Portal do Embarcador

 

O Portal do Embarcador reúne informações logísticas e fiscais das operações de compra de frete, as quais facilitam o gerenciamento de todo o fluxo de transporte dos embarcadores. A partir da emissão do documento de planejamento do embarque (shipment), é possível acompanhar os demais processos referentes ao transporte, bem como a liberação de cada embarque, a emissão das NF-es que compõem o embarque, a recepção dos CT-es referentes à cada shipment, o controle dos CT-es complementares através de aprovação e indicação do custo adicional, o apontamento de eventos logísticos, até a geração ou recepção da fatura. O portal ainda disponibiliza informações como o status dos CT-es na SEFAZ, a provisão de pagamento destes CT-es e o crédito de impostos a ser tomado em cada operação.

 

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As informações do fluxo de transporte são disponibilizadas para grupos de empresas, sejam elas filiais de uma matriz ou matrizes com suas respectivas filiais. Para tanto, são consideradas as permissões das embarcadoras e transportadoras vinculadas aos usuários, isto é, são restritas por usuários, os quais são gerenciados pelo usuário master do grupo de empresas.

Através do Portal do Embarcador, é possível verificar e identificar as falhas na recepção de cada shipment, para que o mesmo seja planejado e enviado novamente ou reprocessado (em casos de falhas com cadastros e regras de impostos). A partir do embarque, o usuário tem acesso às demais informações:

 

Geração e aprovação de ocorrências (eventos logísticos e custos acessórios);

Indicador da falta da liberação de embarque;

Identificação do download dos documentos de embarque pelo transportador;

Quantidade de documentos de embarque e de transporte emitidos para cada embarque e a lista destes documentos.

 

Para os embarcadores que geram Faturas, é disponibilizada uma área para emiti-las manualmente, possibilitando determinar quais CT-es farão parte da mesma.

As faturas emitidas pelo transportador também são apresentadas ao embarcador para o acompanhamento do status e aprovação (quando o valor dos CT-es selecionados para a fatura é maior que o valor do planejamento).

Portanto, o objetivo do Portal do Embarcador é disponibilizar configurações e prover informações para que o fluxo do transporte (do planejamento ao faturamento) possa ser gerenciado.

 

Cadastro

Embarques

Doc. Transporte

Ocorrências

Faturamento

Embarcadores:

oDados OTM;

Transportadores:

oDados OTM;

oVínculo com Embarcador;

oConfiguração dos modais;

oDados de cobrança.

Usuários:

oPerfis (Utilizando o Portal);

oVínculo com Embarcador.

Créditos tributários;

Configurações de Ocorrências.

Processados:

oStatus Liberação de Embarque;

oDocumentos do embarque (NF-e) vinculados ao embarque;

oDocumentos do transporte (CT-e) vinculados ao embarque;

oGerar ocorrência.

Inconsistentes:

oInconsistências;

oReprocessar.

Inválidos:

oMotivo.

 

CT-e:

oStatus do CT-e na SEFAZ;

oStatus da conciliação na Localização;

oDetalhes;

oNF-es vinculadas ao CT-e;

oCréditos tributários referente ao CT-e.

Aprovar ocorrência;

Gerar ocorrência;

Lista de ocorrências.

Faturas:

oEmissão de faturas (manual);

oStatus das faturas (emitidas pelo embarcador ou enviadas pelo transportador);

oDetalhes da fatura;

oDocumentos do transporte (CT-e) vinculados à fatura;

oControle de integração da fatura (Download).

Provisão de pagamento.