3.Comércio
4.Comunicação
5.Gerador/Distribuidor de Energia Elétrica
6.Produtor Rural
7.Não Contribuinte
8.Exterior
9.Prestação de Serviço não Especificado
•Domain Name - Domínio cadastrado no OTM.
•XID - Identificador cadastrado no OTM.
•Código Unidade de negócio - É o código de uso, utilizado pelo operador logístico para identificar o cliente, nos relatórios de Aging e Markup. Este campo é livre e opcional;
•Descrição Unidade de Negócio - Descrição do código.
Caso o cliente possua outra empresa destinada a expedição logística, seus dados deveram ser informados na aba “Endereço Alternativo”.
Os campos CNPJ, Razão social e os dados de localização da empresa se tornaram obrigatórios, quando apenas uma destas informações for preenchida na aba "Endereço Alternativo". |
Na busca ou preenchimento de dados do documento originário, caso as informações de Remetente ou Destinatário pertençam a um cliente e não for informado os Dados do Expedidor (Local de Retirada) ou Dados do Recebedor (Local de Entrega), será aplicado as informações de endereço alternativo.
Na aba "Vincular pontos de operação", deve-se vincular o cliente com um ou mais Pontos de Operação, para que identifique em qual filial, ponto de apoio ou representante, o cliente opera.
O endereço eletrônico do cliente poderá ser informado na aba “B2B”, através dessa informação serão encaminhados para o destinatário do e-mail (cliente) uma cópia da autorização de cada documento, bem como seus eventos (carta de correção, complementar, substituição e anulação) ou cancelamento.
Monitoramento de Cliente |
Na tela “Monitoramento de Clientes” serão listados todos os clientes cadastrados no sistema.
O menu de contexto da grid
apresenta as seguintes opções:
•Editar;
•Excluir;
•Operações;
•Configuração Emissão;
•Dados de Configuração;
•Dados de Mapeamento;
•Eventos logísticos de faturamento.
Operações |
A opção
localizada no menu de contexto da grid, abrirá a seguinte tela:
As operações têm o intuito de identificar qual atividade logística (normal, devolução, reentrega, etc.) está relacionado ao shipment e definir qual regra de faturamento será aplicada.
Para cada operação é necessário configurar uma regra de faturamento que será executada no processo automático.
As atividades logísticas por sua vez serão identificadas na recepção do shipment sell, através do XID cadastrado para a operação. Essa informação será repassada para os DPSs do embarque.
•Ao cadastrar uma operação não é permitido realizar a exclusão da mesma. •A edição é permitida apenas para a descrição, não é possível editar o XID. |
A opção
localizada no menu de contexto da grid, abrirá a seguinte tela:
Após a emissão de um DPS, inicia-se o ciclo de faturamento desse documento, a essa fase inicial damos o nome de “Em operação”.
Para que o DPS avance para a próxima fase, podemos estipular regras que o tornem “Faturável”, ou seja, transferir de em operação para faturável, de forma automática.
Essa configuração pode ser realizada na aba “Regras de Liberação para Faturamento”, abaixo as exigências para que o DPS se torne faturável:
•Recebimento da Prefat - O DPS irá aguardar o recebimento de um arquivo de pré-fatura dos serviços, gerado pelo cliente que contém os DPSs que podem ser faturados.
•Dia(s) após emissão - Quantidade de dias corridos após a emissão, que o DPS ficará disponível para se tornar faturável.
•IOD - Necessita do recebimento das informações sobre a entrega (recepcionada na atualização do embarque).
•POD - Necessita do recebimento da prova de entrega (recepcionada na atualização do embarque).
Os documentos do tipo OST serão movidos de "Em operação" para "Emissão de NFS-e via OST". |
Caso a opção "Recebimento da PREFAT" esteja habilitada, as configurações de dias, IOD e POD serão desabilitadas, pois para PREFAT estes itens não são validados. |
•Aprovação Gerencial Manual - Necessita receber aprovação manual na tela de “DPS em Operação” para se tornar faturável.
As regras configuradas para mover o DPS em operação para faturável de forma automática são somatórias, ou seja, deve-se cumprir todas as exigências que estiverem configuradas. |
Na aba "Fatura", são configuradas as regras para a próxima fase do DPS, ou seja, transferir de faturável para em faturamento, de forma automática.
Cobrança:
•Série - No momento em que o DPS estiver em faturamento, ou seja, em uma fatura, o próximo passo para dar continuidade ao ciclo será fechar a fatura. Neste momento a fatura receberá uma série.
•Número Inicial – No momento em que o DPS estiver em faturamento, ou seja, em uma fatura, o próximo passo para dar continuidade ao ciclo será fechar a fatura. Neste momento a fatura receberá um número sequencial.
•Criar fatura automaticamente - Parâmetro para geração automática de fatura. Caso não selecionado, não irá ocorrer o faturamento automático.
•Enviar DocCob – Através dessa opção será disponibilizado o DocCob para embarcador. Caso não selecionado, não haverá disponibilização.
•Data base de faturamento - Cálculo da data que a fatura será montada, ou seja, sairá de faturável para em faturamento. Regras disponíveis para configuração:
1.Dias corridos - Quantidade de dias que o documento deve aguardar para ser transferido para em faturamento, após o mesmo se tornar faturável;
2.Calendário - Período que compreende um intervalo de datas (inicial e final), onde o faturamento irá ocorrer dentro desse período em um dia especifico selecionado;
3.Fora semana - Determina o início da semana de faturamento do cliente;
4.Dia semana - Disponibiliza para cada semana do mês um dia específico para faturamento;
5.Final de semana - Caso a execução das regras do faturamento coincida com datas de finais de semana, essa configuração determina se a regra de faturamento será executada antes ou depois dessas datas;
6.Dia-Mês - Utilizando como base de cálculo o mês, essa regra tem a finalidade de indicar o dia e a semana que o documento estará apto para gerar uma fatura.
•Data base de vencimento - Cálculo da data para o vencimento da fatura. Regras disponíveis para configuração:
1.Dias corridos - Quantidade de dias que o documento deve aguardar para ser transferido para em faturamento, após o mesmo se tornar faturável;
2.Calendário - Período que compreende um intervalo de datas (inicial e final), onde o faturamento irá ocorrer dentro desse período em um dia especifico selecionado;
3.Fora semana - Determina o início da semana de faturamento do cliente;
4.Dia semana - Disponibiliza para cada semana do mês um dia específico para faturamento;
5.Final de semana - Caso a execução das regras do faturamento coincida com datas de finais de semana, essa configuração determina se a regra de faturamento será executada antes ou depois dessas datas;
6.Dia-Mês - Utilizando como base de cálculo o mês, essa regra tem a finalidade de indicar o dia e a semana que o documento estará apto para gerar uma fatura.
Concluídas as configurações de “Regras de Faturamento”, é possível realizar as simulações dessas regras. Para isso, basta informar a Data inicial que será usada de referência para cálculo e solicitar a simulação. O sistema irá apresentar as datas de faturamento de cada regra, dessa forma se as mesmas não corresponderem ao esperado é possível informar novos parâmetros para se chegar ao resultado almejado.
A aba “Agrupamento para fatura”, representa a próxima fase de faturamento do DPS, nela serão configuradas as regras de agrupamento para os DPSs faturáveis.
Com intuito de proporcionar maior organização e clareza no processo, o nddFrete disponibiliza dados demonstrativos, pré-cadastrados, para os DPSs faturáveis que irão compor a mesma fatura, na fase em faturamento.
Para criar a regra de agrupamento, basta arrastar o cabeçalho do item desejado para o local indicado
. Vale salientar que além das informações arrastadas, os DPSs serão agrupados por: DPS do mesmo cliente, tomador e emitente. Essas informações são dados que integram a regra padrão do sistema.
Agrupamento de DPS:
Além das informações da regra padrão, as faturas também podem ser agrupadas por:
2.Destinatário
3.Tipo de DPS
4.Estado de origem
5.Estado de destino
6.Cidade de destino
7.Alíquota
8.Modal
A regra padrão de agrupamento não pode ser alterada, apenas incrementada com as regras configuradas em tela. |
Limitações
As faturas podem ser limitas por:
•Valor - Os DPSs serão incluídos na fatura, até que esta atinja o valor (R$) máximo determinado.
•Quantidade de DPS - Os DPSs serão incluídos na fatura, até que esta atinja a quantidade máxima de DPSs determinada para compor a fatura.
•Quantidade de documentos originários - Os DPSs serão incluídos na fatura, até que a quantidade máxima determinada de documentos originários, relacionados aos DPS, seja atingida.
Ao atingir cada limitador a fatura é quebrada em um novo arquivo. |
A opção
localizada no menu de contexto da grid, abrirá a seguinte tela:
Rateio Gerencial de Documento Originário
O valor (R$) total do DPS é rateado entre os documentos originários que compõem este DPS, de acordo com a configuração selecionada:
1.Valor mercantil
2.Incidência
Caso um dos DPSs não possua “Valor mercantil”, será executada a regra de rateio por “Incidência”. |
A opção
localizada no menu de contexto da grid, abrirá a seguinte tela:
As informações apresentadas nessa tela são usadas pelo processo de averbação de seguro.
Informações de Seguro:
•CNPJ Seguradora - Apresenta as Seguradoras cadastradas na aplicação nddFrete.
•Responsável seguro:
1.Emitente do MDF-e;
2.Contratante (responsável pela contratação do serviço de transporte).
• Número da apólice
•Averbação
1.Agendado/Por Embarque - Processo de averbação automática.
2.Agrupado - Permite a averbação adiada de um grupo DPSs emitidos.
A averbação de cargas é uma ação obrigatória para toda e qualquer mercadoria transportada em território nacional, entretanto realizar esse procedimento a cada novo DPS emitido se torna uma atividade morosa e suscetível a falhas.
Ainda nesse cenário devemos levar em consideração também o acordo realizado entre o cliente e a seguradora, alguns desses acordos definem uma data especifica para a realização das averbações.
Com intuito de facilitar e evitar inconsistências nesse processo, através da aplicação nddFrete, é possível informar ao emissor que um grupo de DPSs será averbado somente na data acordada com a seguradora. Após a averbação adiada os documentos serão apresentados na tela de “Averbação Manual de Seguro”, com status “Adiada”.
Devemos destacar que embora sinalizado para o emissor a averbação adiada, para que o documento seja averbado na data acordada com a seguradora, o usuário deverá, nessa data, solicitar a averbação real na tela de “Averbação Manual de Seguro”. |
•Intervalo de minutos - Critério usado apenas para execução de averbação automática, ou seja, Agendado/Por Embarque. Essa configuração tem o intuito de parametrizar o tempo que irá executar a averbação automática.
•Última execução – Informa o horário que foi executada a última averbação automática (Agendado/Por Embarque).
Configurações:
•Descrição de produto dominante
•Agrupar emissão de NFS-e (s)
1.
A cada solicitação de emissão gera uma NFS-e;
2.
A cada solicitação de emissão gera uma OST que será agrupada a outras OST para então gerar uma NFS-e.
Rateio de relatório
•Tipo de rateio do relatório de makup – Representa a divisão equitativa entre os custos do shipment buy com os respectivos DPSs no relatório de Markup.
Este dado é apenas informativo, não interferindo no processo, visto que o rateio é realizado no OTM.
1.Mercantil;
2.Peso bruto;
3.Peso taxado;
4.Peso cubado;
5..Incidência;
6.Volumes.
Descrição da medida da carga
Configuração utilizada para personalizar o XML de envio transmitido ao emissor.
Dados de configuração |
A opção
localizada no menu de contexto da grid, abrirá a seguinte tela:
•Comunicação Web Service - Campos criados automaticamente na criação do cliente.
1.Id Web Service - Identificador para chamadas realizadas via web service (EnterpriseId);
2.Token - Autenticador para chamadas realizadas via web service.
•Geração de Order Release
1.Validar Status Fiscal do Documento Originário - Na recepção do documento originário (disponível), verifica através deste parâmetro, se o documento está apto para a geração da order relese.
•e-Forms
1.JobId - Identificador do entry Job configurado no e-forms para realizar a captura do documento originário, essa captura será realizada de acordo com a configuração do Job (arquivo ou e-mail).
•Logomarca - A logomarca será exibida no relatório de provisão, deve ser um arquivo do tipo JPG, JPEG ou PNG com tamanho máximo de 50KB.
Mapeamento |
A opção
localizada no menu de contexto da grid, abrirá a seguinte tela:
Mapeamento: Permite selecionar os mapeamentos disponíveis para o cliente:
1.Busca NF-e Sefaz - Recepção de documentos originários via Busca NF-e Sefaz.
2. Cadastro Manual - Recepção de documentos originários via Cadastro manual e Upload de Documentos.
3. Consulta DPS - Disponibiliza via Web Service o pacote de Conemb (Conhecimentos Embarcados) e para download via Portal do Embarcador.
4. DocCob (Cliente) - Disponibiliza via Web Service o DocCob (Documento de cobrança).
5. Fatura - Download de DocCob (Documento de cobrança) via tela de DPS em Faturamento e DPS em Recebimento na gestão de faturamento, também via Portal do embarcador.
6.NF-e - Valida o layout do documento originário do tipo NF-e, na recepção.
7.Notfis - Valida o layout do documento originário do tipo Notfis (Dados de Notas Fiscais), na recepção.
8.Order Release - Cria um layout padrão com informações do documento originário dísponivel para integração com o OTM.
9.Prefat - Valida o layout da Pré-Fatura de Transporte recepcionado no formato de texto (.txt), via tela de upload de PREFAT, portal do embarcador ou web service e transforma em arquivo XML.
10.Proc NF-e - Valida o layout do documento originário do tipo Proc NF-e, na recepção.
11.XML CC-e (CT-e) - Disponibiliza via Web Service, o XML da carta de correção do CT-e emitido.
12.XML CC-e (CT-e) do cliente - Disponibiliza via Web Service o XML da carta de correção do CT-e emitido, para o cliente.
13.XML CT-e - Disponibiliza via Web Service o XML do CT-e emitido.
14.XML CT-e do cliente - Disponibiliza via Web Service o XML do CT-e emitido, para o cliente.
15.XML MDF-e - Disponibiliza via Web Service o XML do MDF-e emitido.
•Identificador: Após selecionar o mapeamento, é possível informar o GUID do mesmo, no campo “Identificador”. Este campo é obrigatório para os mapeamentos que necessitam de transformação ou validação de layout.
Os mapeamentos utilizados para disponibilização de XML de CC-e e CT-e emitidos não necessitam de identificador, pois nestas integrações o retorno é o XML sem tratamento. |
•Dias após a emissão: Parâmetro disponível apenas para o mapeamento de Consulta DPS. Esta configuração é responsável por identificar a quantidade de dias, após a emissão, que os DPSs ficarão disponíveis para consulta.
•Qtd Docs (Pacote): Parâmetro que permite informar a quantidade de documentos que irão compor o pacote de dados a ser disponibilizado via web service.
•Limite pacotes: Parâmetro utilizado para informar o limite de pacotes que serão retornados via web service.
•Prefixo: Parâmetro utilizado para informar o prefixo que será usado na nomenclatura do pacote, quando este for disponibilizado via web service.
Os parâmetros “Dias após emissão”, “Quantidade de documentos por pacote”, “Limite de pacotes” e o “Prefixo”, são necessários somente para a disponibilização de documentos via web service. |
Eventos logísticos de faturamento |
A opção
localizada no menu de contexto da grid, abrirá a seguinte tela:
Os eventos logísticos tem o intuito de possibilitar o cadastro dos códigos de eventos relacionados a atualização dos shipments ou suas paradas. Estes eventos podem ser IOD e POD e irão afetar diretamente no processo de faturamento automático, permitindo bloquear ou liberar o faturamento.
•Código OTM: Deve ser informado o XID do evento no OTM;
•Descrição do Evento: Descrição do evento;
•Status: Indica se o evento está ativo ou inativo;
•Tipo de evento: IOD ou POD;
•Faturamento: Indica se na recepção de um dos eventos irá bloquear ou liberar documento para faturamento;
•Observação: Observação sobre o evento criado;
•Não é permitido criar mais de um evento com o mesmo código OTM com o status ativo; •É permitido editar os registros existentes; •Não é permitido excluir os registros, apenas torna-los inativos. |