O Job de Saída é utilizado para realizar o envio de RPS ao Web Service da prefeitura.
Passo 1: Clique na aba Jobs de Trabalho > Job, no menu à esquerda da interface do NFS-e Settings e em seguida na opção Job localizada na parte inferior da interface do NFS-e Settings. A figura abaixo ilustra a interface do NFS-e Settings com as opções destacadas.
Tela Interface do NFS-e Settings
Passo 2: Clique no botão Adicionar para criar um novo job. A tela do Assistente do Job será exibida, clique no botão Avançar para ir à próxima tela.
Tela Assistente do job
Passo 3: A tela de criação do job será apresentada, siga os passos abaixo para configurar:
Tela Job
A.No campo Nome, informe o nome utilizado para identificar o Job.
B.Não utilizar certificado, está funcionalidade é apenas para os municípios que não são necessários obter certificado digital, como por exemplo o município de Osasco/SP.
C.No campo Certificado, escolha um certificado que esteja homologado, que será usado para assinar os RPS.
D.No campo Tipo de dados de entrada, escolha o formato do arquivo que será utilizado pelo aplicativo. Poderá ser usado o formato .TXT ou .XML, o formato do arquivo dependerá do padrão que o ERP do cliente irá gerar.
E.No campo Cidade, escolha a cidade para onde serão enviados os documentos RPS.
F.No campo Versão Layout, escolha a versão do Layout que será utilizado.
G.No campo Tipo Job, escolha o tipo de Job Saída.
H.No campo Tipo de Ambiente, informe o tipo de ambiente utilizado Produção ou Homologação.
•Produção, Jobs que emitem para o ambiente de Produção do Web Service.
•Homologação, Jobs que emitem para o ambiente de Homologação do Web Service.
Importante: A opção de Homologação ou Produção não faz referência ao tipo de ambiente do web service da prefeitura. |
I.No campo CNPJ Certificado, é informado o CNPJ do certificado do prestador de serviços. Este campo é preenchido automaticamente ao selecionar o certificado desejado.
J.No campo CNPJ Prestador, informe o CNPJ da empresa Prestadora de Serviços que está sendo cadastrada no Job.
K.No campo Inscrição Municipal, informe a inscrição municipal da empresa prestadora de serviços que está sendo cadastrada no Job.
L.Tempo espera Web Service (seg), é informado o tempo máximo que o aplicativo fica aguardando uma resposta do Web Service da Prefeitura.
M.Tempo checagem protocolo (seg), é informado o intervalo de tempo que o serviço NFS-e Connector verifica se existe retorno dos processos a serem executados.
N.Tempo limite protocolo (seg), é o tempo em que o sistema espera para mover um processo de retorno da prefeitura para a espera.
O.Tempo espera (seg), é informado o tempo que o serviço NDDigital NFS-e Input deve esperar para fechar o lote com a quantidade de RPS informada pelo usuário, quando o tempo de espera informado for atingido, o serviço NDDigital NFS-e Input fecha o lote com os arquivos, remove os mesmos do gerenciador de lotes e grava as informações no Banco de Dados.
P. Após preencher todas as informações solicitadas, clique no botão Avançar.
Tela Job
Passo 4: Na tela exibida preencha os campos solicitados:
Tela Job
A.JOBKEY, informe um número no campo JobKey. Sendo um número único para cada Job, este é utilizado para identificar uma conexão de saída com o banco de dados.
B.Limitar, este campo é utilizado se a conexão de entrada de arquivos for baseada em banco de dados, ele habilita o campo quantidade documentos por processo.
C.Quantidade documentos por processo, este campo é utilizado se a conexão de entrada de arquivos for baseada em banco de dados. Informe o número de registros que o serviço NDDigital NFS-e Input irá capturar do banco de dados em cada processo realizado.
D.Série RPS, este campo é utilizado para converter a série da RPS enviada pelo ERP.
E.A opção Utilizar e-Agent, é utilizada para enviar a série da RPS que foi configurada pelo cliente, ao marcar esta opção o sistema irá ignorar a série do documento original do ERP.
F.Configurar Pós Conversão, siga os passos para realização da configuração no link: Configurar Pós Conversão.
G.Utilizar processamento sequencial, processamento sequencial de forma simultaneamente, onde o controle dos processamentos dos documentos será realizado através do job.
H.Utilizar processamento sequencial baseado no CNPJ, processamento sequencial de forma agrupamento, onde o controle dos processamentos dos documentos será realizado através do CNPJ do prestador, quando tiver mais de um job configurado com o mesmo CNPJ do prestador.
I.Quantidade por grupo, este campo é utilizado se a conexão de entrada de arquivos for baseada em banco de dados. Informe o número de registros que o serviço NDDigital NFS-e Input irá capturar do banco de dados em cada processamento e irá inserir na tabela tbInputDocumentsSequencial.
J.Número RPS sequencial: Este campo é utilizado para preencher o valor da próxima RPS da sequência que é solicitado pelo Webservice da prefeitura.
K.Se a integração via arquivos for utilizada, deverá ser marcada a opção Utilizar integração. Nessa opção existem duas formas de integração: Integração via arquivo onde os retornos são gravados em arquivos salvos em um diretório; Integração via Banco de dados, onde os retornos são gravados em uma tabela do banco de dados.
L.Marque a opção Utilizar regras para Inscrição Municipal do Tomador para utilizar as regras para a Inscrição Municipal do Tomador.
•Não Enviar – Inscrição Municipal do Tomador fora do município.
•Não Enviar – Inscrição Municipal do Tomador dentro do município.
•Nunca Enviar.
M.Marque a opção Utilizar B2B se o job a ser cadastrado for utilizar esta funcionalidade.
Observação: Esta opção só é exibida se as opções de B2B estiverem habilitadas. Se desejar habilitar, siga as instruções descritas no link Configurações Gerais, passo 5. Só será possível utilizar B2B se a opção Utilizar impressões NFS-e estiver marcada, caso contrário o botão Avançar é desabilitado. |
N. A opção Conexão de Entrada Baseada em, depende do modo que o ERP irá se comunicar com o aplicativo, assim, se o ERP trabalha com conexão de entrada via arquivo, esta é a opção que deverá ser configurada, senão deve ser marcada a opção de Banco de dados.
O. Se o usuário desejar receber uma confirmação da conversão do arquivo de envio em arquivo XML de RPS de envio, deve ser marcada a opção Integrar RPS, com isso o aplicativo irá integrar um retorno informando quando a RPS estiver convertida no Layout do Web Service da prefeitura.
P.Caso o NFSe for integrar com o módulo NDDConnector deve ser marcada a opção Integrar com NDDConnector.
Q. Marque a opção Utilizar conexões Cold se o Job a ser cadastrado for utilizar esta funcionalidade.
Observação: Esta opção só é exibida se as opções de conexão Cold estiverem habilitadas. Se desejar habilitar siga as instruções descritas no link Configurações Gerais, passo 8. |
R. Se a Impressão da RPS for utilizada, deverá ser marcada a opção Utilizar impressão RPS.
S.Se a Impressão da NFS-e for utilizada, deverá ser marcada a opção Utilizar impressão NFS-e.
T.Se a Impressão de Boleto for utilizada, deverá ser marcada a opção Utilizar impressão Boletos.
U. Marque a opção Utilizar campos automáticos se o job a ser cadastrado for utilizar esta funcionalidade.
V. Habilite a opção Utilizar campos customizáveis, caso deseje concatenar os campos cadastrados em Customização de campo.
Observação: A opção Utilizar campos customizáveis está disponível somente para layout 5.0. |
W. Marque a opção Utilizar grupos de Conversão se o job a ser cadastrado for utilizar esta funcionalidade.
X. Marque a opção Utilizar conversão de código de erro se o job a ser cadastrado for utilizar esta funcionalidade.
Y. Marque a opção Imprimir documento já existente no banco de dados se o job a ser cadastrado for utilizar esta funcionalidade.
Z. Marque a opção Utilizar assunto/corpo de e-mail para utilizar o assunto e corpo de e-mail no B2B que será enviado pelo aplicativo.
Observação: Esta opção só é habilitada se a opção Utilizar B2B estiver marcada. |
AA. Marque a opção adicionar DDD ao número do telefone do Prestador, caso deseje realizar a concatenação do telefone mais o DDD do Prestador.
AB. Marque a opção adicionar DDD ao número do telefone do Tomador, caso deseje realizar a concatenação do telefone mais o DDD do Tomador.
AC. Marque a opção Remover nono dígito do prestador, para não ser informado o nono dígito do telefone do prestador no documento.
AD. Marque a opção Remover nono dígito do tomador, para não ser informado o nono dígito do telefone do tomador no documento.
AE. Marque a opção Customizar dados do local de prestação, caso deseje realizar a verificação do código do município enviado, se for diferente do prestador os dados são montados com o valor do tomador de serviço, caso os dados sejam iguais será montado com o valor do endereço do prestador.
AF. Marque a opção Agrupamento do processamento (AppConnector), caso deseje realizar o agrupamento dos documentos com AppConnector, para habilitar está funcionalidade é necessário que o AppConnector esteja instalado. A funcionalidade Agrupamento do processamento (AppConnector) só irá funcionar para jobs configurados em XML, conexão em entrada baseada em banco de dados e layout 5.0.
Tela Job/Informações de dados
Passo 5: Na tela que é exibida, informe o endereço do Web Service de produção ou homologação que será utilizado para enviar os documentos eletrônicos. Abaixo é apresentado um exemplo de como preencher a tela de cadastro de Web Service.
Tela Job/Cidade
A.Envio lote RPS: Informe o lote de RPS que consta no manual da prefeitura.
B.Consulta situação lote: Informe a consulta do lote que consta no manual da prefeitura.
C.Consulta NFSe por RPS: Informe a consulta NFS-e por RPS que consta no manual da prefeitura.
D.Consulta lote RPS: Informe a consulta do lote RPS que consta no manual da prefeitura.
E.Cancelar NFSe: Informe o cancelamento NFS-e que consta no manual da prefeitura.
F.Namespace: Informe o endereço de Namespace que consta no manual da prefeitura.
Observação: Esta tela pode mudar de formato dependendo do município selecionado. Um único município pode ter vários endereços de Web Services ou apenas um, como utilizado no exemplo acima: |
Passo 6: Na tela que é exibida, selecione a conexão de entrada cadastrada e clique no botão Avançar. Se não existir nenhuma conexão de entrada cadastrada, clique no botão Adicionar para incluir uma conexão de entrada. Caso deseje editar o nome ou caminho do diretório da conexão de entrada baseada em arquivos, clique no botão Editar.
Caso deseje cadastrar a conexão de entrada siga os passos no link: Conexões de Entrada Baseada em Arquivos ou Conexões de Entrada Baseada em Banco de Dados.
Tela Job/Conexão de entrada
Passo 7: Na tela apresentada clique em Impressões NFS-e, selecione uma Impressão NFS-e cadastrada e clique no botão Avançar. Se não existir nenhuma Impressão NFS-e cadastrada, clique no botão Adicionar para incluir. Se desejar alterar alguma informação da Impressão NFS-e existente, clique no botão Editar. Realize o mesmo procedimento para Impressões RPS, Impressões Boletos e Conexões Cold.
Tela Job/Conexão de saída
Modo de configuração:
Conexões de Saída Impressões NFS-e
Conexões de Saída Impressões RPS
Conexões de Saída Impressões Boleto
Passo 8: Na tela que é exibida, selecione a Integração cadastrada e clique no botão Avançar. Se não existir nenhuma integração cadastrada clique no botão Adicionar para incluir. Se desejar alterar alguma informação de uma integração existente, clique no botão Editar.
Caso deseje cadastrar Integrações siga os passos no link: Integrações.
Tela Job/Integrações
Passo 8: Na tela que é exibida, selecione o Assuntos/Corpo de e-mail cadastrado. Caso não exista nenhum Assuntos/Corpo de e-mail cadastrado clique no botão Adicionar para incluir. E caso deseje alterar alguma informação de um Assunto/Corpo de e -mail existente, clique no botão Editar. Realize o mesmo procedimento para Contas de e-mail.
Caso deseje cadastrar um e-mail siga os passos no link: Configurações de e-mail.
Tela de seleção, inclusão e edição de Assunto/Corpo de E-mail
Passo 9: Na tela que é exibida, selecione o Grupo de Conversão cadastrado. Caso não exista nenhum Grupo de Conversão cadastrado clique no botão Adicionar para incluir. Se desejar alterar alguma informação do Grupo de Conversão existente, clique no botão Editar.
Caso deseje cadastrar um Grupo de Conversão siga os passos no link: Grupo de Conversão.
Tela Job/Grupo de conversão
Passo 10: Na tela que é exibida, selecione a Tabela de conversão de código de erro cadastrado. Caso não exista nenhuma Tabela de conversão de código de erro cadastrado clique no botão Adicionar para incluir. Se desejar alterar alguma informação da Tabela de conversão de código de erro existente, clique no botão Editar.
Caso deseje cadastrar uma Tabela de conversão de código de erro siga os passos no link: Tabela Conversão de Código de Erro.
Tela Job/Tabela de conversão de código de erro
Passo 11: Na tela que é exibida, selecione um Campo automático cadastrado e clique no botão Avançar. Caso não exista nenhum, clique no botão Adicionar para incluir. E caso deseje alterar alguma informação de um campo automático existente, clique no botão Editar.
Caso deseje cadastrar um Campo automático siga os passos no link: Campos automáticos.
Tela Job/Campos automáticos
Passo 12: Na tela que é exibida, selecione um ou mais Campos customizáveis cadastrados e clique no botão Avançar. Nesta mesma tela não é possível adicionar campos customizáveis, somente selecionar, para que a configuração seja realizada com sucesso é necessário ter cadastrado a Customização de campos, como consta no link: Customização de Campos.
Tela Job/Customização de campos
Passo 13: Na tela apresentada confira os dados configurados e clique no botão Avançar.
Tela Job/Dados do job
Passo 14: Na tela apresentada será exibida a mensagem "Cadastros efetuados com sucesso!", clique no botão Concluir e o cadastro do Job de saída será confirmado.
Tela Job